Onde ficam os lagos cor de rosa?

Todos estamos acostumados com a cor da água em tons de azul ou verde, por isso, qualquer outra cor que fuja disso já aguça a nossa curiosidade. E você sabe onde ficam os lagos cor de rosa pelo mundo? Existem pelo menos 9 regiões em que essas águas rosáceas estão presentes. E não é truque de computador ou ilusão de ótica. Geralmente a cor rosa dos lagos ocorre pela presença de microalgas como a Dunaliella salina que vive em locais com altos níveis de concentração de sal. Esse pigmento é o betacaroteno, muito utilizado na indústria farmacêutica como corante alimentar e fonte de vitamina A. Há locais com hipóteses sobre a coloração nada confirmadas, o que torna os lugares ainda mais famosos. Ficou curioso sobre onde ficam os lagos cor de rosa? O Viajar é Vida mostra para você.

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Onde ficam os lagos cor de rosa? A Austrália possui alguns!

Onde ficam os lagos cor de rosa pelo mundo?
Foto: Wikipedia

Considerado uma das maravilhas naturais da Austrália, o Lago Hillier tem um tom rosa bem diferente, forte permanentemente e que nem se altera se você pegar um pouco num copo, por exemplo. São 600 m de comprimento com uma borda de sal branco e uma floresta densa nos arredores. Uma estreita faixa de terra composta de dunas de areia cobertas por vegetação separa o lago do Oceano Antártico. Apesar do tom incomum, o lago não apresenta efeitos adversos conhecidos nos seres humanos. E a Austrália que já é um continente repleto de atrativos, possui ainda outros lagos com este tipo de coloração.

Em território australiano tem também o Hutt Lagoon

A Austrália tem vários lagos nesta coloração
Foto: Wikipedia

É o caso do Hutt Lagoon que é um lago marinho salgado localizado perto da costa do Oceano Índico, distante cerca de 2 quilômetros ao norte da foz do rio Hutt, na Austrália Ocidental. São cerca de 14 quilômetros de comprimento por 2 de largura e a maior produção de microalgas do mundo, dizem os estudiosos. Mesmo com essa tonalidade, o local é um grande fornecedor de artemia parthenogenetica, um alimento especial usado por criadores de camarões e peixes e pelo comércio de peixes de aquário.

A Austrália é onde fica boa parte dos lagos cor de rosa

Na lista de onde ficam os lagos cor de rosa está a Austrália com vários deles
Foto: Wikipedia

A Austrália não para de surpreender. O Pink Lake fica na região Goldfields e muda de tons. A cor rosa forte ocorre quando há a concentração maior de microalgas.  Até 2017 o lago não apresentava sua coloração rosa por um período de 10 anos. Mas nova concentração de sal e algas fez com que ele retomasse seu tom. Segundos os estudiosos, essa alteração é muito complexa e podem ocorrer por mudanças externas e condições climáticas. A presença humana e sua despreocupação com a natureza também podem ter influenciado na redução de sal e consequentemente na mudança de coloração da água.

Tem mais um lago rosa na Austrália

Do alto o Quairading Lake nem parece ser tão rosado
Foto: Wikepdia

Também em território australiano, o Quairading Pink Lake é visto como um fenômeno. Localizado 11 quilômetros a leste da cidade na Bruce Rock Road ele fica com duas cores em determinados períodos do ano: o lado esquerdo ganha cor rosa enquanto o lado direito permanece azul. A evaporação do verão faz com que o nível da água caia e o sal se acumule nas velhas árvores e postes de cerca. Quando a água retorna, o sal provoca a coloração rosa. Uma estrada passa no meio do lago, fazendo a divisão em duas partes.

Leia também

Onde ficam os lagos cor de rosa: representante africano

Na África, mais precisamente no Senegal, fica o Lago Retba ou Lac Rose como também é chamado o lugar devido a sua cor rosa e também por conter um alto teor de sal podendo chegar a 40%. Tal qual ocorre no Mar Morto, neste lago senegalês é possível flutuar sem qualquer chance de afundamento. Tudo por conta dessa concentração salina. O Retba é separado do Oceano Atlântico apenas por um estreito corredor de dunas e recebe o nome de suas águas rosadas, causadas pelas algas Dunaliella salina. A cor é mais visível durante a estação seca que vai de novembro a junho e possui menor visibilidade durante a estação chuvosa entre julho e outubro.

No Senegal, o lago cor de rosa ajuda no sustento de famílias
Foto: Wikipedia

Espanha também tem lago cor de rosa

Chamado de Salina de Torrevieja, este lago da Espanha fica na cidade que possui o microclima mais saudável da Europa segundo a Organização Mundial da Saúde: Alicante. Ali fica o Parque Natural de las Lagunas de La Mata y Torrevieja, onde fica este espaço. A área é protegida desde 1972 e segundo a administração do parque a coloração da água da lagoa é o resultado de várias circunstâncias, incluindo a alta concentração de sal na água. Quem adora passeios descontraídos rodeados de natureza e ar puro, esta reserva natural é a melhor opção possível.

Na Europa, fica na Espanha um dos lagos cor de rosa
Foto: Alberto Casanova

Onde ficam os lagos cor de rosa: certeza que no Canadá

Um país tão incrível quanto o Canadá não poderia ficar de fora desta lista sobre onde ficam os lagos cor de rosa pelo mundo. O Dusty Rose Lake fica no Parque Tweedsmuir na Colúmbia Britânica. O nome se dá pela coloração rosa  que ocorre não pelo sal, mas pela pigmentação do ambiente que existe no entorno. Diferentemente de outros lugares do mundo, em que a água colorida se dá pela presença de microalgas, aqui não existe qualquer tipo de vida, já que a água não possui oxigênio. Apesar de belíssimo, não existem trilhas oficiais que permitam aos caminhantes visitar o lago.

Onde ficam os lagos cor de rosa? Certeza que algum está no Canadá
Foto: Wikipedia

Leia também

Lago rosa também no Azerbaijão

No Azerbaijão, o Lago Masazirgol e seus 10 quilômetros quadrados de área possuem alta concentração de sal, além de cloreto e sulfato. Todos estes elementos fazem parte da composição iônica da água. Estima-se que a quantidade de sal extraída do lago pela fábrica local é de 1,735 milhões de toneladas anuais, assegurando renda para dezenas de famílias do país.

No Azerbaijão, o sal e os microorganismos colorem a água de rosa
Foto: Wikipedia

E no México também tem lago colorido

Direto do México, Las Coloradas é uma comunidade no município de Rio Lagartos, província de Yucatán, em um trecho de terra que separa o Golfo do México da lagoa Ria Lagartos . Aqui ficam as enormes lagoas de evaporação de sal para extração de sal marinho. Algumas delas apresentando cores peculiares devido a microorganismos. Atrás dessa farta alimentação surgem os flamingos. Com isso, a observação de pássaros é comum aqui. A cidade e as lagoas rosa se tornaram uma atração turística popular. O acesso é difícil, exigirá uma excursão com guia ou ao menos um carro alugado.

onde ficam os lagos cor de rosa? No México
Foto: Visit Cancun

Gostou deste conteúdo sobre onde ficam os lagos cor de rosa? Você já visitou algum deles? Conte para os leitores do Viajar é Vida como foi sua experiência e se a cor rosa é realmente visível a olho nu.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*