Quais as trilhas mais legais de Santa Catarina

Se tem algo que chama a atenção em Santa Catarina é a natureza. Não à toa é chamada de Santa e Bela Catarina. E com tanto cenário junto ao verde, o Viajar é Vida fez uma pesquisa para destacar quais as trilhas mais legais de Santa Catarina. Mochila nas costas, bonezinho pra trás, repelente e água e pronto, você já pode partir. Não sem antes ler com detalhes todas estas dicas.

Lagoinha do Leste na lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina

Quais as trilhas mais legais de Santa Catarina? Lugar incrível e paradisíaco, a trilha que leva até a Praia da Lagoinha do Leste é de nível médio, com aproximadamente 2 quilômetros até a orla. Este trecho inicial foi recauchutado pela prefeitura e mantém condições de acesso facilitado para pessoas de todas as idades, transformando este primeiro trecho em nível médio.

Lagoinha do Leste é a praia onde se chega e que só tem acesso a pé ou por embarcação. Pelas trilhas existem dois caminhos e este que é bem cuidado começa na Praia de Pântano do Sul, onde existe uma comunidade de pescadores.

Em cerca de 40 minutos de caminhada já se chega ao topo do morro, onde é possível avistar tanto a praia quanto a lagoa que existe no local. A partir daí, é só descida para ver de perto esse pedaço ainda quase intocado da natureza em Florianópolis.

Foto: Wikipedia

Para aproveitar a praia o ideal é ir nos dias de Verão ou de calor, já que a água local é bem fria. A recomendação é iniciar a trilha logo cedo para evitar o sol mais forte. Outra dica importante: mochila com água e algum alimento deve fazer parte dos itens a serem levados para lá.

Além deste percurso, tem ainda o que começa na Praia do Matadeiro. Este é mais longo, dura cerca de 2 horas e o nível é mais pesado. Esta trilha margeia todo o costão que separa as duas praias. Embora seja longa, a vegetação é mais rasteira, ou seja, evite dias ou horários de sol intenso.

Foto: Papa Pic/Flickr

Apesar de ser uma região de praia, vá de tênis ou outro calçado específico para trilhas. Assim você evita aborrecimentos e cumpre a missão da melhor maneira. E se optar por este caminho, faça o percurso de volta pela trilha que vai até Pântano do Sul.

Bom, você chegou na orla da Praia da Lagoinha do Leste e acha que acabou? Não, você tem a chance de subir até o Morro da Coroa, que a gente considera como parte integrante da Trilha da Lagoinha do Leste e, claro, faz parte da nossa lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina. O local onde se tem a melhor vista desta praia isolada de Floripa. Apesar de que será necessária muita força de vontade e esforço para chegar ao topo. O percurso começa no costão direito da praia, por uma passagem entre pedras e arbustos. Em seguida o trecho de subida é bem demarcado em geral, porém com muitas pedras. E no topo há formações rochosas importantes e que tornam o passeio ainda mais bonito (e difícil). Mas a vista compensa qualquer sacrifício.

Pico da Pedra também na lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina

Em meio à Mata Atlântica a trilha leva ao cume da montanha cuja pedra bem acentuada dá nome ao local. E é onde se tem uma vista panorâmica de Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú. Aqui se sem uma verdadeira noção do que é a chamada Costa Verde & Mar. O potencial da natureza, que mescla mata verdejante e praias muito próximas pode ser muito bem conferida nesta trilha do Pico da Pedra, na cidade de Camboriú.

A entrada fica em frente ao campo de futebol. Dali, começa-se a percorrer a trilha que leva cerca de 1h45min até o topo. A região é uma área de proteção ambiental, que possui esta trilha ecológica com aproximadamente 2.500 metros e 660m de altitude. No final da subida, possui uma enorme pedra ponte aguda que é possível escalar. Água, alimento, repelente, óculos de sol e boné são indispensáveis.

Fotos: Divulgação

Rota das Cachoeiras é hit em Corupá

Na região Norte de Santa Catarina, no município de Corupá, fica a rota das cachoeiras e obviamente ela estaria nesta lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina. A trilha em meio à Reserva Particular de Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella tem 14 cachoeiras em sequência para serem visitadas. O local possui 1.156 hectares e há um misto de Mata Atlântica e Flores de Araucárias, com pelo menos 200 tipos diferentes de plantas catalogadas. Para se chegar à última e mais imponente das cachoeiras, é preciso estar preparado.

O trajeto é feito por trilhas (alguns trechos mais íngremes) que contornam o rio e permite uma caminhada sempre muito próximo às águas. São cerca de 2.900 metros de extensão e cerca de 3 horas e meia para fazer o trajeto de ida e volta. Diferentes quedas d’água estarão pelo caminho, mas a mais impressionante é mesmo a Cachoeira do Salto Grande, com seus 125 metros de queda.

Não se esqueça que, por ser uma área particular, é cobrado um ingresso para entrar no parque. Porém, a venda não é feita na entrada. Você precisa adquirir no caminho, nos restaurantes e supermercados que possuem a placa de venda de ingressos. O valor é de R$ 15 e o parque mantém uma estrutura com banheiros, lanchonete e estacionamento.

Foto: Secretaria de Turismo

Naufragados é outra representante de Floripa na lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina

Situada a 43 quilômetros ao Sul do Centro de Florianópolis (é a praia mais ao Sul da ilha), Naufragados tem uma trilha que a separa da estrada. Para se chegar lá, então, só a pé ou com as embarcações que levam da Caieira da Barra do Sul até a ponta de Naufragados.

No percurso de trilha, é possível avistar cachoeiras e até as ruínas de um engenho de farinha. E este trajeto é histórico. Acredita-se que é utilizado desde a inauguração do farol, no costão direito da praia, em 1861. Foi neste mesmo período que as famílias passaram a se mudar para aquela região.

Uma outra trilha que leva à estrada, na região da Praia do Saquinho, fica em área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro. Por lá existem algumas casas de madeira, formando uma pequena comunidade, onde funcionam quatro restaurantes.

Naufragados é uma das representantes de Floripa na lista de trilhas
Foto: Wikipedia

No Vale do Itajaí, tem o Pico Mordida do Gigante, em Guabiruba

Subir cerca de 630 metros acima do nível do mar e de lá observar em 360 graus as belezas de Brusque, Guabirura e Gaspar. O Vale tem suas belezas e o Pico da Mordida do Gigante está entre elas e lógico que estaria aqui na nossa lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina. O cume é o ponto mais difícil, já que é necessário escalar uma pedra de 3,5 metros. Embora magnífico, o lugar é privado. Por isso, há a necessidade de autorização. E a melhor dica é fazer o trajeto com guias, já que há o risco de se perder na mata.

Esta é uma trilha de alta dificuldade, porque é subida contínua de montanha. O percurso inteiro, considerando ida e volta são cerca de 5,2 quilômetros.

Guabiruba entra na lista de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina
Foto: Cristiane Campos

Rio do Boi é apenas uma das várias trilhas da região dos cânions

A região dos cânions está repleta de trilhas em Santa Catarina.
Foto: divulgação

Na divisa com o Rio Grande do Sul, na cidade de Praia Grande, fica a trilha do Rio do Boi. O lugar é magnífico e a trilha segue na parte baixa dos cânions, neste caso, no Cânion Itaimbezinho. Embora seja uma trilha praticamente na mesma altitude, recomenda-se que o trekking seja feito apenas por aqueles que já têm ligação com a atividade. São pelo menos 7 horas de caminhada considerando ida e volta.

Grande parte do percurso é feita pelo leito do rio (com muitas pedras) e só é possível realizar a trilha de acordo com o nível de água do Rio do Boi. Partindo do Centro de Praia Grande, o trajeto é de 12 quilômetros até a entrada do parque onde é feita a trilha. No caminho, o visitante encontrará cascatas, piscinas naturais, e águas cristalinas. Os guias profissionais são obrigatórios (sem eles você não pode entrar no parque) e cada um deles só pode levar no máximo 12 pessoas.

Prepare sua mochila com lanche, água, repelente e filtro solar. Boné, calçado fechado (eles vão ser molhados) e roupas confortáveis também devem estar na sua lista. Na entrada do parque é solicitada a apresentação de um documento original com foto.

Trilha do Rio do Boi entre as melhores trilhas de Santa Catarina
Foto: divulgação

Qual sua impressão sobre esta listagem de quais as trilhas mais legais de Santa Catarina? Você que é morador do Estado, já conheceu todas elas??? E você que mora fora, quais as trilhas você já fez por aqui? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*