Os 10 teleféricos mais incríveis do mundo

Um teleférico é o nome que se dá ao transporte aéreo por cabo, tanto de pessoas quanto de materiais. E muitos destes equipamentos se tornaram sinônimo de turismo pelo mundo. Várias cidades são facilmente reconhecidas por manter elementos como estes em sua paisagem. E o Viajar é Vida apresenta neste post os 10 teleféricos mais incríveis do mundo. Eles ajudam a transportar pessoas em lugares íngremes, como montanhas e florestas, contribuindo em garantir o transporte para estes lugares de mais difícil acesso. E garantindo ótimas experiências e vistas inimagináveis aos viajantes.

Parque Unipraias em Balneário Camboriú é o único do mundo a ligar duas praias

O litoral catarinense tem este belíssimo exemplar de bondinhos aéreos que integra a lista de os 10 teleféricos mais incríveis do mundo. O Parque Unipraias é um complexo turístico que interliga 3 estações através de 47 modernas cabines com capacidade para até 8 pessoas cada uma. Em todo o planeta, é o único que interliga duas praias. O percurso pode começar tanto na estação Barra Sul quanto na estação Laranjeiras. Ambas levam até a estação Mata Atlântica, local onde existem diferentes atrações turísticas, além da bela vista da cidade litorânea. Por lá é possível experimentar o Youhooo! (um trenó de montanha com 710 metros de percurso) a Fantástica Floresta (cenário encantando para adultos e crianças) e o Zip Rider (descida alucinante em cadeiras amarradas que podem chegar a 60 quilômetros por hora).

Os 10 teleféricos mais incríveis do mundo: parque Unipraias em Balneário Camboriú (SC)
Foto: divulgação

Tianmen Mountain tem o que seria o mais alto teleférico de turismo do mundo

Situado no Noroeste da Província de Hunan, na China, a Tianmen Mountain fica no parque natural de mesmo nome. O teleférico que leva as pessoas ao topo foi construído em 2005. Como tudo é hiperlativo em território chinês, dizem que este é o teleférico de passageiros mais alto do mundo!!! Tem 98 carros/cabines e um comprimento total de 7.455 metros. A subida chega a 1.279 metros de altitude. O parque possui ainda diferentes trilhas e caminhos construídos à beira do penhasco, incluindo um inteiro de vidro que causa vertigem àqueles que têm medo de altura. Quem quiser chegar no topo de carro pode utilizar a rodovia de 11 quilômetros que leva à caverna Tianmen, um arco natural na montanha com uma altura de 131 metros.

Cabrio Stanserhorn tem tecnologia diferenciada na Suíça

Em direção ao Monte Stanserhorn e seus 1900 metros, o Cabrio Stanserhorn é o primeiro teleférico do mundo cujo segundo andar não tem teto. Isso mesmo! A cabine tem dois confortáveis andares e possui a mais recente tecnologia em teleférico. O nível mais baixo (com janelas passando quase de parede a parede) tem espaço para 60 pessoas. De lá, uma escada leva ao terraço, que oferece espaço para cerca de 30 pessoas. Seria algo como um carro conversível. Os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas de 360 graus além do ar fresco da montanha. Segundo os engenheiros, o carro se move com dois cabos de suporte montados na lateral – uma inovação tecnológica da Garaventa, empresa de teleférico da Suíça. A estrutura garante estabilidade e a possibilidade destas viagens na parte de cima dos veículos. Impossível não estar aqui neste post sobre os 10 teleféricos mais incríveis do mundo.

Com cabos laterais e terraço aberto, este integra os 10 teleféricos mais incríveis do mundo
Foto: divulgação

Table Mountain tem rotação da cabine para que todos possam ver a vista em volta

Numa das mais incríveis montanhas de todo o continente africano fica este teleférico que sobe e descer fazendo círculos na sua própria base para que os viajantes possam admirar toda a paisagem em volta, sem que as viagens sejam prejudicadas pelo local onde conseguiu ficar dentro da cabine. Desde 2012 a Table Mountain é considerada uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza do mundo.

O teleférico aéreo da Table Mountain é um sistema de transporte de teleférico que oferece aos visitantes uma viagem de cinco minutos até o topo da Table Mountain na Cidade do Cabo, na África do Sul. Quem quiser pode fazer as várias trilhas, que podem levar até 4 horas de subida e depois descer pelo teleférico para facilitar. Ou fazer tudo pelo teleférico. Esta é uma das atrações turísticas mais populares da Cidade do Cabo, com cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. São 1.067 metros de altitude, suficientes para ele integrar os 10 teleféricos mais incríveis do mundo.

A vista é um dos presentes deste equipamento de Cape Town que integra os 10 teleféricos mais incríveis do mundo
Foto: divulgação

Na Bolívia, o Mi Teleferico serve de meio de transporte da comunidade

Desde 2014 La Paz tem o Mi Teleferico, um meio de transporte que liga as cidades de El Alto e La Paz, com um percurso de 2.664 m de extensão. O trajeto efeito em menos de 10 minutos. Por lá, o teleférico serve para o transporte de pessoas, como é o metrô em outras cidades. Em breve o Mi Teleferico deverá ter 10 linhas. A mais conhecida delas, a linha vermelha, transporta até 18 mil passageiros por hora e liga a Avenida Panorâmica Norte em El Alto à Empresa Nacional de Ferrocarriles, na zona norte de La Paz.

Os 10 teleféricos mais incríveis do mundo: Bolívia, La Paz
Foto: divulgação

Os 10 teleféricos mais incríveis do mundo: Teleférico de Santiago

Localizado no parque Metropolitano, o teleférico vai até o topo do Cerro San Cristóbal e percorre 4 quilômetros, somando a ida e a volta na capital do Chile. Ao todo, três estações fazem parte do complexo. Nelas o visitante pode descer e passear pelo local. A inauguração foi em 1979, porém, durante um bom período, ele esteve parado por questão de segurança. A nova era, como eles chamam, chegou em 2016, quando a nova estrutura reformada foi entregue.  Esse novo teleférico possui 47 cabines (16 vermelhas, 16 azuis e 15 verdes) que podem transportar até 6 pessoas cada, mais 8 vagões projetados exclusivamente para transportar bicicletas (quatro em cada carrinho).

Entre os 10 teleféricos mais incríveis do mundo está o do Pão de Açúcar

Talvez um dos mais famosos teleféricos de todo o planeta seja o Bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Localizado no bairro da Urca, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca (na primeira estação) e ao Morro do Pão de Açúcar. A inauguração foi em 1912, sendo um marco da tecnologia para a época. Para chegar à primeira parte os bondinhos percorrem 600 metros. Já para a segunda a extensão é de 850 metros. São 65 passageiros por carro.

O bondinho do Pão de Açúcar certamente estaria nesta lista de os 10 teleféricos mais incríveis do mundo
Foto: Nuno Lopes

Venezuela também tem seu teleférico representante

Na Venezuela, o teleférico de Mérida é um sistema com cinco estações que ligam a cidade de Mérida com Pico Espejo. A cidade já está em uma altitude de 1640 metros de altitude e as cabines levam à 4765 metros.  Quem já visitou, diz que observar pela cabine é praticamente como olhar pela janela de um avião, devido à altura. Em 2008 a estrutura foi encerrada, porque relatórios técnicos haviam condenado a vida útil dos equipamentos. Mas um novo foi construído e reaberto a partir de 2016.

Foto: divulgação

Fica na Suécia o teleférico de passageiros mais longo do mundo

O teleférico de passageiros mais longo do mundo é o que liga os municípios de Örträsk e Mensträsk na cidade Sueca de Norsjö.  O equipamento percorre 13 quilômetros, passando sobre lagos e riachos. Cada uma das cabines pode transportar até 4 pessoas, com uma velocidade de 10 quilômetros por hora. A obra faz parte de um conglomerado de teleféricos que também fazem o transporte de materiais de minério concentrado por cerca de 96 quilômetros.

E o mais rápido está localizado na Malásia

Entre os mais rápidos do mundo está o teleférico situado num resort montanhoso da Malásia. Chamado Genting Skyway recebe milhares de viajantes tanto pela floresta tropical em que está localizado e que tem um clima único, quanto pelo cassino que integra o complexo. O teleférico faz os 3,4 quilômetros de extensão com velocidade de 6 metros por segundo, o que resulta numa viagem de 11 minutos.

Em qual dos 10 teleféricos mais incríveis do mundo você já esteve? Conte sua experiência aos leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*