Museus sobre bebidas pelo mundo

Alcóolicas ou não, as bebidas possuem muitos apreciadores. E elas geralmente possuem uma história ao longo dos tempos, de sua origem até os dias atuais. Por isso, há vários museus sobre bebidas no mundo, permanecendo a história, reconhecendo seu percurso e até revelando segredos sobre sua produção. O Viajar é Vida destaca agora que cidades prestam homenagens e quais são os museus sobre bebidas pelo mundo.

A viagem sobre os museus sobre bebidas pelo mundo começa em Santa Catarina

Terra brasileira da cerveja, Blumenau tem o seu museu para celebrar a bebida. O acervo reúne objetos, imagens, equipamentos e registros históricos sobre a história e produção da bebida no mundo e sua força na região do Vale do Itajaí, para onde foi trazida pelos colonizadores e onde ganhou notoriedade nacional por manter a prática e a produção nos moldes dos antepassados, de maneira artesanal e rústica, cumprindo a Lei de Pureza Alemã de 1516 cuja proposta é a fabricação da cerveja com apenas 3 ingredientes: água, lúpulo e malte de cevada. O Museu da Cerveja de Blumenau fica na Rua 15 de Novembro, 160, no Centro de Blumenau, em Santa Catarina. Informações: (47) 3326-6791.

A viagem sobre os museus sobre bebidas pelo mundo começa em Santa Catarina
Foto: divulgação

Heineken Experience faz um mergulho na história da cerveja nascida em Amsterdã

Também com foco na cerveja, mais precisamente na história da Heineken, foi criada em Amsterdã a Heineken Experience. No espaço será possível entender a história da cerveja, conhecer a história da marca, visitar lugares remontados como se fossem em épocas passadas e participar de jogos e simuladores tecnológicos que dão uma cara futurista à bebida. O passeio termina com degustação da bebida. Fica na Stadhouderskade, 78, em Amsterdã, na Holanda.

Heineken Experience faz um mergulho na história da cerveja nascida em Amsterdã
Foto: divulgação

Museu da cachaça destaca a região de Salinas em Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais é reconhecido nacionalmente por sua produção de cachaça. E este é o apelo mais do que suficiente para a criação do Museu da Cachaça em Salinas. A cidade fica distante 630 quilômetros de Belo Horizonte e tem na bebida uma de suas principais bases econômicas. O Museu da Cachaça é um equipamento turístico e cultural que obedece a um novo conceito museológico e museográfico, onde o acervo que é predominantemente digital, pode ser acessado pela web. Além disso, o conhecimento sobre a produção de cachaça em todas as suas etapas, encontra-se disponível para pesquisa acadêmica também no ambiente do Museu. Fica na Avenida Antônio Carlos, 1250, Bairro Casa Blanca. Informações: (38) 3841-4778

Museu da cachaça destaca a região de Salinas em Minas Gerais
Foto: divulgação

Museus sobre bebidas pelo mundo: viva a tequila mexicana

O Museo del tequila y el mezcal é dedicado às duas bebidas típicas do México. Está localizado na Praça Garibbaldi, no Centro da capital, e existe desde 2010. Entre as curiosidades, está o fato que a única diferença entre as duas bebidas é que o mezcal é destilado apenas uma vez. São 375 metros quadrados, divididos em histórico (mostrando todo o processo de produção da bebida e também sua trajetória ao longo dos anos); degustação (com 400 rótulos disponíveis); e uma loja onde são vendidas as garrafas. O lugar conta ainda a história das bebidas desde quando eram consumidas pelos astecas. Fica na Plaza Garibaldi, s/n, na Cidade do México.

Museus sobre bebidas pelo mundo: viva a tequila mexicana
Foto: divulgação

Quem também ama um chimarrão? Conheça o Museu do Mate no Paraná

O Parque do Mate mostra que há muitos aficionados pela bebida que pode se transformar em chimarrão quando bebida quente, ou no tereré, quando consumido gelado. Mas estas não são também as únicas versões. No Museu do Mate que funciona na cidade de Campo Largo, no Paraná, será possível conhecer muitas curiosidades. O lugar é conhecido por retratar o ciclo da erva-mate e é considerado um dos pontos turísticos da cidade. A principal atração deste parque é o Museu do Mate que está instalado em uma edificação histórica, construída por volta de 1870 como engenho de beneficiamento da erva-mate. O engenho possui planta quadrada e telhado de quatro águas em pavilhão. A técnica construtiva que foi utilizada é a do pau-a-pique sobre embasamento de alvenaria de pedra. A estrutura foi restaurada entre 1980 e 1981. Fica na Rodovia BR-277, km 17.

Vodca e saquê celebram a Rússia e o Japão nos museus sobre bebidas pelo mundo

A vodca é a bebida tradicional russa e possui dois importantes museus dedicadas a ela. Um é localizado em São Petersburgo e outro em Moscou. O da capital mostra bem a que veio. Não é um museu de história da vodca pós-soviético comum com prateleiras mostrando apenas garrafas…. é um lugar expositivo de formato moderno, onde o visitante se familiariza de forma interativa com a história da bebida russa mais famosa. Na Izmailovskoe Shosee, 73 G, em Moscou.

Vodca e saquê celebram a Rússia e o Japão nos museus sobre bebidas pelo mundo
Foto: divulgação

Já no Japão, mais precisamente em Kyoto, existe um museu dedicado ao saquê. O Museu do Saquê Gekkeikan Okura é um espaço onde os visitantes podem sentir o espírito de Fushimi, sua história e cultura do saquê; e da Gekkeikan, empresa que liderou o desenvolvimento da fabricação de saquê no país. A experiência termina com a degustação de uma variedade de saquês fabricados com a água subterrânea que é a fartura natural de Fushimi. O prédio é de 1909 e possui mais  de 6 mil ferramentas usadas nas fases de fabricação da bebida e barris. Está na 247 Minamihama-cho, Fushimi-ku, Kyoto.

Tem museu do uísque na Escócia

Para os amantes do uísque, o The Scotch Whisky Experience conta a história da bebida desde os primórdios da produção caseira trazendo para a realidade atual da indústria da bebida. O tour é interativo e começa dentro de um barril que mostra todo o processo de fabricação de um scotch, passando por uma réplica de destilaria. O acervo de uísque é o maior do mundo, com mais de 3 mil garrafas. O final da experiência é, claro, com degustação. Fica na 354 Castlehill, The Royal Mile, em Edimburgo na Escócia.

Tem museu do uísque na Escócia
Foto: divulgação

Leia também

Os vinhos estão bem representados nestes museus sobre bebidas pelo mundo

O Museu do Vinho do Porto, fica na cidade de origem desta bebida: Porto em Portugal. É um dos principais museus da cidade e carrega muitas histórias e tradições. Foi inaugurado em 2004 e fica em um edifício renascentista, às margens do Rio Douro, na Ribeira. O prédio é do século 18 e o espaço se tornou em uma referência turística. Fica na Rua de Monchique, 45 -52, no Porto.

Na Itália, o Museu do Vinho mostra outra faceta da bebida. O museu fica em Greve in Chianti e possui salas onde antes eram depósitos para a colheita de uvas. O lugar reúne ainda ferramentas e materiais utilizados pela indústria local e tudo é uma verdadeira homenagem a esta bebida tão italiana. O museu do vinho fica na Piazza Nino Tirinnanzi, 10, em Greve in Chianti.

Os vinhos estão bem representados nestes museus sobre bebidas pelo mundo
Foto: divulgação

Bebida preferida entre os brasileiros, o café também tem o seu museu

Durante muitos anos, o café foi o principal produto de exportação do Brasil e a bebida é a atração do Museu do Café existente em Santos, no litoral de São Paulo. Está situado em um prédio estratégico, onde por anos funcionou a Bolsa Oficial do Café, que realizou pregão até 1986. Em 1998, o governo do Estado inaugurou no mesmo prédio o Museu do Café Brasileiro. Uma exposição permanente explica a trajetória da bebida no Brasil e apresenta o trabalho dos imigrantes e as rotas ferroviárias que garantiam a chegada do grão aos mais diversos pontos do território nacional. Fica na Rua15 de Novembro, 95, no Centro.

Bebida preferida entre os brasileiros, o café também tem o seu museu
Foto: divulgação

O Mundo da Coca-Cola também apresenta sua história ao público

World of Coca-Cola (ou Mundo da Coca-Cola) é um museu interativo permanente que exibe a história da The Coca-Cola Company e abrange várias áreas de entretenimento e outras atrações. Ele está localizado em Atlanta, nos Estados Unidos, onde também está localizada a sede da empresa em um complexo conhecido como Pemberton Place (uma homenagem ao inventor da Coca-Cola, John Pemberton). A região abriga, além do museu da bebida, o Georgia Aquarium, o Centennial Olympic Park e o National Center for Civil and Human Rights. Foi aberto ao público em 24 de maio de 2007. No Mundo da Coca-Cola o visitante poderá inclusive experimentar 60 tipos diferentes de refrigerantes produzidos pela Coca-Cola ao redor do mundo.

O Mundo da Coca-Cola também apresenta sua história ao público
Foto: divulgação

Você sabia sobre esta lista de museus sobre bebidas pelo mundo? Que outros museus você conhece que reforçam a história de bebidas e que não estão aqui neste conteúdo do Viajar é Vida? Deixe sua dica nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*