O que conhecer no litoral de Santa Catarina

A costa catarinense tem pouco mais de 500 quilômetros de extensão e concentra uma infinidade de beleza neste trecho litorâneo.  O que não falta é o que conhecer no litoral de Santa Catarina. Tem praias para todos os gostos e idades, para praticantes de atividades esportivas ou para quem quer apenas um descanso à beira-mar. Com água em temperatura agradável, muito verde, uma geografia incrível e muita hospitalidade, conhecer o estado do Sul do Brasil é uma delícia. E vale durante o ano inteiro. Porque mesmo fora da temporada de verão, sempre há alguma atividade ou cenário para ser admirado.

O estado catarinense é realmente rico em belezas naturais e quem ama praia já sabe que precisa ler este post preparado pelo Viajar é Vida sobre o que conhecer no litoral de Santa Catarina. Malas feitas?  Então, bora para esta viagem.

Mapa de Santa Catarina mostra que entre a primeira a última cidade do litoral são cerca de 6h
Mapa: Google

O que conhecer no litoral de Santa Catarina: começamos pelo norte do Estado

Vamos começar pelo litoral norte, bem na divisa com o Paraná. A primeira praia de Santa Catarina é Itapoá, no município de mesmo nome. São 32 quilômetros de orla, divididos em algumas praias. Na divisa com o Paraná, entre os rios Sai Mirim e Saí-Guaçu, existe a praia de mar aberto, com uma larga faixa de areia e águas claras. A Praia da Barra do Saí tem águas agitadas ideais para quem gosta de surfe e está entre as preferidas dos pescadores para a pesca de arremesso.

Ainda na região norte de Santa Catarina, as praias de São Francisco do Sul chamam a atenção. Primeiro que a cidade é uma das mais antigas do Brasil e mantém todo o charme colonial na sua região histórica. Depois porque é muito bem recortada pelas praias. Itaguaçu, Enseada, Ubatuba, do Molhe, Ervino… as praias de São Chico são boas para a pratica de atividades físicas na água, mas também na areia. E tem ainda locais bem tranquilos para crianças aproveitarem junto dos pais. Para quem curte pescados e frutos do mar, a Praia do Calixto é onde fica a mais importante comunidade pesqueira. De lá saem os frutos do mar servidos em diversos bares e restaurantes da região.

Já a praia do Ervino possui 6 quilômetros de extensão e é ideal para quem busca sossego. A origem do nome vem de um senhor chamado Ervino Klug que mantinha uma cabana onde vivia até o final da década de 1960.

São Francisco do Sul é uma das mais antigas cidades do Brasil e na lista do que conhecer no litoral de Santa Catarina
Foto: divulgação

Região centro-norte também na lista sobre o que conhecer no litoral de Santa Catarina

Mais em direção ao centro do litoral, também chamada de região centro-norte, ficam cidades e belas praias como Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Esta região possui um consórcio intermunicipal de turismo chamado Costa Verde & Mar cuja principal intenção é fomentar ações conjuntas e dar força turística aos municípios de maneira integrada. Até porque geograficamente de ponta a ponta são apenas 30 quilômetros e inúmeras possibilidades de atrativos.

Balneário Piçarras e Penha possuem recortes naturais que garantem praias das mais tranquilas às mais agitadas. E com muito verde em volta. Das praias é possível avistar algumas ilhas e admirar a beleza destes dois municípios. Balneário Piçarras é inclusive Bandeira Azul o que demonstra a preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente e bem-estar dos banhistas. Penha é a cidade-sede do Beto Carrero World.

Mais adiante um pouco, ficam Itajaí com sua Praia Brava como a mais famosa da lista. Gente bonita, bares, restaurantes, baladas, clima litorâneo gostoso que só vendo. Do ladinho está Balneário Camboriú e sua Praia Central repleta de atrativos e equipamentos turísticos, além de praias agrestes fenomenais, como Estaleiro e Taquaras, onde o ritmo é outro e a natureza é o principal ingrediente.  

Balneário Piçarras tem ilhas e praia com Bandeira Azul
Foto: divulgação

Ali perto tem muito mais o que fazer!

Adiante um pouco ficam Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Itapema e sua Meia Praia ganham ponto para quem curte locais mais urbanizados. Mas há outras praias na cidade, como a Praia Grossa que é bem erma e com menos público. Porto Belo mantém praias mais tranquilas, graças a sua posição geográfica. E o nome da cidade tem a ver com sua geografia e história. Por aqui os colonizadores perceberam que além de bem aportados com segurança era um lugar de beleza natural incrível. Na cidade há lugares como o Caixa D’Aço com seus bares flutuantes e onde é necessário chegar de barco ou a Ilha de Porto Belo que possui atividades naturais e muito contato com a natureza.

Bombinhas é o próximo município. É quase uma península que se adentra no mar e garante praias diferentes que enchem os moradores de orgulho. De Quatro Ilhas e suas grandes ondas ao Canto Grande de Dentro que mais parece uma lagoinha, sempre há um mar azul ou verde esmeralda e muita Mata Atlântica para quem for visitar Bombinhas.

Bombinhas tem várias praias na lista do que conhecer no litoral de Santa Catarina
Foto: divulgação

Região da Grande Florianópolis é repleta de atrativos para a lista sobre o que conhecer no litoral de Santa Catarina

Seguindo rumo à Grande Florianópolis, vale ressaltar as belezas de Governador Celso Ramos. Ela não poderia ficar de fora da lista sobre o que fazer no litoral de Santa Catarina. A cidade faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e sua colonização também é bem antiga. Por isso vários elementos são da época colonial o que torna a região ainda mais bela. No ponta de calma enseada fica a Praia de Armação da Piedade, muito ocupada por banhistas. A capela e as ruínas da armação baleeira são atrações do lugar.

Dali até Floripa é um pulo. E o que dizer dessa cidade que sozinha tem 42 praias? O Viajar é Vida já havia feito outro post sobre as 7 melhores praias de Florianópolis e este conteúdo você pode ver no link.

Governador Celso Ramos fica na Grande Florianópolis
Foto: divulgação

Ao sul Santa Catarina não para de dar espetáculo

Seguindo pela BR-101, agora mais ao Sul de Santa Catarina, porém ainda na Grande Florianópolis temos a Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça. O clima é pé na areia e rosto ao sol. Além do surfe e do turismo como fontes de economia, a pesca artesanal da tainha é outra fonte de renda que faz girar a economia entre maio e julho. Após esta praia, outra que está na lista sobre o que fazer no litoral de Santa Catarina é a Praia do Rosa, já em Imbituba. Ela é considerada um paraíso tropical conhecido pelo mar, natureza, barracas de comida, trilhas, surfe e observação de baleias.

Também na região, fica Garopaba, outro lugar incrível para a observação das baleias-franca. A cidade fica 84 quilômetros ao sul de Florianópolis. As baleias podem ser observadas de junho a novembro na região quando buscam acasalamento.

A Guarda do Embaú está entre as praias que merece ser visitada no litoral catarinense
Foto: divulgação

O que conhecer no litoral de Santa Catarina: todo o litoral sul

Acha que terminou? Pois o sul do litoral de Santa Catarina reserva ótimas surpresas. Como o Farol de Santa Marta que tem 29 metros de altura e projetor de 1000 watts. Ele está em operação desde 1891 e fica distante 14 quilômetros do Centro de Laguna. A cidade tem ainda a Praia do Mar Grosso conhecida pelo carnaval e atividades no verão e a Praia do Sol. Com grande faixa de areia dourada e mar agitado com boas ondas, a Praia do Sol é o local para praticar esportes ou simplesmente relaxar.

Jaguaruna fica no Sul de Santa Catarina e tem praias para diferentes gostos. Do mar calmo com areia fina à vila de pescadores. A cidade possui pelo menos seis delas e recebe milhares de visitantes todos os verões. A dica veio de uma leitora do Viajar é Vida, por isso o post foi atualizado.

Elayne Christine disse que “sim, Santa Catarina dá show em suas praias lindas!”. Mas falou falar da cidade das praias: Jaguaruna. Ela mora na localidade de Garopaba do Sul, município de Jaraguaruna, local onde tem praia com dunas lindas, pôr do Sol deslumbrante, delicioso canto quase deserto que é ótimo para meditar, caminhar e namorar!

Passos de Torres e a última cidade litorânea antes de chegar ao estado do Rio Grande do Sul. São 24 diferentes praias, embora apenas 5 podem receber os visitantes com estrutura adequada. Quem for à região poderá visitar Bella Torres, Rota do Sol, Rosa do Mar, Barra Velha e Praia do Passo de Torres.

Laguna é outra cidade do Sul catarinense na lista do que conhecer no litoral
Foto: divulgação

Curtiu este conteúdo sobre o que conhecer no litoral de Santa Catarina? Dá para se aprofundar em cada região e aproveitar muito tudo o que o estado catarinense tem para oferecer. Nas redes sociais o Viajar é Vida fez uma enquete e foi bem disputada: metade dos participantes ainda não conhecem nada do litoral catarinense. Se puder dar um conselho de algo que tem que ser visitado, qual seria? Deixe nos comentários.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*