México vai exigir visto para brasileiros

Uma crise migratória na fronteira com os Estados Unidos fez com que o governo tomasse a decisão. O México vai exigir visto para brasileiros para evitar contratempos com o país vizinho, já que em 2021, até o dia 30 de setembro, 47.484 cidadãos do Brasil foram detidos pela patrulha de fronteira americana. Os dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA mostram que foi um aumento de 400% em relação a todo ano passado, quando 9.147 foram detidos.

O México vai exigir visto para brasileiros que viajam como turistas de maneira temporária. Pelo menos até que os fluxos migratórios estejam seguros, ordenados e regulares, afirma o governo no documento apresentado ao governo do Brasil. Desde 2013 havia um acordo entre os dois países para entrada de cidadãos sem a necessidade do visto.

México vai exigir visto para brasileiros
Foto: WikImages/Pixabay

México vai exigir visto para brasileiros para peneirar melhor quem entra

Em razão do número elevado de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos a partir do México, o governo norte-americano passará a enviar de volta ao Brasil dois aviões por semana com brasileiros deportados. Antes era apenas um.

O México vai exigir visto para brasileiros justamente para tentar peneirar melhor quem entra no país. Com a identificação de pessoas cujo perfil não se ajusta ao do turista genuíno e apresenta incoerências em sua documentação e informação, é mais provável que o país decline da autorização de entrada. A medida passa a valer 15 dias após a publicação no Diário Oficial mexicano, o que ainda não ocorreu.

México vai exigir visto para brasileiros para peneirar melhor quem entra
Foto: Amber_Avalona/Pixabay

Brasileiros já estão em 6º lugar na lista de imigração ilegal nos EUA

A pandemia aumentou o desejo de muitos brasileiros de se aventurar em busca do sonho de uma vida melhor num país de primeiro mundo. Em setembro, a brasileira Lenilda dos Santos, 49 anos, morreu enquanto tentava fazer a travessia a pé. Ela foi abandonada pelo atravessador numa região de deserto e acabou não aguentando as condições necessárias para sobrevivência.

Em julho, o presidente dos Estados Unidos já havia solicitado ao governo do México que passasse a exigir o visto, para conter o fluxo migratório. Atualmente a nacionalidade brasileira é a sexta na lista que mais tenta entrar ilegalmente em território estadunidense.

Antes deste período de liberação, conquistado em 2013 entre os governos Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto, o México exigia o visto para os brasileiros porque em 2005 houve mais um registro de grande volume de imigrantes ilegais brasileiros. Na mesma época, também passou a ser exigido o visto para cidadãos do Equador que queriam visitar o México.

Brasileiros já estão em 6º lugar na lista de imigração ilegal nos EUA
Foto: Pixel2013/Pixabay

Leia também

México vai exigir visto para brasileiros. Como deve ser para retirar o visto mexicano

Se seguir o protocolo com outros países, para entrar no México a partir de agora com a nova decisão, os brasileiros terão que:

  • Apresentar passaporte original com validade mínima de 6 meses.
  • Preencher formulário de solicitação de visto.
  • Ter uma foto 3×4, colorida em fundo branco.
  • Comprovação de que o requerente possui meios econômicos para sua estada no México.
Como deve ser para retirar o visto mexicano
Foto: AhmadArdity/Pixabay

Leia também

Você concorda com este posicionamento do governo mexicano? México vai exigir visto para brasileiros e, com isso, conterá a onda de imigração ilegal? Deixe seu comentário para os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*