Quais os 5 maiores museus do mundo?

Você sabe quais os 5 maiores museus do mundo? A lista que indica os maiores museus do planeta leva em consideração o espaço destinado às galerias e, consequentemente, ao público que visita o local todos os anos. O interessante é saber que os maiores museus estão espalhados pelo mundo, não se concentrando em apenas um país ou continente. Você tem um palpite sobre quais os 5 maiores museus do mundo?

Museu do Louvre é símbolo de Paris e o primeiro da lista 

Estabelecido em 1792, o Museu do Louvrerecebe 9,7 milhões de visitantes por ano em seus 72 mil metros quadrados de área. Ao todo, 38 mil objetos da pré-história até o século 21 estão expostos por lá, incluindo a famosa obra Mona Lisa, a mais notável obra de Leonardo da Vinci.

O Museu do Louvre já foi cenário de livros, de filmes, de séries… é sempre lembrado como símbolo de Paris. E apesar de carregar uma carga histórica, o Louvre também tem a ver com modernidade. O site do Museu do Louvre oferece várias trilhas temáticas criadas para fornecer uma visão geral do escopo e da riqueza das coleções do museu. Cada trilha é baseada em uma seleção de obras que tipificam um período, um movimento artístico ou um tema. Eles podem ser visualizados on-line ou impressos antes de uma visita ao museu.

Para aproveitar ao máximo a visita, dê uma olhada nas plantas interativas  e verifique a programação dos fechamentos antes de ir ao museu. Se certas obras na trilha não estiverem disponíveis para visualização (devido a exposições, empréstimos, obras de conservação etc.), pule para a próxima parada.

Mais de 3 milhões de itens integram o acervo do State Hermitage Museum na Rússia

Com 66 mil metros quadrados de galeria e criado em 1764, o State Hermitage Museum é um museu de cultura e arte que está aberto ao público ininterruptamente desde 1852. São três milhões de itens expostos em um conjunto de seis prédios.

O museu fica localizado às margens do Rio Neva, em São Petersburgo, o que ajuda a responder a pergunta: quais os 5 maiores museus do mundo. A coleção do State Hermitage Museum possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do Norte da África. No conjunto de prédios onde está instalado o museu, está o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa.

Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças. O museu mantém ainda um teatro, uma academia musical e projetos subsidiários em outros países.

Museu Nacional da China bate próprio recorde de visitantes 

O Museu Nacional da China fica em Pequim tem a missão de educar sobre a história e a arte chinesas. Surgiu em 2003, da divisão de outros dois museus que ocupavam a mesma área desde 1959: o da Revolução Chinesa e o Nacional de História Chinesa.

Em 2018, o Museu Nacional da China registrou recorde de público com a entrada de 8,61 milhões de pessoas, uma média de 30.860 por dia. Entre as exposições organizadas, a comemorativa pelo 40º aniversário da reforma e abertura da China foi a mais popular, atraindo 2,3 milhões de visitantes em, 45 dias. Entre as melhorias de acesso, o Museu Nacional da China aboliu os ingressos de papel e permitiu aos visitantes entrar com uma identificação válida. O museu é mantido pelo governo da China.

Museu Metropolitano de Arte é um dos pontos mais visitados de Nova York

Na lista dos lugares mais visitados da Big Apple, o Museu Metropolitano de Nova York também ajuda a responder a pergunta: quais os 5 maiores museus do mundo? Ele recebe anualmente mais de seis milhões de visitantes e tem um acervo de mais de 2 milhões de peças, incluindo obras raras de artistas como Claude Monet e Vincent van Gogh.

O Museu Metropolitano de Arte de Nova York foi criado em 1870 e possui hoje 58 mil metros quadrados de área. É o maior museu dos Estados Unidos e figura entre os que são mais visitados no planeta. A coleção permanente consiste em obras de arte da antiguidade clássica e do antigo Egito, além de pinturas e esculturas de quase todos os mestres europeus e uma extensa coleção de arte americana e moderna. Mantém ainda extensas participações de arte africana, asiática, oceânica, bizantina, indiana e islâmica

Museus do Vaticano contam a história da Santa Sé

Datado de 1506, os Museus do Vaticano tem 43 mil metros quadrados de área com galerias que exibem obras da imensa coleção construída pelos papas ao longo dos séculos, incluindo algumas das mais famosas esculturas clássicas e obras-primas mais importantes da arte renascentista no mundo. É um conjunto de museus que contêm cerca de 70 mil obras, das quais, 20 mil em exposição.

Os Museus Vaticanos (Musei Vaticani), em Roma, são formados por um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos.

E aí, sabia já quais os 5 maiores museus do mundo? Você já conheceu algum? Se puder escolher apenas um, qual seria e por quê?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*