7 aquários para visitar com os filhos no Brasil

Uma verdadeira aula de ciências, com a possiblidade de entender melhor o habitat e os costumes das espécies. Assim funcionam os aquários, que fazem os visitantes se sentirem especiais ao ter este contato aproximado com peixes e outros animais da água. O Viajar é Vida traz os 7 aquários para visitar com os filhos no Brasil, numa lista que contempla diferentes estados brasileiros.

O Oceanic Aquarium de Balneário Camboriú (SC) foi inaugurado há pouco

O aquário localizado na Barra Sul, em Balneário Camboriú, foi criado e pensado para a conscientização desta e das futuras gerações sobre preservação ambiental. O local conta com uma área de apoio que receberá animais resgatados e feridos, tratará e devolverá à natureza. Toda a estrutura foi projetada de forma limpa e moderna, em estrutura metálica para evitar resíduos.

Aquário de Balneário Camboriú foi recém-inaugurado
Foto: Divulgação

O Oceanic Aquarium possui 25 diferentes recintos com mais de 100 espécies de todo o mundo. Com uma infraestrutura completa, há um sistema interna possível de receber os animais e prepará-los para o transporte até o aquário, mas também para examinar e tratar os animais (se for o caso). A área interna possui uma ala dos peixes, a área externa possui as quarentenas dos jacarés, pinguins e lontras. Os recintos são bem amplos, equipados e cumprem todas as exigências técnicas dos órgãos ambientais e atendem a protocolos de manejo pré-determinados para a manutenção desses animais. O recinto dos pinguins possui climatização e teto retrátil.

7 aquários para visitar com os filhos no Brasil: Aquário da Bacia do Rio São Francisco em Belo Horizonte

O Rio São Francisco corta 5 estados do país e passa por 521 municípios. Não à toa merece esse espaço localizado em Belo Horizonte. São peixes nativos e exóticos das águas do Rio São Francisco, dispostos em 21 tanques com 3 mil espécies da bacia, sendo algumas em extinção. Há também um segundo piso, onde é possível observar os peixes de cima, numa atividade muito interessante aos pequenos. O Aquário da Bacia do Rio São Francisco integra a lista dos 7 aquários para visitar com os filhos no Brasil.

Funciona desde 2010 e ocupa uma área com 22 diferentes recintos que, em seus variados tamanhos e formatos, contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água. O Aquário da Bacia do Rio São Francisco é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas entre as espécies como dourados, curimatãs, pacamãs, piabas, surubins e pirambebas. 

Foto: divulgação

7 aquários para visitar com os filhos no Brasil: Oceanário de Aracaju

Localizado na Praia de Atalaia, o Oceanário de Aracaju tem formato de tartaruga gigante e 70 espécies de animais em exposição. Por aqui é possível acompanhar palestras, ver vídeos e ter a experiência de ver pessoalmente espécies como arraias, tubarões, moreias, xaréus e caranhas. Algumas espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes podem ser tocadas, com orientação de um monitor. Este é o primeiro oceanário do Nordeste e o quinto do Brasil.  Fica a apenas 500 metros do mar e é um dos atrativos turísticos de Aracaju.

O Oceanário reúne cerca de 70 espécies diferentes, todas nativas de Sergipe expostas em 18 aquários (cinco de água doce e 13 de água salgada). Logo na entrada, fica o maior deles, o grande aquário oceânico, com 150 mil litros, abrigando cerca de 30 espécies.

Foto: divulgação

Aquário de São Paulo tem ecossistemas do Brasil e do Exterior

Situado no Bairro do Ipiranga, o Aquário de São Paulo tem cerca de 300 espécies e 3 mil animais. Além de possuir réplicas das florestas brasileiras, há ainda dinossauros em tamanho real e navios submersos. No setor marinho, há um submarino naufragado por onde circulam tubarões e raias. Entre os ecossistemas nacionais representados, há a Floresta Amazônica, o Pantanal e a Bacia do Rio Tietê.

A mais nova ampliação do Aquário de São Paulo foi em 2015, quando foi realizada uma grande ampliação com a criação de 13 novos tanques/recintos em uma área de 7 mil metros quadrados. Essa ampliação convida os visitantes a fazerem uma viagem ao mundo animal para conhecer animais de fora do país. Suricatas, colobus e lêmures do continente africano; raposas voadoras e pítons da Indonésia; cangurus, vombates, equidnas e coalas da Austrália; focas, leão marinho, lobos-marinhos e os ursos polares vieram para encantar e sensibilizar ainda mais o público visitante. O Aquário de São Paulo é um dos 7 aquários para visitar com os filhos no Brasil.

Aquário de São Paulo tem atividades como acompanhar a alimentação dos bichos
Foto: divulgação

O maior aquário da América do Sul fica no Rio de Janeiro

Considerado o maior aquário marinho da América do Sul, o Aqua Rio tem 26 mil metros quadrados de área construída e 4,5 milhões de litros d’água. O local abriga 5 mil animais, de 350 espécies do Brasil e do mundo. Eles estão divididos em 28 recintos. Além da visitação tradicional, há atividades extras e bem diferentes no Aqua Rio como o mergulho de flutuação no aquário com algumas espécies e até dormir dentro do espaço! Esta experiência ocorre das 18h às 8h do dia seguinte, com uma série de atividades noturnas com equipe especializada no atendimento. São feitos grupos fechados com dinâmicas, atividades pedagógicas, alimentação e a noite do soninho.

Para os maiores, há na programação a possibilidade de conhecer uma exposição de conchas, explorar o mundo marinho por meio de microscópios e até visitar o museu do surfe com várias pranchas do surfista Rico de Souza. Anote aí mais um da lista de 7 aquários para visitar com os filhos no Brasil.

Aquário do Rio de Janeiro é o maior da América do Sul
Foto: divulgação

Em Natal, aquário tem também espécies terrestres

Além de lugar para manutenção das espécies, o Aquário de Natal – considerado o maior do Nordeste – tem um espaço para reabilitação de animais encontrados na orla e nas estradas para depois fazer a devolução à natureza. A atividade prevê o contato com animais, incluindo hipopótamos e pinguins, e até a opção de mergulho com tubarões. Funciona desde 1999 e moradores como cavalos-marinhos, arara-canindé, waterbuck, jaguatirica e macaco-aranha. É também um zoo terrestre, para a preservação de espécies.

Foto: divulgação

7 aquários para visitar com os filhos no Brasil: Aquário de Bonito

O Aquário de Bonito, no Mato Grosso do Sul, serve para mostrar aos visitantes a diversidade das espécies locais. Com uma infinidade de rios, córregos e lagos das cidades de Bonito, Serra da Bodoquena e Pantanal são mais de 260 tipos de peixes que grande parte poucos já viram.

No Aquário de Bonito, atualmente, são mais de 60 tipos incluindo peixes raros como albinos e espécies exóticas do Pantanal. É possível ter interação com parte destes moradores. Na região, é possível realizar mergulho no Aquário Natural, com águas transparentes e cardumes. Tem ainda a Trilha dos Animais, com pontos de observação de emas, jacarés, cervos do pantanal e lobos-guarás.

Aquário de Bonito recebe grupos de estudante
Foto: divulgação

E aí, o que achou desta lista??? Você conhece outros além destes 7 aquários para visitar com os filhos no Brasil? Conte para o Viajar é Vida e compartilhe esta experiência com os nossos leitores.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*