7 países que possuem cânions incríveis

“7 países que possuem cânions incríveis”

A natureza é mesmo mágica e repleta de cenários que mostram o seu poder. É o que acontece com os cânions, formações naturais que são vales profundos com encostas quase verticais e podem se estender por quilômetros, além de chega a até 5 mil metros de profundidade. Claro que a formação não ocorre de uma hora para outra, são milhares, até milhões de anos, recebendo a força das águas como de rios. A maior parte dos cânions surge depois de um longo e lento processo de erosão.

E a natureza garantiu cânions em diferentes partes do planeta. O Viajar é Vida destaca neste post os 7 países que possuem cânions incríveis. Você irá se encantar com tamanha beleza e grandiosidade.

Estados Unidos têm belos e talvez os mais famosos cânions

O estado do Arizona nos Estados Unidos possui os mais reconhecidos cânions do mundo. A indústria cinematográfica ajudou bastante nesta divulgação e hoje o Gran Canyon está na lista dos viajantes. Esse desfiladeiro fica dentro de um parque nacional de 5 mil quilômetros quadrados e pode ser visitado em suas trilhas.

Todo o Grand Canyon possui 446 quilômetros de extensão, com até 29 quilômetros de largura. A profundidade do local pode chegar a 1 quilômetro e 800 metros. Sua criação remonta 2 bilhões de anos!!!!!

Também no Arizona fica o Coyote Buttes que chama a atenção não apenas pela grandiosidade, mas também pelas formas onduladas e multicoloridas de suas ondas desenhadas nas rochas. Apesar de majestoso, o controle de visitas é bem amplo, já que as rochas deste local são mais frágeis e o risco de interferência humana é grande.

Também no Arizona, o Antelope Canyon tem 150 metros de altura e apesar de ser um dos mais visitados, só se entra lá depois de uma licença especial e a presença de um guia da Nação Navajo.

O Gran Canyon é o mais famoso do mundo
Foto Gran Canyon: Vagn Olsen/Pixabay

7 países que possuem cânions incríveis: México e o seu Sumidero Canyon

Localizado na cidade mexicana de Chiapa de Corzo, o Sumidero Canyon tem praticamente o mesmo período de existência do Gran Canyon, nos Estados Unidos. Teria surgido da rachadura na crosta da área e depois pela erosão do rio Grijalva que segue até hoje. As paredes verticais do Sumidero Canyon podem chegar a mil metros e tão verticais que chegam a 90 graus por cerca de 13 quilômetros.

Este cânion fica em um parque, que é uma área protegida que se estende por quatro cidades da região. Boa parte da vegetação local é de floresta tropical e há uma barragem que garante o armazenamento de água e a geração de energia hidrelétrica na região. Quem visita o local encontra paisagens diferenciadas e muitas cachoeiras, garantindo um contato bem amplo com a natureza.  

No México, destaque para o Sumidero Canyon
Foto: Dezalb/Pixabay

A Namíbia com o Fish River entra na lista de 7 países que possuem cânions incríveis

A Namíbia, na África, também tem seu representante entre os mais incríveis cânions do mundo. São 160 quilômetros de comprimento e mais de 500 metros de profundidade, sendo a atração mais visitada do país africano. O surgimento teria sido a partir de erosões há 650 milhões de anos pelas forças das águas do Fish River, vento, gravidade e movimentos da terra.

O Fish River (ou Rio do Peixe, em uma tradução livre), é o mais longo rio de interior da Namíbia, apesar de possuir um fluxo mais modesto em relação ao que era no passado. Acredita-se que tenha relação com o aquecimento global. Sua importância é tão grande, que o Fish River foi declarado monumento nacional em 1962. E merece estar na lista de 7 países que possuem cânions incríveis.

7 países que possuem cânions incríveis: Namíbia
Foto: Tracy Angus-Hammond/Pixabay

Colca Canyon e Cotahuasi ficam no Peru e possuem cânions mais profundos das Américas

No Peru, dois cânions mostram que a natureza foi generosa por lá. O Vale do Colca foi formado pelo Rio Colca, no sul do país, na região chamada Arequipa. É o terceiro destino turístico mais visitado do país, com cerca de 120 mil visitantes por ano. E não é à toa que tanta gente viaja até lá! O Colca Cânion tem 4.160 metros de profundida, o dobro do que é o Grand Canyon nos Estados Unidos. A região forma um vale andino colorido, que foi povoado por povos pré-incas. Além da natureza em si, outra atração deste cânion é a observação dos condores, considerada a maior ave voadora do mundo.

A lista dos 7 países que possuem cânions incríveis não termina com este do Peru. Na mesma região de Arequipa, o Peru também foi presenteado pelo Cânion de Cotahuasi. São 3.535 metros de profundidade, novamente muito mais alto do que o Gran Canyon. Cotahuasi fica entre dois grandes maciços rochosos, o de Solimana e o de Coropuna, duas montanhas que chegam a 6 mil metros em relação ao nível do mar. Percorrer o local é se deparar com diferentes ecossistemas.

No Peru, os viajantes aproveitam o cânion para observar os condores
Foto Colca Canyon: Eduardo Alarcon/Pixabay

Cânion de Kali Gandaki é o representante do Nepal na lista dos 7 países que possuem cânions incríveis

Em termos de profundidade, não tem pra ninguém. O desfiladeiro de Kali Gandaki fica no Himalaia no Nepal e é o cânion mais profundo do mundo. A altitude nos pontos mais elevados pode chegar a 5.571 metros. A região é usada como rota comercial entre a Índia e o Tibete há séculos. Hoje, faz parte de uma rota de trekking popular por viajantes do mundo inteiro. Além disso, o Rio Gandaki também recebe viajantes interessados em fazer rafting, com as incríveis paisagens do Himalaia como cenário.

O Nepal tem o cânion mais profundo do mundo
Foto: Wikipedia

A França se representa com o cânion Gorge du Verdon

Localizada na Riviera Francesa e chamado também de Garganta Verde, o Cânion Gorge du Verdon é um dos símbolos da região sudeste da França. São cerca de 25 quilômetros de comprimento por 700 de profundidade. Ele é formado pelo Rio Verdon e sua estonteante cor verde-turquesa e pela incrível massa verde da vegetação que se forma nos arredores.

Como a região é bastante turística, este desfiladeiro é muito popular entre os viajantes que aproveitam o lugar para andar de caiaque, caminhar, fazer trilhas ou apenas aproveitar a orla do rio.

Dos 7 países que possuem cânions incríveis, este da França é totalmente diferente pela cor do rio
Foto: Tom und Nicki Löschner/Pixabay

Paredões fazem parte da paisagem brasileira

No Sul do Brasil, os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza chamam a atenção pelo tamanho, profundidade e área verde. Localizado na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui quase 6 quilômetros de extensão e paredões de 700 metros de altura. O acesso é feito por trilhas dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Bem próximo fica também o Cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, também na cidade de Cambará do Sul. São outros 7 quilômetros de extensão e 900 metros de profundidade até a parte mais baixa.

Na mesma região fica o Cânion Malacara, que também pode ser acessado pelos parques locais. Esta formação possui 700 metros de altura e 3,5 quilômetros de extensão. Este percurso é de nível mais elevado, exigindo acompanhamento de guias locais.

O Brasil está na lista dos 7 países que possuem cânions incríveis
Foto Cânion Itaimbezinho: Altamiro/Pixabay

O que achou desta lista dos 7 países que possuem cânions incríveis? Você já visitou algum deles?  Se sim, como sua experiência? Conte para o Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*