Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro

Em tempos de pandemia e atraso na vacinação contra o coronavírus é importante saber quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro. Assim, aquela saída de carro para um passeio para recarregar as baterias fica mais tranquilo. Por isso os municípios estão atrás da certificação como o Selo Safe Travels, que traz mais segurança ao viajante que deseja conhecer Santa Catarina.

Os esforços em viabilizar a retomada do turismo, com base em protocolos sanitários internacionais, foram reconhecidos com o credenciamento junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) para compor a seleta lista de destinos que detém o selo Safe Travels. Enquanto estado, Santa Catarina foi um dos primeiros do Brasil a conquistar o selo do WTTC.

O Safe Travels foi criado pelo WTTC para inspirar a confiança dos viajantes e impulsionar a recuperação do setor frente ao impacto da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido em colaboração com as principais associações e organizações internacionais do setor. A análise dos protocolos de segurança levam em conta diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são revisadas e atualizadas de acordo com as novas informações disponíveis sobre a Covid-19. O Viajar é Vida mostra agora as cidades certificadas com algumas atrações em cada uma delas.

Atenção: estas informações foram compiladas em 20/6/2021. Tão logo haja alterações, o Viajar é Vida atualizará o conteúdo.

Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro
Foto: Éder Mauro Eder/Pixabay

Bom Retiro está entre as cidades com selo turismo seguro

Com cerca de 10 mil habitantes, Bom Retiro fica na entrada da Serra Catarinense. Com isso, o inverno é bastante frio, clima adequado para quem ama as baixas temperaturas. Aliadas às belezas naturais como montanhas, cachoeiras, planaltos, campos, matas preservadas, museu dos imigrantes alemães, calçada de pedra do século 18, a cidade tem bastante a oferecer.

Para os amantes da natureza, em Bom Retiro tem caminhadas ecológicas, trilhas de moto, mountain bike, prática de voo livre, trekking nas cachoeiras e as tradicionais tropeadas que ocorrem durante o ano todo. Ah, e ela é considerada a capital catarinense do churrasco, então já sabe o que é bom de comer por aqui, certo?

Bom Retiro está entre as cidades com selo turismo seguro
Foto: divulgação/Prefeitura

Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro? São Francisco do Sul

Além de estar comprometida com o turismo seguro em relação ao coronavírus, São Francisco do Sul está na lista de praias com Bandeira Azul. Isso significa que são locais sustentáveis, que pregam pelo bem-estar da natureza e também dos visitantes. São vários critérios que precisam ser seguidos para receber a certificação internacional. A Praia da Saudade, ou Prainha, é uma das mais bonitas da cidade e oferece as melhores ondas e condições para a prática do surfe. Está localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande e possui um formato de ferradura entre dois costões.  O formato é também um atrativo para a prática do surfe e a infraestrutura local possui bares, restaurantes e até casas noturnas.

Já a Praia do Forte fica entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu. A distância do centro gira em torno de 15 quilômetros e esta é uma praia de mar aberto, ideal para a pesca e para visitas às construções do antigo forte, principalmente com as crianças. Se estiver em São Francisco do Sul, não esqueça de visitar o centro histórico. A cidade é a terceira mais antiga do Brasil e tem muitos casarios para serem visitados.

Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro? São Francisco do Sul
Foto: Tiago Baldasso/Pixabay

Entre as cidades com selo, Pomerode se destaca

Pomerode é uma das mais reconhecidas cidades de Santa Catarina. Também chamada de Alemanha no Brasil, é um dos locais mais procurados por viajantes em busca de uma experiência diferenciada. Preservando as características tradicionais trazidas pelos colonizadores, Pomerode mantém a arquitetura, culinária e as tradições alemãs, sendo uma excelente opção para conhecer o velho continente sem precisar sair da América do Sul. Construções enxaimel, uma variedade de sabores de cuca e cervejas artesanais, e festas tradicionais é só um pouco de tudo o que Pomerode  tem para oferecer. Separe alguns dias para ficar em contato com a natureza, respirar ar puro, ver o modo de vida desta gente tão hospitaleira e se deliciar com a gastronomia local.

Entre as cidades com selo, Pomerode se destaca
Foto: Wikipedia

A maior cidade catarinense também foi atrás do selo

A cidade dos príncipes (sim, porque aqui era casa de férias da realeza portuguesa quando colonizou o Brasil), Joinville é outra cidade na lista das que possuem selo de turismo seguro.  Joinville é reconhecida mundialmente por ser a única sede no Brasil da famosa Escola de Balé Bolshoi. É ainda a Cidade das Bicicletas (por ser plana e forte incentivadora deste veículo) e das Flores (porque tem um incentivo aos jardins nas casas e espaços públicos).

Ela é a maior cidade do Estado e alia atrativos para quem gosta de passeios ao ar livre, cultura, museus, história, vida noturna, gastronomia…. Joinville fica distante apenas 130 km de Curitiba e 180 de Florianópolis e foi colonizada por alemães, suíços e noruegueses, imigrantes que até hoje são lembrados por aqui. Um mix de gente e tradições que complementam as várias possibilidades turísticas por aqui.

A maior cidade catarinense também foi atrás do selo
Foto: Werner Zotz/Wikipedia

Leia também

Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro: Praia Grande e seus cânions

Na divisa com o Rio Grande do Sul, Praia Grande é a cidade catarinense dos cânions. As formações rochosas com centenas de metros de altura, a natureza praticamente intocada, o turismo responsável e a sustentabilidade são ingredientes importantes por aqui. Com tantas belezas naturais, nada como aproveitar os dias fazendo trilhas, conhecendo cachoeiras e se encantando com os precipícios gigantescos. Diferentes empresas prestam serviço de guia (eles são imprescindíveis na maioria das trilhas) e há ainda quem ofereça os voos de balões sobre as belas paisagens locais.

Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro: Praia Grande e seus cânions
Foto: divulgação/Prefeitura

Leia também

Itapoá, Barra Velha e Fraiburgo são outros exemplos

Município litorâneo mais ao norte do estado, Itapoá também está na lista de quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro. Apesar do clima praiano, vale a visita durante todo o ano, principalmente para experimentar o modo de vida do morador local, experimentar suas comidas e até fazer amizades.

Também no Litoral Norte, distante cerca de 110 quilômetros de Itapoá, fica Barra Velha. A cidade também conquistou o selo de turismo sustentável e está apta a receber os viajantes por agora. Por aqui vale conhecer a Praia do Grant e a de Itajuba, além do morro do Cristo e a ponte pênsil. É uma charmosa cidade à beira do Oceano Atlântico.

Já na região do planalto serrano está Fraiburgo, cidade que fica a 1.050 metros de altitude é virou a capital nacional da maçã. A cidade foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente alemães e italianos, embora outras nacionalidades também tenham contribuído em outros aspectos como arquitetura, gastronomia, religião e economia.

Itapoá, Barra Velha e Fraiburgo são outros exemplos
Foto: Pixabay/Itapoá

Elas não ficariam de fora da lista: Balneário Camboriú e Florianópolis

Dois dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, Balneário Camboriú e Florianópolis foram as primeiras a conquistar o selo e estão conseguindo recepcionar os visitantes de maneira segura. Balneário Camboriú é repleta de atrativos que, somados à beleza natural, faz com que muita gente queira passar dias de alegria e diversão por aqui. A novidade é o engordamento da faixa de areia da Praia Central, que logo terá uma nova cara, com urbanização diferenciada e novos motivos para os visitantes retornarem mais e mais vezes.

Floripa e suas 42 praias já seriam argumentos suficientes para você conhecer. Mas a cidade tem ainda sua magia, o clima, as pessoas, a culinária e um novo olhar em cada esquina. A capital catarinense é destino ideal para casais com filhos, casais sozinhos, solteiros animados, idosos viajantes e toda e qualquer pessoa que adore vivenciar a vida com otimismo e bem-estar.  

Elas não ficariam de fora da lista: Balneário Camboriú e Florianópolis
Foto: Douglas Scortegagna

Leia também

A lista completa de quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro

  • Bom Retiro
  • São Francisco do Sul
  • Pomerode
  • Joinville
  • Praia Grande
  • Itapoá
  • Barra Velha
  • Fraiburgo
  • Balneário Camboriú
  • Florianópolis

Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: Quais cidades de SC possuem selo de turismo seguro – Blog do Raimundo Cunha – Jornalismo político com responsabilidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*