O aroma e o sabor da gastronomia típica são como uma viagem, revivem boas lembranças e apresentam culturas. Com tradições únicas, os 10 pratos da culinária da Índia carregam particularidades do país, belíssimas histórias e um tempero que só eles têm. Não é por menos que os pratos são até considerados uma atração turística para quem viaja à Índia.
Para os indianos a comida é sagrada e deve ser baseada nos conceitos milenares de equilíbrio e harmonia, base também do yoga. Lá, cada ato na vida, inclusive o de comer, deve ser um processo que faça à integração do ser como um todo, para isso, eles desenvolvem uma culinária sensorial, em relação a sabores, aromas e cores. Cada prato deve despertar os sentidos da visão, olfato, paladar, audição e tato, para alcançar isso tudo, os indianos fazem uma mistura equilibrada do doce, salgado, amargo, picante e azedo, combinado com as cores, aromas, sons e texturas.
Muito temperada, os temperos mais utilizados nessa culinária são o curry, canela, pimenta preta, baunilha e claro, a masala. A masala é o tempero mais usado nos pratos indianos, a sua composição pode variar de acordo com o cozinheiro, mas normalmente traz cardamomo, anis, açafrão, cominho, canela, gengibre, noz, cravo, canela, pimenta do reino e pimenta branca. Ufa. É uma explosão de sabores.
Quem gosta de comida temperada, com sabores que encantam, vai se apaixonar pelos 10 pratos da culinária da Índia selecionados pelo Viajar é Vida. É certo que quando acabar esse texto, você vai querer correr para a cozinha, ou para o aeroporto.
O tradicional pastel da Índia
A samosa é um petisco indiano com massa frita muito semelhante ao nosso pastel frito. Por ser versátil e fácil de ser consumido, está entre os pratos mais procurados e tradicionais na Índia, além de ser muito comum no dia a dia dos indianos. A massa é feita com farinha de trigo, que também pode ser integral, e recheada com diversas opções, como lentilhas, feijões, purê de batata, cebola e frutas. Claro, tudo isso é bem temperado e picante.
O destaque vegetariano
Na Índia é muito fácil encontrar refeições para vegetarianos e veganos, já que a religião hinduísta do país considera os animais sagrados, em especial a vaca. Entre tantas opções, o prato mais procurado é, sem dúvidas, o palak panner. Uma combinação extremante saborosa de espinafre, um queijo parecido como nosso queijo minas, e um molho curry feito à base de espinafre e tomates descreve o famoso prato, típico da região de Punjab. Arroz cozido é o acompanhamento indicado, mas algumas pessoas preferem comer com pão.
O curry de peixe é a moqueca indiana
Entre os 10 pratos da culinária da Índia, o curry de peixe pode ser facilmente comparado à nossa tão conhecida moqueca. Cada região do país tem sua forma de preparo, a mais tradicional leva óleo de coco, leite e a cor avermelhada vem da pimenta pó. Aliás, aposte nessa combinação se você for fã da pimenta, já que ele é bem apimentado.
Um pãozinho para o café na lista “os 10 pratos da culinária da Índia”
Perfeito para qualquer momento do dia, do café da manhã ao jantar, o naan é um pãozinho que lembra muito o nosso conhecido pão sírio ou pita. Os indianos apostam nele para um lanche rápido, prático e nutritivo, já que ele pode ser servido com todo tipo de recheio ou até como acompanhamento para refeições, como sopa e caldos. A tradição mais seguida de recheio é com batatas, mas cada um finaliza o pãozinho como bem entender. A massa leve é composta de água, fermento e farinha, além disso, você encontrará facilmente o naan com hortelã e alho, que trazem benefícios e mais sabor.
Um prato para manter a alimentação saudável durante a viagem
Entre as poucas carnes que fazem parte do cardápio indiano, as mais encontradas são o frango e peixe. O butter chinken é um prato que leva frango cortado em cubos, cozido com molho de tomate e a manteiga ghee, uma versão mais saudável que descarta a toxina do leite e lactose. Para completar a lista dos ingredientes, também deliciosos e saudáveis, essa receita leva iogurte e especiarias. Quer viajar e não se perder na alimentação? Essa é uma ótima opção para um almoço ou jantar leve.
Muitas opções para quem não come carne
Com tantas variedades, não poderíamos deixar de fora de os 10 pratos da culinária da índia também uma opção para os veganos. A Índia é repleta de pratos que não têm carne na sua composição, mas essa dica não leva nenhum ingrediente de origem animal. O vadapav é um sanduíche feito de pão pav recheado com um hambúrguer de batata. Muito tradicional, ele é facilmente encontrado em qualquer barraca de rua. Todos que já comeram dizem ser bem temperado e delicioso, além de ser prático para um lanchinho da tarde, antes de partir para o próximo item no roteiro da viagem.
Pão, acompanhamentos e molhos
Servido em folhas de bananeira e em um lindo prato circular, a thali é uma combinação perfeita de um pão típico da Índia, uma porção de arroz, e uma variedade de molhos e acompanhamentos. Lembra até um fondue, mas a ideia é levar uma explosão de sabores, representando todas as tradições dos indianos. Quando for viajar para a Índia, não deixe a thali de fora do seu roteiro. Vale lembrar que a tradição diz que esse prato deve ser comido com a mão direita.
Sorvete de cardamomo e açafrão
Também temos dicas de sobremesas entre os 10 pratos da culinária da Índia. O Kulfi é uma sobremesa original da Índia criada no século 16. A textura, aparência e o sabor lembram muito o nosso sorvete, mas com a massa um pouco mais densa e cremosa. Eles são encontrados no País em diversos sabores, mas os mais tradicionais são creme, manga, cardamomo, açafrão e pistache. Devido à sua densidade, o kulfi leva mais tempo para derreter do que o sorvete tradicional.
Arroz doce com passas, pistache e açafrão
O Kheer é um arroz doce da culinária indiana, feita tradicionalmente com arroz cozido, polvilho, leite e açúcar, e aromatizado com cardamomo, passas, açafrão, castanha de caju, pistache ou amêndoas. Geralmente, o prato é servido durante uma refeição ou como sobremesa, mas não diariamente. Por ser muito pesado, ele é especial para festas, templos ou ocasiões, nas celebrações hindus, por exemplo, essa sobremesa é obrigatória.
O favorito dos brasileiros também consta na lista “os 10 pratos da culinária da Índia”
O gulab jamun é um doce com base de leite em pó, logo, é fácil de agradar os brasileiros. Muito popular nos países do sul asiático, principalmente na Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão e Bangladesh, o gulab jamun leva na sua receita muito leite em pó, manteiga, cardamomo em pó, leite fresco e farinha de trigo. São feitos vários bolinhos, que devem ser fritos e servidos banhados em uma calda de água de rosas. Já deu vontade, né? Algumas receitas colocam, ainda, outros temperos e enfeitam com nozes e amêndoas.
Dica extra: não deixe de provar o chai latte
Uma dica extra que mistura opinião pessoal e também compartilha, entre os 10 pratos da culinária da Índia, uma bebida sensacional. Você já se deparou com o chai latte pelos cardápios? É bem comum encontrar essa bebida pelas cafeterias brasileiras, mas o seu país de origem é a Índia, onde eles são fascinados por chá, ainda mais com leite. Originalmente chamado de masala chai, o chai latte nada mais é do que uma mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso resulta em uma mistura deliciosa, levemente picante e rica em benefícios à saúde.
Quando foi criado, o masala chai era servido só com as especiarias, quente ou frio, como remédio para algumas doenças. Foi em 1853, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, que as folhas foram acrescentadas à mistura. Como o chá era caro, os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje, a bebida é mundialmente conhecida como chai latte. E o reconhecimento é merecido, seja na sua cidade, em casa, ou em uma viagem, não deixe de provar essa delícia, uma das melhores misturas de chá com leite no mundo.
Qual opção entre os 10 pratos da culinária da Índia você mais gostou? Que tal fazer alguma em casa no final de semana? Assim você já vai com o paladar preparado na sua viagem para a terra dos indianos! Tem mais alguma sugestão? Deixa nos comentários deste conteúdo do Viajar é Vida.
Um comentário