Dicas de férias em Santa Catarina

Estado 11 vezes reconhecido pelos viajantes como o melhor do Brasil para viajar e repleto de atrativos em uma área relativamente pequena, o conteúdo do Viajar é Vida de hoje traz dicas de férias em Santa Catarina. A geografia deste estado do Sul do país faz com que em poucas horas você consiga cruzar praticamente todo o território de Norte a Sul ou de Leste a Oeste. E assim consegue ter uma boa ideia sobre os motivos que fizeram tantos viajantes serem tão gratos depois de sua estada em território catarinense. Está preparando as malas? Então anote estas dicas de férias em Santa Catarina.

Quer circular de carro por Santa Catarina?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

Entre as dicas de férias em Santa Catarina está a serra
Foto: divulgação

Joinville e São Francisco do Sul abrem as dicas de férias em Santa Catarina

Além de capital da dança, graças aos vários anos de festival realizado em julho, Joinville é uma típica cidade de colonização europeia que mantém a tradição. Joinville é a maior cidade do Estado e alia atrativos para quem gosta de passeios ao ar livre, cultura, museus, história, vida noturna e gastronomia. Entre os atrativos estão Zoo Botânico e o Mirante do Morro Boa Vista. São 250 metros de altitude, mais 14 metros da plataforma de observação onde se chega por escadaria ou elevador. A visão em todo o entorno, com giro de 360º, dá chances ao turista de observar a Baía da Babitonga (onde fica a Ilha de São Francisco do Sul), além da área central, área rural e a Serra do Mar.

Se é para guardar as memórias de quem chegou por Joinville logo no começo, o Museu Nacional de Imigração e Colonização cumpre bem seu papel. O lugar preserva histórias e objetos relacionados à imigração no Sul do Brasil e está em funcionamento desde 1957. São 6 mil metros quadrados de área, com espaços expositivos que contam histórias da vida rural e urbana da região.

Joinville também é chamada de cidade das bicicletas, por ser plana e porque muita gente circula de bike pelas ruas da cidade. E aqui fica o Museu da Bicicleta que foi fundado no ano 2000 e possui mais de 16 mil itens variados. Este é um dos 7 únicos museus de bicicletas existentes no mundo.

Pertinho de Joinville está São Francisco do Sul, cidade que está na lista de praias com Bandeira Azul. Isso significa que são locais sustentáveis, que pregam pelo bem-estar da natureza e também dos visitantes. São vários critérios que precisam ser seguidos para receber a certificação internacional. A Praia da Saudade, ou Prainha, é uma das mais bonitas da cidade e oferece as melhores ondas e condições para a prática do surfe. Está localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande e possui um formato de ferradura entre dois costões.  O formato é também um atrativo para a prática do surfe e a infraestrutura local possui bares, restaurantes e até casas noturnas.

Já a Praia do Forte fica entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçu. A distância do centro gira em torno de 15 quilômetros e esta é uma praia de mar aberto, ideal para a pesca e para visitas às construções do antigo forte, principalmente com as crianças. Se estiver em São Francisco do Sul, não esqueça de visitar o centro histórico. A cidade é a terceira mais antiga do Brasil e tem muitos casarios para serem visitados.

Joinville é a maior cidade catarinense e vale ser visitada
Foto: divulgação

Melhores hotéis rurais de Santa Catarina

As 7 cidades mais alemãs de Santa Catarina

Corupá e São Bento do Sul são opções no Norte e Planalto Norte

Corupá também fica no Norte catarinense e é uma cidadezinha simpática, cuja principal atração é a Rota das Cachoeiras. Uma trilha em meio à Reserva Particular de Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella tem 14 cachoeiras em sequência para serem visitadas. O local possui 1.156 hectares e há um misto de Mata Atlântica e Flores de Araucárias, com pelo menos 200 tipos diferentes de plantas catalogadas. Para se chegar à última e mais imponente das cachoeiras, é preciso estar preparado.

O trajeto é feito por trilhas (alguns trechos mais íngremes) que contornam o rio e permite uma caminhada sempre muito próximo às águas. São cerca de 2.900 metros de extensão e cerca de 3 horas e meia para fazer o trajeto de ida e volta. Diferentes quedas d’água estarão pelo caminho, mas a mais impressionante é mesmo a Cachoeira do Salto Grande, com seus 125 metros de queda. Os ingressos custam R$ 15 e o parque mantém uma estrutura com banheiros, lanchonete e estacionamento.

Quatro museus ajudam a contar a história de São Bento do Sul, no Planalto Norte Catarinense. Mas se você prefere um programa mais ao ar livre, a cidade possui alguns atrativos. Como o Circuito das Araucárias de Cicloturismo, ou o El Camino Esporte de Aventura. A cidade possui ainda parques naturais com cachoeiras, o parque natural das aves e um centrinho histórico charmoso.

A Rota das Cachoeiras está entre os destinos preferidos por quem visita Corupá
Foto: divulgação

Penha e Balneário Camboriú são duas das várias estrelas do litoral centro-norte

Balneário Camboriú é aquela cidade que todo mundo quer conhecer e quando conhece adora. Também, não seria diferente. Com 50 quilômetros quadrados de área a cidade possui os maiores e mais famosos atrativos turísticos de Santa Catarina. De Parque Unipraias à mais nova FG Big Wheel, a roda gigante que está prestes a começar a funcionar. E além disso, tem diferentes atividades para todos os tipos de visitantes. Quem gosta de praia tem uma séries delas para  aproveitar. Quem vai com crianças, pode desfrutar de visitas ao zoológico ou ao Barco Pirata. E tem também o recém-aberto Oceanic Aquarium. Gente das mais variadas idades também vão adorar o novo Fun Museu, um espaço com 30 cenários para fazer fotos e vídeos. Você se diverte e depois compartilha tudo nas redes sociais. Para os mais tradicionais, vale um passeio pelo Cristo Luz.  

ATENÇÃO: O Fun Museu encerra as atividades em 31/1/2021

Pertinho de Balneário Camboriú está Penha, distante cerca de 30 minutos. Ali fica o Parque Beto Carrero World e todas as suas atrações e brinquedos. Mas Penha tem muito mais: tem trilhas, paisagens exuberantes, cachoeiras, praias, nascer e pôr do sol inesquecíveis. Você escolhe a melhor maneira de curtir suas férias aqui nesta cidade no litoral de Santa Catarina.

O Fun Museu é um dos mais novos atrativos de Balneário Camboriú e vale conferir nas férias
Foto: divulgação

Dicas de férias em Santa Catarina: não perca Florianópolis e Governador Celso Ramos

As dicas de férias em Santa Catarina seguem pela capital. Floripa é uma cidade que exala atrativos. Basta uma circulada nas ruas para entender porque tanta gente adora a cidade. Também pudera, esse território possui 42 belas praias e um clima praiano que se mescla ao de uma cidade de maior porte.

Com isso há boa gastronomia, confortáveis pousadas, atrações para todos os públicos e para as diferentes faixas etárias. Uma caminhada pela Avenida Beira-Mar Norte move multidões, por exemplo. Que tal visitar o Morro da Cruz e ter uma visão diferente da capital?  Quem adora conhecer um pouco da história e se deliciar com as comidas regionais, deve conhecer a Lagoa da Conceição e Santo Antônio de Lisboa.

Próximo a Florianópolis está Governador Celso Ramos. Esta é outra cidade para quem ama natureza e belas praias. É um município menor, também litorâneo. E ganhou fama não apenas pela beleza cênica de sua geografia, mas também porque um resort de luxo foi instalado por ali e recebeu nomes internacionalmente famosos como a estrela Beyonce ou o músico Paul McCartney.

Floripa é uma cidade linda por natureza e com muitas atrações para os viajantes que curtem as férias em Santa Catarina
Foto: divulgação

Garopaba e Imbituba também entram na lista de dicas de férias em Santa Catarina

As dicas de férias em Santa Catarina continuam com Garopaba. Que há lindas praias, você já percebeu que o estado é muito bem servido. Mas Garopaba tem também trilhas e cachoeiras na Mata Atlântica, as Dunas do Siriú, um clima praiano que eleva o prazer da simplicidade e tem também boa gastronomia. Vale o passeio com o crush, com a família, com os amigos e até sozinho.

Do ladinho fica Imbituba e sua famosa Praia do Rosa. Mas que não é a única atração da cidade, localizada no Sul de Santa Catarina. O Rosa é considerado uma das 30 baías mais bonitas do mundo e a Praia da Vila  tem lugares como a Trilha Ecológica do Farol, além de ser uma das melhores ondas do Brasil para a prática do surfe. Por isso, foi aqui que ocorreu o WCT, campeonato mundial da categoria, realizado de 2003 a 2010. Como boa parte do litoral catarinense, Imbituba foi colonizada por açorianos e mantém isso na sua identidade cultural. Mas a pesca da baleia, antes tão comum, agora dá espaço à conservação das espécies. E a observação destes animais é outro atrativo turístico da cidade.

O apelo histórico dos colonizadores açorianos chama a atenção dos visitantes que passam férias em Garopaba, Santa Catarina
Foto: divulgação

São Joaquim e Urubici são as mais procuradas na serra

Do litoral subimos à Serra Catarinense e desembarcamos nas duas cidades mais geladas. Então, em qualquer época do ano, prepare um casaquinho (quando não um casacão no inverno rigoroso). Independentemente da época do ano, a serra catarinense tem que estar nas dicas de férias em Santa Catarina. Numa altitude de 1.352 metros em relação ao nível do mar está São Joaquim. A cidade tem uma boa infraestrutura para bem receber os visitantes. E vários atrativos turísticos como a Igreja Matriz totalmente construída em pedra basalto, praças floridas, cascatas, museu de artes, muita natureza e até a Exponeve, uma feira permanente de artesanato que fica no pavilhão comercial do Parque da Maçã (outro atrativo é a fruta, tão bem adaptada ao clima local).

Pertinho dali está Urubici que fica em média a 918 metros de altitude. E seu ponto mais alto que é o Morro da Igreja chega a 1.822 metros. São cerca de 11 mil habitantes e o registro de menor temperatura da história do Brasil: 17,8 graus negativos em 29 de junho de 1996. Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, estando incluída no Caminho das Neves. Quem visita quer sentir o frio e aproveitar as belezas da natureza neste clima. Vale destacar entre os pontos turísticos de referência o Morro da Igreja e sua Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Outros atrativos turísticos são as inscrições rupestres dos tempos das cavernas, na Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A serra catarinense é uma das dicas de férias em Santa Catarina
Foto: divulgação

Quer aproveitar que está em Santa Catarina para conhecer atrações próximas?

A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos que atua em Santa Catarina.  A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira por exemplo uma excursão partindo de Balneário Camboriú para conhecer Blumenau e Pomerode da maneira mais segura e tranquila.

Experimente estas outras atividades da Civitatis em Santa Catarina

O que achou das dicas de férias em Santa Catarina? Já conheceu algumas destas cidades? E quais outras você recomendaria aos leitores do Viajar é Vida? Deixe as suas dicas nos comentários.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*