Costa Verde & Mar é a região com mais Bandeira Azul no Brasil

A Bandeira Azul tremulando em praias e marinas representa muito a moradores e turistas. Ela é a prova de que o espaço oferece infraestrutura, qualidade ambiental e segurança para o lazer à beira-mar. E Costa Verde & Mar é a região com mais Bandeira Azul no Brasil.

Segundo o Instituto Ambientes em Rede (IAR), representante nacional do programa, a Costa Verde & Mar (SC) é a região turística que conta com mais certificações no Brasil, somando praias e marina. 

Para a temporada 2019/2020, apenas 15 praias do Brasil estão certificadas pelo Programa Bandeira Azul, sendo que 5 delas estão na Costa Verde & Mar. “Ao todo são 6 pontos certificados que aparecem na lista oficial: as praias do Estaleiro e Estaleirinho em Balneário Camboriú, a praia de Piçarras em Balneário Piçarras, Quatro Ilhas e Mariscal em Bombinhas e a Marina Tedesco de Balneário Camboriú. No caso da região turística, o pedido de certificação vale para a alta temporada de Verão.

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

O que a Bandeira Azul comprova?

Certificação internacional criada pela organização não-governamental e sem fins lucrativos Fundação para a Educação Ambiental (FEE), o programa comprova que a praia possui altos padrões de qualidade da água e areia, gestão ambiental e segurança. A bandeira sinaliza ainda que a praia é acessível, possui locais para descarte de lixo, instalações sanitárias, presença de guarda-vidas e que é ambiente gratuito (podem ser cobrados serviços como aluguel de cadeiras, banheiros e duchas).

Costa Verde & Mar é a região com mais Bandeira Azul no Brasil e, para tanto, se programou para atender toda esta demanda.

“Temos orgulho de ser a região turística que mais possui certificações, mas estamos trabalhando para atingir números ainda maiores. Mais locais da nossa região oferecem ambiente seguro, limpo e adequado aos banhistas e, por isso, temos certeza que em breve teremos mais exemplos na lista oficial Bandeira Azul”, conta a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Segundo a certificação, caso haja qualquer alteração nas condições aprovadas, os gestores públicos devem informar para que seja feita nova vistoria do ponto. A lista de locais com Bandeira Azul para a próxima temporada de Verão pode ser conferida no http://bandeiraazul.org.br/.

  • Pontos da Costa Verde & Mar certificados com Bandeira Azul:
  • Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC;
  • Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC;
  • Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC;
  • Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC;
  • Praia de Mariscal – Bombinhas/SC;
  • Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC.
  • Onde fica a Costa Verde & Mar
Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras

A Costa Verde & Mar é uma região turística formada por 10 municípios que atuam em sistema de consórcio para estimular o crescimento do setor de maneira conjunta. A atuação neste formato existe há 10 anos e já teve muitas conquistas. Os roteiros especializados, como o de Cicloturismo, o de Ecoturismo, o Cultural, o Guia Náutico e o Tour da Experiência são importantes resultados obtidos pelas cidades de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Ilhota, Itapema, Itajaí, Penha, Navegantes, Porto Belo e Bombinhas.

Tem novidades na lista das praias certificadas

Seis novas praias brasileiras estão certificadas pelo Programa Bandeira Azul . O anúncio foi feito em Copenhagen, na Dinamarca, em reunião realizada pelo Júri Internacional do Programa.

O Bandeira Azul para praias, marinas e operadores de embarcações de Turismo Sustentável é desenvolvido pela ong Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, o Programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

As novidades da temporada 2019/2020, que se somam às que já tiveram certificação no ano passado, são a Voga Marina (SP) e as praias de Guarajuba (BA), Quatro Ilhas e Mariscal (SC), Malhada (CE), Saudade (SC) e Prainha (RJ).

A renovação então, além das praias da Costa Verde & Mar, também veio para Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (BA), Lagoa do Peri (SC), Praia Grande (SC), Praia do Peró (RJ), Praia do Tombo (SP), Marina Costabella (RJ), Marinas Nacionais (SP), Iate Clube de Santa Catarina (SC) e Marina Kauai.

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú

De uma maneira geral, o Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas, desafiando as autoridades locais e os gestores de praia a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

Costa Verde & Mar é a região com mais Bandeira Azul no Brasil. Você já frequentou uma praia que tem a Bandeira Azul? O que achou? Todas as normas estão sendo cumpridas? Conte pra equipe do Viajar é Vida.  


Conteúdos Relacionados


2 comentários

  1. Pingback: Como passar o Carnaval longe da festa? Viajar é Vida!

  2. Pingback: 10 opções do que fazer depois do sol na Costa Verde & Mar (SC) Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*