Os 10 pratos da culinária da Índia

O aroma e o sabor da gastronomia típica são como uma viagem, revivem boas lembranças e apresentam culturas. Com tradições únicas, os 10 pratos da culinária da Índia carregam particularidades do país, belíssimas histórias e um tempero que só eles têm. Não é por menos que os pratos são até considerados uma atração turística para quem viaja à Índia.

Para os indianos a comida é sagrada e deve ser baseada nos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia, base também do yoga. Lá, cada ato na vida, inclusive o de comer, deve ser um processo que faça à integração do ser como um todo, para isso, eles desenvolvem uma culinária sensorial, em relação a sabores, aromas e cores. Cada prato deve despertar os sentidos da visão, olfato, paladar, audição e tato, para alcançar isso tudo, os indianos fazem uma mistura equilibrada do doce, salgado, amargo, picante e azedo, combinado com as cores, aromas, sons e texturas.

Muito temperada, os temperos mais utilizados nessa culinária são o curry, canela, pimenta preta, baunilha e claro, a masala. A masala é o tempero mais usado nos pratos indianos, a sua composição pode variar de acordo com o cozinheiro, mas normalmente traz cardamomo, anis, açafrão, cominho, canela, gengibre, noz, cravo, canela, pimenta do reino e pimenta branca. Ufa. É uma explosão de sabores.

Quem gosta de comida temperada, com sabores que encantam, vai se apaixonar pelos 10 pratos da culinária da Índia selecionados pelo Viajar é Vida. É certo que quando acabar esse texto, você vai querer correr para a cozinha, ou para o aeroporto.

Foto: Pxhere

O tradicional pastel da Índia

A samosa é um petisco indiano com massa frita muito semelhante ao nosso pastel frito. Por ser versátil e fácil de ser consumido, está entre os pratos mais procurados e tradicionais na Índia, além de ser muito comum no dia a dia dos indianos. A massa é feita com farinha de trigo, que também pode ser integral, e recheada com diversas opções, como lentilhas, feijões, purê de batata, cebola e frutas. Claro, tudo isso é bem temperado e picante.

Foto: Wikimedia

O destaque vegetariano

Na Índia é muito fácil encontrar refeições para vegetarianos e veganos, já que a religião budista do país considera os animais sagrados, em especial a vaca. Entre tantas opções, o prato mais procurado é, sem dúvidas, o palak panner. Uma combinação extremante saborosa de espinafre, um queijo parecido como nosso queijo minas, e um molho curry feito à base de espinafre e tomates descreve o famoso prato, típico da região de Punjab. Arroz cozido é o acompanhamento indicado, mas algumas pessoas preferem comer com pão.

Foto: Wikimedia

O curry de peixe é a moqueca indiana

Entre os 10 pratos da culinária da Índia, o curry de peixe pode ser facilmente comparado à nossa tão conhecida moqueca. Cada região do país tem sua forma de preparo, a mais tradicional leva óleo de coco, leite e a cor avermelhada vem da pimenta pó. Aliás, aposte nessa combinação se você for fã da pimenta, já que ele é bem apimentado.

Foto: Pexels

Um pãozinho para o café  na lista “os 10 pratos da culinária da Índia”

Perfeito para qualquer momento do dia, do café da manhã ao jantar, o naan é um pãozinho que lembra muito o nosso conhecido pão sírio ou pita. Os indianos apostam nele para um lanche rápido, prático e nutritivo, já que ele pode ser servido com todo tipo de recheio ou até como acompanhamento para refeições, como sopa e caldos. A tradição mais seguida de recheio é com batatas, mas cada um finaliza o pãozinho como bem entender. A massa leve é composta de água, fermento e farinha, além disso, você encontrará facilmente o naan com hortelã e alho, que trazem benefícios e mais sabor.

Foto: Flickr/Bob Walker

Um prato para manter a alimentação saudável durante a viagem

Entre as poucas carnes que fazem parte do cardápio indiano, as mais encontradas são o frango e peixe. O butter chinken é um prato que leva frango cortado em cubos, cozido com molho de tomate e a manteiga ghee, uma versão mais saudável que descarta a toxina do leite e lactose. Para completar a lista dos ingredientes, também deliciosos e saudáveis, essa receita leva iogurte e especiarias. Quer viajar e não se perder na alimentação? Essa é uma ótima opção para um almoço ou jantar leve.

Foto: Wikimedia

Muitas opções para quem não come carne

Com tantas variedades, não poderíamos deixar de fora de os 10 pratos da culinária da índia também uma opção para os veganos. A Índia é repleta de pratos que não têm carne na sua composição, mas essa dica não leva nenhum ingrediente de origem animal. O vadapav é um sanduíche feito de pão pav recheado com um hambúrguer de batata. Muito tradicional, ele é facilmente encontrado em qualquer barraca de rua. Todos que já comeram dizem ser bem temperado e delicioso, além de ser prático para um lanchinho da tarde, antes de partir para o próximo item no roteiro da viagem. 

Foto: Wikimedia

Pão, acompanhamentos e molhos

Servido em folhas de bananeira e em um lindo prato circular, a thali é uma combinação perfeita de um pão típico da Índia, uma porção de arroz, e uma variedade de molhos e acompanhamentos. Lembra até um fondue, mas a ideia é levar uma explosão de sabores, representando todas as tradições dos indianos. Quando for viajar para a Índia, não deixe a thali de fora do seu roteiro. Vale lembrar que a tradição diz que esse prato deve ser comido com a mão direita.

Foto: Wikimedia

Sorvete de cardamomo e açafrão

Também temos dicas de sobremesas entre os 10 pratos da culinária da Índia. O Kulfi é uma sobremesa original da Índia criada no século 16. A textura, aparência e o sabor lembram muito o nosso sorvete, mas com a massa um pouco mais densa e cremosa. Eles são encontrados no País em diversos sabores, mas os mais tradicionais são creme, manga, cardamomo, açafrão e pistache. Devido à sua densidade, o kulfi leva mais tempo para derreter do que o sorvete tradicional.

Foto: Wikimedia

Arroz doce com passas, pistache e açafrão

O Kheer é um arroz doce da culinária indiana, feita tradicionalmente com arroz cozido, polvilho, leite e açúcar, e aromatizado com cardamomo, passas, açafrão, castanha de caju, pistache ou amêndoas. Geralmente, o prato é servido durante uma refeição ou como sobremesa, mas não diariamente. Por ser muito pesado, ele é especial para festas, templos ou ocasiões, nas celebrações hindus, por exemplo, essa sobremesa é obrigatória.

Foto: Wikimedia

O favorito dos brasileiros também consta na lista “os 10 pratos da culinária da Índia”

O gulab jamun é um doce com base de leite em pó, logo, é fácil de agradar os brasileiros. Muito popular nos países do sul asiático, principalmente na Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão e Bangladesh, o gulab jamun leva na sua receita muito leite em pó, manteiga, cardamomo em pó, leite fresco e farinha de trigo. São feitos vários bolinhos, que devem ser fritos e servidos banhados em uma calda de água de rosas. Já deu vontade, né? Algumas receitas colocam, ainda, outros temperos e enfeitam com nozes e amêndoas.

Foto: Wikimedia

Dica extra: não deixe de provar o chai latte

Uma dica extra que mistura opinião pessoal e também compartilha, entre os 10 pratos da culinária da Índia, uma bebida sensacional. Você já se deparou com o chai latte pelos cardápios? É bem comum encontrar essa bebida pelas cafeterias brasileiras, mas o seu país de origem é a Índia, onde eles são fascinados por chá, ainda mais com leite. Originalmente chamado de masala chai, o chai latte nada mais é do que uma mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso resulta em uma mistura deliciosa, levemente picante e rica em benefícios à saúde.

Quando foi criado, o masala chai era servido só com as especiarias, quente ou frio, como remédio para algumas doenças. Foi em 1853, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, que as folhas foram acrescentadas à mistura. Como o chá era caro, os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje, a bebida é mundialmente conhecida como chai latte. E o reconhecimento é merecido, seja na sua cidade, em casa, ou em uma viagem, não deixe de provar essa delícia, uma das melhores misturas de chá com leite no mundo.

Foto: Wikimedia

Qual opção entre os 10 pratos da culinária da Índia você mais gostou? Que tal fazer alguma em casa no final de semana? Assim você já vai com o paladar preparado na sua viagem para a terra dos indianos!  Tem mais alguma sugestão? Deixa nos comentários deste conteúdo do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*