13 curiosidades sobre Portugal

O Viajar é Vida já falou bastante sobre este país europeu, até porque tem dois representantes morando por lá já há dois anos. E sobre as 13 curiosidades sobre Portugal iremos falar agora. Antes, vale ressaltar que já são mais de 150 mil brasileiros em terras portuguesas e isso já representa 25% de todos os imigrantes do país. Mas o que será que os novos moradores descobrem por lá? Veja nesta lista das 13 curiosidades sobre Portugal

Conteúdos relacionados

13 curiosidades sobre Portugal o país que já tem 150 mil brasileiros
Foto: Free Photos/Pixabay

Brasileiros definem 3 melhores coisas de Portugal: Vinho do Porto, bacalhau e castelos

Os mais de 150 mil brasileiros que vivem em Portugal destacam como melhor coisa do país o Vinho do Porto, o bacalhau e os castelos medievais. Contando o continente e as ilhas, Portugal possui 241 castelos. Isso sem levar em conta as fortalezas que são estruturas parecidas, mas servem principalmente para defesa, não tanto para moradia.

Um dos mais famosos é o Castelo de São Jorge, em Lisboa, que fica na cidade medieval ainda de pé e que foi transformada em atrativo turístico. Ele foi erguido pelos muçulmanos no século 11  e no século 12 passou por reformulação. Você pode conhecer a estrutura, ver de perto os fossos, canhões, torres e o pátio. Lá do alto você terá uma vista diferenciada do Rio Tejo e de Lisboa.

O que os brasileiros mais curtem em Portugal é o vinho do Porto, o bacalhau e os castelos medievais
Foto: alexanderfriedrichmsc/Pixabay

13 curiosidades sobre Portugal: é o Estado-Nação mais antigo da Europa

Portugal é o Estado-Nação mais antigo da Europa. Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal tornou-se o mais antigo Estado-Nação da Europa. Geograficamente, a parte continental faz fronteira apenas ao Norte e Leste com a Espanha. É o único país fronteiriço. Ao norte, Portugal tem paisagem de montanhas e planaltos, o que permite a agricultura. Em direção Sul, até o Algarve, o relevo é caraterizado por planícies. Além do Tejo, outros rios principais são o Douro, o Minho e o Guadiana, que tal como o Tejo nascem na Espanha.

Ah, e vale destacar: Lisboa é mais antiga que Roma. Isso aposto que você jamais imaginaria. Lisboa só perde para Atenas, na Grécia. Em relação a Roma ela é pelo menos 4 séculos mais antiga! Diz a história que Lisboa foi estabelecida pelos fenícios em 1.200 antes de Cristo.

Entre as 13 curiosidades sobre Portugal está o fato de ser o Estado-Nação mais antigo da Europa
Foto: DEZALB/Pixabay 

Antiguidade em várias áreas

A livraria mais antiga do mundo fica em Portugal. Localizada em Lisboa, a Livraria Bertrand do Chiado foi reconhecida pelo Guinness Book em 2011 como a mais antiga do mundo ainda em atividade. Ela funciona desde 1732 e o processo que concedeu o título precisou de muita comprovação documental para sustentar a homologação. A unidade é a primeira de mais de 50 lojas de uma rede que se espalhou pelo país posteriormente.

13 curiosidades sobre Portugal e seus fatos antigos

No quesito fatos antigos, Portugal sabe se comportar! Como na formação da Aliança Luso-Britânica, que é a mais antiga do mundo. E que ainda está valendo. A assinatura foi em 1373 e está em andamento até agora. Por meio dessa aliança, os dois países foram aliados em diferentes guerras. Segundo o www.portaldeportugal.com, o Reino Unido entrou na Guerra Peninsular Ibérica (como aliado de Portugal) e Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial (como aliado de Inglaterra).

Antes de qualquer outro país que colonizou outras partes do mundo, Portugal aboliu a escravatura. Fez isso em 1761, meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou os Estados Unidos. Apesar disso, Portugal também foi o primeiro país europeu a abrir um “Mercado de Escravos”, em Lagos.

As curiosidades sobre Portugal aparecem em diferentes áreas e muitas ligadas à antiguidade
Foto: Flensshot/Pixabay

Português é a 5ª língua mais falada do mundo

A vantagem de ter colonizado o Brasil, país de proporções continentais, é que atualmente a língua portuguesa é a 5ª mais falada em todo o mundo. São cerca de 273 milhões de pessoas, de 5 continentes. O idioma Portuguê é oficial em 9 países (Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe).

O Português é o 5o idioma mais falado do mundo e isso está entre as 13 curiosidades sobre Portugal
Foto: SofieLayla Thal/Pixabay

Entre as 13 curiosidades sobre Portugal estão diferentes rankings

  • Ao ser coroado rei de Portugal, Pedro I fez questão de proclamar sua amada Inês de Castro como rainha. Ele subiu ao trono em 1357 e ela já havia morrido em 1355. Uma prova de amor que transcendeu os limites da vida e da morte.
  • Fica em Portugal a maior central de energia solar do mundo. Ela está localizada na zona do Alentejo. Além disso, o país também sai à frente de maneira pioneira na produção de energia das ondas algo que iniciou já em 2006.
  • Esqueça o pioneirismo da Grã-Bretanha no consumo do chá. Foi a portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei Carlos II de Inglaterra, que levou esta moda para a corte inglesa.
  • Segundo o www.portaldeportugal.com o país é o 3º maior consumidor de peixe de todo o planeta. Perde apenas para Japão e Islândia. Somente os habitantes das Ilhas de Açores consomem 76 quilos de pescado todos os anos, enquanto a média mundial é de 16 quilos.
  • A ponte mais longa da Europa fica em Portugal. É a ponte Vasco da Gama, com 17.185 metros de comprimento.
  • Como estado laico, Portugal não tem religião oficial, embora 84% da população se intitule como católicos.
Você sabia que Portugal tem a 3a maior média de consumo de peixe do mundo?
Foto: Mogens Petersen/Pixabay

Curiosidades nem tão boas assim

Nem só de bons marcos vive Portugal. Lisboa, por exemplo, já foi atingida por um dos mais poderosos terremotos da história. Foi em 1º de novembro de 1755 quando morreram mais de 275 mil pessoas e quase toda a cidade foi derrubada, incluindo os grandes palácios e igrejas. O resultado foi complicado para a Igreja Católica  que não conseguiu explicar naquela época o motivo de “tamanha raiva de Deus”. De positivo deste fato histórico está o surgimento da sismologia que passou a estudar os sismos/terremotos desde então.

Lisboa já sofreu um grave terremoto que arrasou a cidade, porém ajudou a criar a sismologia.
Foto: Pedro Grão/Pixabay

O que você achou deste conteúdo que mostra 13 curiosidades sobre Portugal. Você já tinha noção de alguma delas? Deixe seu comentário para os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*