Uma crise migratória na fronteira com os Estados Unidos fez com que o governo tomasse a decisão. O México vai exigir visto para brasileiros para evitar contratempos com o país vizinho, já que em 2021, até o dia 30 de setembro, 47.484 cidadãos do Brasil foram detidos pela patrulha de fronteira americana. Os dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA mostram que foi um aumento de 400% em relação a todo ano passado, quando 9.147 foram detidos.
O México vai exigir visto para brasileiros que viajam como turistas de maneira temporária. Pelo menos até que os fluxos migratórios estejam seguros, ordenados e regulares, afirma o governo no documento apresentado ao governo do Brasil. Desde 2013 havia um acordo entre os dois países para entrada de cidadãos sem a necessidade do visto.
México vai exigir visto para brasileiros para peneirar melhor quem entra
Em razão do número elevado de brasileiros tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos a partir do México, o governo norte-americano passará a enviar de volta ao Brasil dois aviões por semana com brasileiros deportados. Antes era apenas um.
O México vai exigir visto para brasileiros justamente para tentar peneirar melhor quem entra no país. Com a identificação de pessoas cujo perfil não se ajusta ao do turista genuíno e apresenta incoerências em sua documentação e informação, é mais provável que o país decline da autorização de entrada. A medida passa a valer 15 dias após a publicação no Diário Oficial mexicano, o que ainda não ocorreu.
Brasileiros já estão em 6º lugar na lista de imigração ilegal nos EUA
A pandemia aumentou o desejo de muitos brasileiros de se aventurar em busca do sonho de uma vida melhor num país de primeiro mundo. Em setembro, a brasileira Lenilda dos Santos, 49 anos, morreu enquanto tentava fazer a travessia a pé. Ela foi abandonada pelo atravessador numa região de deserto e acabou não aguentando as condições necessárias para sobrevivência.
Em julho, o presidente dos Estados Unidos já havia solicitado ao governo do México que passasse a exigir o visto, para conter o fluxo migratório. Atualmente a nacionalidade brasileira é a sexta na lista que mais tenta entrar ilegalmente em território estadunidense.
Antes deste período de liberação, conquistado em 2013 entre os governos Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto, o México exigia o visto para os brasileiros porque em 2005 houve mais um registro de grande volume de imigrantes ilegais brasileiros. Na mesma época, também passou a ser exigido o visto para cidadãos do Equador que queriam visitar o México.
Leia também
- Quais os melhores museus da Cidade do México
- O que fazer em Tulum no México
- O que fazer em Los Cabos no México
- O que fazer na Cidade do México
- 7 pratos da gastronomia do México
México vai exigir visto para brasileiros. Como deve ser para retirar o visto mexicano
Se seguir o protocolo com outros países, para entrar no México a partir de agora com a nova decisão, os brasileiros terão que:
- Apresentar passaporte original com validade mínima de 6 meses.
- Preencher formulário de solicitação de visto.
- Ter uma foto 3×4, colorida em fundo branco.
- Comprovação de que o requerente possui meios econômicos para sua estada no México.
Leia também
- Onde passar a lua de mel fora do Brasil
- Lugares com cenários reais de filmes famosos
- 5 países diferentes para fazer intercâmbio
- Museus sobre bebidas pelo mundo
- Onde ficam os lagos cor de rosa?
Você concorda com este posicionamento do governo mexicano? México vai exigir visto para brasileiros e, com isso, conterá a onda de imigração ilegal? Deixe seu comentário para os leitores do Viajar é Vida.
Comentários