Especial: Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú

A cidade é uma das mais belas de Santa Catarina e talvez a que mais se prepara para receber os visitantes. Com uma Praia Central novinha em folha e com a proximidade com o verão e as férias de final de ano, o Viajar é Vida resolveu fazer este especial com tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú.  Diversas vezes falamos sobre os atrativos, as belezas naturais, como fazer para chegar, para curtir com as crianças ou em dias de chuva. E neste conteúdo resolvemos deixar tudo interligado para facilitar sua vida e sua programação. Fique atento aos links, eles levam a diferentes temas sobre a cidade. Prepare-se para uma viagem com momentos incríveis em Santa Catarina. Saiba tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú.

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú
Foto: Cleiton Marcos de OIiveira/Prefeitura de Balneário Camboriú

Leia também

Onde fica

Balneário Camboriú é uma cidade do litoral centro-norte de Santa Catarina. Fica do lado de Itajaí, ao norte, de Itapema, ao sul, e de Camboriú ao oeste. A cidade integra a chamada Costa Verde & Mar, região turística que atua no formato de consórcio em que participam 9 diferentes cidades (Além de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Camboriú, também estão Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Penha e Balneário Piçarras). Juntas, e muito próximas, esse formato de atuação traz força para todas as cidades e dá muito mais oportunidades aos visitantes que se não souberem o que fazer mais em BC, por exemplo, poderão pedir informações no Posto de Informação Turística e serão alertados para a programação incrível também destas outras cidades.

Vale muito visitar a cidade e a partir daqui ir, por exemplo, ao Beto Carrero durante um ou dois dias. E também conhecer a natureza e incríveis praias de Bombinhas. Se curtir, pode fazer uma trilha ou passar uma tarde num pesque-pague de Camboriú, se deliciar com a culinária litorânea de Itapema e Porto Belo ou ainda conhecer de perto as maravilhas praianas de Navegantes ou Balneário Piçarras. Uma semana será pouco para curtir tudo o que a Costa Verde & Mar oferece. Programe mais dias.

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: como chegar

Geograficamente, Balneário Camboriú pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí e encontra-se a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis, a capital do Estado. Para chegar aqui, o viajante que vier de avião, poderá optar por desembarcar em Floripa ou em Navegantes, distante cerca de 20 minutos de distância e que fica localizado entre Balneário Camboriú e Penha, onde está o Beto Carrero Word. De carro, a BR-101 corta o município. Quem vem do Rio Grande do Sul, terá que seguir pela rodovia no sentido norte. Já quem vem de São Paulo ou do Paraná, deve descer pela BR-101 no sentido sul. Viajantes da região Oeste catarinense ou do Centro-Oeste do país, poderão descer ao litoral pela BR-470 até chegar à BR-101. Já quem vem da Serra Catarinense, uma boa opção é descer pela BR-282 até chegar à BR-101 na Grande Florianópolis e depois seguir ao Norte rumo a Balneário Camboriú. Até antes da pandemia, a cidade recebia cruzeiros marítimos com os enormes transatlânticos. Após este período, é bem provável que as companhias que realizam as viagens de navio retomem o passeio até Balneário Camboriú, Itajaí ou Porto Belo.

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: como chegar
Foto: Cleiton Marcos de OIiveira/Prefeitura de Balneário Camboriú
Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: como chegar
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Leia também

História e tradição também atraem visitantes

Quem vê uma cidade tão repleta de arranha-céus, nem imagina que a jovem cidade de 50 anos tenha tradição e história, que inclusive servem de atrativo turístico. A colonização deste trecho do litoral catarinense é basicamente formada por portugueses, por isso mantém ainda vivas em algumas épocas do ano atividades como o Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi… Dependendo da época em que o visitante vier à cidade, vai poder conhecer de perto parte dessa tradição.

Locais históricos também integram essa lista do que fazer em Balneário Camboriú além das praias. Você poderá visitar a Capela de Santo Amaro, no bairro da Barra, onde a colonização começou. A obra deve ter começado em 1849 segundo relatos históricos, no chamado “arraial do Bom Sucesso”. A assimetria nas paredes laterais, as vigas de arranque na parte posterior da edificação, a diferença de materiais e a incomum mudança de “matriz” para “capela” são indícios de que o projeto original foi descartado e a obra continuada de forma mais simplificada.

Segundo a história oral resgatada na comunidade, isso se deve ao fato da comunidade ter encontrado recursos naturais potencialmente mais rentáveis rio acima, mudando a sede para onde hoje é o município de Camboriú, do qual Balneário Camboriú se emancipou em 1964. A capela situa-se no Bairro da Barra, em frente à Praça dos Pescadores e da Escola de Arte e Artesanato sediada na Casa Linhares, este, outro prédio histórico, remanescente dos anos 1950.

A cidade cresceu, se expandiu ao longo da Praia Central e tomou forma rumo à região oeste até se fundir (ou confundir, você certamente ficará na dúvida onde é Balneário Camboriú e onde é Camboriú) com Camboriú.

História e tradição também atraem visitantes
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Leia também

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: aproveitar a nova Praia Central

A grande novidade da cidade para a temporada de verão 2021/2022 é o alargamento da faixa de areia da Praia Central. O projeto que levou algumas décadas para sair do papel necessitou diferentes análises ambientais até a aprovação dos órgãos do Meio Ambiente do país. Os resultados práticos já podem ser percebidos, com pelo menos 70 metros a mais de orla ao longo dos 6 quilômetros da principal praia da cidade.

Feito o engordamento da faixa de areia, será a vez da reurbanização do trecho, mas isso deve ser novidade para as próximas temporadas de verão. Para essa, já dará para curtir o sol e o mar de maneira mais sossegada, com muito mais possibilidade para caminhar, praticar esportes ou apenas ficar deitado enquanto se bronzeia.

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: aproveitar a nova Praia Central
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú
Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: aproveitar a nova Praia Central
Foto: Cleiton Marcos de Oliveira/Prefeitura de Balneário Camboriú

Leia também

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: praia, praia, praia

Além da famosa Praia Central, Balneário Camboriú tem uma natureza generosíssima. Ela ainda mantém praias praticamente intocadas, as chamadas praias agrestes. Ficam neste trecho sul da cidade as praias de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Para se chegar a elas, o viajante precisa pegar a Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema.

  • Laranjeiras – fica distante cerca de 6 quilômetros da Praia Central com acesso pela Rodovia Interpraias ou pela estação do Parque do Unipraias. De mar calmo, é ideal para as crianças e possui também infraestrutura adequada com banheiros, estacionamento e bares ou restaurantes.
  • Taquaras – indicada para quem procura sossego, Taquaras tem águas claras nos seus mais de 1 quilômetros de orla com areias grossas. Tem mar mais agitado.
  • Taquarinhas – uma das mais preservadas, a praia de Taquarinhas é bastante rústica e sem infraestrutura. Por isso, é importante leva água ou alimentos. O mar é bem cristalino, porém bastante agitado. Não é tão recomendada para banho.
  • Pinho – primeira praia de naturismo oficial do Brasil, o Pinho tem vários costões e dividida em duas áreas: uma para casais e outra para pessoas desacompanhadas. Tem estrutura de bar, banheiro e estacionamento onde se cobra um valor de parada.
  • Estaleiro – é a praia Bandeira Azul da cidade. Tem estrutura durante a temporada com banheiros públicos e projetos de recuperação ambiental. O mar é de tombo, por isso, cuidado ao se banhar.
  • Estaleirinho – com pousadas, restaurantes e hotéis próximos, Estaleirinho é ainda muito preservada. No verão funciona a estrutura de alguns beach clubs.
  • Buraco – na região da Praia Central, em direção norte caminhando pelo deck da Barra Norte.
Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: praia, praia, praia
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú – Praia de Taquaras
Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: praia, praia, praia
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú – Praia Central
Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: praia, praia, praia
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú – Praia do Estaleiro

Leia também

Além do lazer, negócios e até os altos prédios trazem visitantes

O trabalho em torno do turismo é muito profissionalizado por aqui. Entidades como o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, ou simplesmente Visite BC, trabalha incansavelmente em busca de recursos, de novidades, de garantir o sucesso da atividade na região.

Segundo a entidade, há diferentes elementos que garantem essa visibilidade. Como os prédios. Famosa também pela verticalização de seus imóveis, Balneário Camboriú concentra alguns dos prédios mais altos do Brasil e a construção civil é um dos motores que movimentam a economia da cidade. Mas se os altos edifícios fazem parte das atrações da cidade, Balneário se destaca ainda pelas paisagens naturais e pelo contraste entre a imponência dos arranha-céus e a singeleza das comunidades de pescadores.

No que diz respeito ao turismo de negócios, Balneário Camboriú também se sobressai. Em breve, essas duas áreas serão impulsionadas, com a conclusão do Centro de Eventos. O local, (que já está 96% concluído), tem 33 mil metros quadrados e terá pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praças de alimentação, serviços, e mais de mil vagas de estacionamento.

Vale salientar, que o município tem uma vasta lista de opções, entre hotéis e pousadas. São mais de 26 mil leitos distribuídos pela região central e em bairros. Também há meios de hospedagens nas praias agrestes.

Além do lazer, negócios e até os altos prédios trazem visitantes
Foto: Cleiton Marcos de Oliveira/Prefeitura de Balneário Camboriú

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú: baixar o aplicativo para obter promoções, descontos e saber toda a programação

O viajante que chegar a Balneário Camboriú deve, antes de chegar, baixar o aplicativo Movimenta BC. Com a ferramenta, o visitante terá na tela do celular as ações, programação e promoções diferenciadas de empresas relacionadas ao turismo. De ingressos aos atrativos, a descontos nas hospedagens e até em restaurantes, o viajante terá acesso à hotelaria, gastronomia, comércio, empreendimentos turísticos e agências de viagens. Os usuários terão acesso às vantagens durante o ano inteiro como forma de fidelizar o cliente. O Movimenta BC está também no Instagram.

Baixe o aplicativo Movimenta BC para obter promoções, descontos e saber toda a programação
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Leia também

Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú

Acha que já falamos tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú? Claro que não! A cidade é repleta de encantos, de cantos, de recantos… O Viajar é Vida traz agora uma lista com uma breve descrição de cada um. Provavelmente ao conhecer, você terá sua própria opinião, seu gosto e vontades. Não se esqueça de dividir com os leitores do Viajar é Vida, deixando sua resposta nos comentários.   

  • Barco Pirata – escunas estilizadas que levam os visitantes para passeios mágicos, com música, dança, diversão e com um cenário arrasador da cidade.
  • BC By Bus – um passeio de ônibus de dois andares para conhecer os pontos turísticos da cidade e também da vizinha Itajaí. A experiência é a mesma vivida em grandes centros turísticos do mundo.
  • Calçadão da Central – uma rua com calçadão onde a circulação de carros é controlada e onde há lojas, bares, restaurantes. No final dela, chega-se à Praia Central.
  • Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar – cicloturistas com seus equipamentos especializados passam pelo roteiro que integra ainda as outras cidades, mantendo no mesmo trajeto paisagens rurais e urbanas.
  • Cristo Luz – de braço aberto e com um holofote na outra mão, ele abençoa a cidade. A imagem pode ser visitada de perto. No local há ainda restaurantes e lojas, além da bela visão da cidade.
  • Deck da Barra Norte – uma trilha margeando o costão e dando outra visão da Praia Central. Ao fim dela está ainda outra praia pouco conhecida da cidade.
  • Dog Parks – Balneário Camboriú tem se mostrado muito apta às atividades pet-friendly. Dessa forma, mantém também três dog parks em diferentes locais: na 4ª Avenida, próximo à Rua 2.870; na Praça Higino Pio e na Avenida Brasil, próximo à Rua 1911.
  • FG Big Wheel – a roda gigante inaugurada em 2020 já faz parte da paisagem. É a maior do gênero (modelo estaiada) da América Latina. Uma experiência inesquecível.
Roda gigante é a maior no estilo estaiada da América Latina
Foto: Cleiton Marcos de Oliveira/Prefeitura de Balneário Camboriú
  • Hollywood Bowl  BC – bar, restaurante, boliche. Trilogia mais do que perfeita para noites divertidas.
  • Interpraias – rodovia que ladeia o paraíso. Por ela se tem acesso às praias agrestes da cidade.
  • Letreiro Eu Amo BC – localizado na Barra Sul, é mais um motivo para você tirar centenas de fotos em sua viagem.
  • Mirante da Estrada da Rainha – do alto tem-se uma vista belíssima da Praia Central.
  • Mirante da Interpraias – outro ponto de observação para ter uma visão diferenciada da cidade.
  • Molhes – na Barra Norte e na Barra Sul, ambos os molhes têm função técnica em relação às praias e ao rio e ribeirão do entorno, mas acabaram virando ponto turístico. Afinal, neles você pode caminhar “mar adentro” para conhecer e se divertir.
  • Oceanic Aquarium – centenas de espécies marinhas, de diferentes habitats, aulas de biologia e ecologia, atrativo ideal para conhecer em família.
  • Parque Natural Raimundo Malta – são 250 mil metros quadrados de área, com mata remanescente de mangue e Mata Atlântica. O turista poderá passear por trilhas; observar o viveiro de plantas e flores exóticas da região; contemplar o parque de esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder e desfrutar de deck de madeira de 70 metros sobre o manguezal do Rio Camboriú.
  • Parque Unipraias – primeiro teleférico do mundo a ligar duas praias, o Unipraias mantém ainda outros atrativos, além de uma estrutura primorosa para quem sobe ao Morro da Aguada para ter uma outra visão do município.
  • Passarela da Barra – ela liga a Barra Sul ao Bairro da Barra, facilitando o trânsito de moradores e turistas que podem circular pelo local a pé ou de bicicleta. Vale demais conhecer.  
Passarela da Barra atrai turistas e moradores
Foto: Cleiton Marcos de Oliveira/Prefeitura de Balneário Camboriú
  • Pedra do Ovo – na Rodovia Interpraias, no acesso à Praia de Taquaras, essa grande pedra apresenta o formato exato de um ovo, em dimensões exageradas!
  • Pista de Skate da Barra Sul – localizada na Avenida Normando Tedesco, é onde as tribos se reúnem para este esporte radical.
  • Skate Park BC – na Avenida do Estado, na região mais central, foi inaugurado recentemente e estimula a atividade esportiva na cidade.
  • Speedway Music Park – pista de kart, locação de quadriciclo, paintball e uma pista que recebe eventos de velocidade ou shows musicais nacionais.
  • Zoológico Parque Cyro Gevaerd – aberto diariamente, incluindo domingos e feriados, o zoológico tem 740 animais. A estrutura do zoo tem aquário, museus, mini-cidade e mini-fazenda, tudo localizado às margens da BR-101, do lado onde foi construído o centro de eventos.
Praias agrestes também chamam a atenção
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú
Pesca artesanal entre as tradições
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú
Cristo Luz fica na cidade
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*