O Viajar é Vida destaca opções diferentes que vão além do tradicional e são repletas de deliciosos sabores. O México será seu próximo destino de viagem? Você curte viagens gastronômicas para provar novos sabores? Então este post foi feito para você. O Viajar é Vida listou 7 pratos da gastronomia do México que carregam mais do que sabores marcantes e apimentados. Cada um deles conta um pouco da história, cultura e tradições dos festivos e calientes mexicanos. Ah, e se está achando que já conhece as opções, O Viajar é Vida acredita que você vai se admirar, principalmente com a surpresinha do final!!!! Embarque nesta viagem culinária pelos 7 pratos da gastronomia do México.
Tamal ou Tamale: a “pamonha mexicana”
Vamos começar o nosso tour pelos 7 pratos da gastronomia do México com o Tamal, também chamado de Tamale. No melhor estilo “pamonha brasileira”, ele consiste em uma massa de milho cozida a vapor dentro de folhas de bananeira, milho, mandioca ou abacate. As versões mais modernas incluem envolver em papel plástico ou alumínio. A massa pode levar carne, queijo, legumes, pimentas, entre outros. O prato é considerado uma referência para a região mesoamericana, há indícios que ele tenha sido criado pelos astecas, mas foi no México que ganhou tanto sabor e significado.
Na lista dos 7 pratos da gastronomia do México está o Chiles en Nogada, a mais patriota das receitas
Com carne desfiada, pimenta poblano (tradicional da região), legumes e frutas com molho de nozes, sementes de romã e salsa, o Chiles em Nogada se tornou um símbolo nacional. Mas o que tem de tão patriota na iguaria? Foi criado pelas monjas agostinianas do convento de Santa Monica para celebrar a assinatura do Tratado de Córdoba. Além disso, ele leva as cores da bandeira do México. Ah, e é servido apenas nos meses de agosto e setembro, para marcar a independência mexicana.
Mixiote e as típicas trouxinhas de carne
Um mix de carnes e pimentas é colocado em uma trouxinha e segue para ser assado. Como é feito em um local totalmente fechado, é considerado quase um cozido à vapor. As trouxinhas tradicionais eram feitas de pulque maguey, uma planta regional, mas após anos, foi substituída por folha de bananeira e atualmente pelo papel filme ou alumínio. Os primeiros registros indicam que o Mixiote era feito em uma espécie de forno cavado em meio da areia e por isso está entre os 7 pratos da gastronomia do México.
A ousadia do chocolate com pimenta do Mole Poblano
Criado na região de Puebla – e por isso ganhou este nome -, o Mole Poblano é um molho que vai além do agridoce comum. Além de levar um infinito mix de pimentas e o chocolate, conta com mais de 20 especiarias, temperos e ingredientes que o tornam muito saboroso e aromático. É o molho escolhido para pratos mais refinados e no acompanhamento de carnes como pato, peru, entre outros.
Pozole vai muito além de uma típica sopa de milho
Mais um na lista dos 7 pratos da gastronomia do México que leva o milho como grande estrela, o Pozole é muito mais que uma tradicional sopa. Também considerado um guisado, leva muita carne, frango e porco na sua produção, além de vegetais, queijos e, é claro, muita pimenta. A sopa pode ser encontrada na versão branca e tradicional. Outra opção é o Pozole verde, que leva tomate verde mexicano, coentro, entre outros elementos da cor. E ainda existe a versão vermelha com pimentas Guajillo ou Piquin.
Entre os 7 pratos da gastronomia do México está Alegría, o doce que é pura felicidade
E depois de tantos pratos deliciosos, quem aceita uma sobremesa? Doce tradicional e que carrega um nome inspirador, o Alegría é uma barrinha feita com cereal amaranto, mel, nozes, amendoim, semente de abóbora, entre outros. Embora seja um doce, é nutritivo e repleto de sabores marcantes.
Planta mexicana dá vida ao Acitrón
O doce é encontrado em forma de tabletes cristalizados e utilizado na decoração de sobremesas, bolos, entre outros. Ele é obtido a partir da extração da celulose de um cacto típico das regiões mais áridas do México. A origem não é precisa, mas há indícios seculares que o processo de cristalização da celulose passou a ser realizado por antigos colonos que buscavam uma fonte de alimento acessível.
Mais dos 7 pratos da gastronomia do México? Temos o extra: Paletas Mexicanas
Diferente do que muita gente pensa, no México as paletas recheadas não existem. Por lá eles consomem o típico picolé de frutas, como temos aqui no Brasil também.
E onde ficam Guacamole, Nachos, Tacos, Burritos, Quesadillas e as Tortillas?
Tem leitor do Viajar é Vida nesta hora questionando por onde estão estes tradicionais pratos, certo? Calma, não esquecemos deles, mas é que eles não são criados apenas no México. Achou confuso? O Viajar é Vida te explica: estas delícias tão famosas levam consigo a cultura, sabores e até mesmo criação da fronteira entre o México e os Estados Unidos, ou seja, possuem mais de uma nação. Algumas, inclusive, ganharam o nome de Tex-Mex, em referência a fronteira mexicana com o Texas, estado norte-americano.
- Guacamole: o abacate é a grande estrela deste acompanhamento repleto de temperos e sabores;
Tortillas: base para muitas das receitas, é um grande pão folha feito em farinha e milho; - Tacos: são as tortillas crocantes dobradas ao meio para receber variados recheios;
Burritos: também conta com o pão folha, mas este é enrolado após receber o recheio; - Nachos: tortilhas pequenas em formato de chips, muito usado para petiscar;
- Quesadillas: também consiste em uma ‘tortilha grande’ dobrada ao meio, mas que leva muito queijo e é gratinada;
Faça passeios guiados pelo México
Você pode aproveitar o melhor do México em tours privados ou excursões por diferentes regiões do país. Reservando o pacote da Civitatis, você terá esta experiência única! A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira seus melhores momentos no México.
Experimente também pela Civitatis
- Tour por Durango
- Ingresso do parque aquático da lagoa Nichupté
- Excursão a Mapimí e Ojuela
- Excursão à Sierra de Órganos e Nombre de Dios
- Tour pelas cantinas e bares de Guadalajara
- Excursão ao Parque Agroecoturístico
- Salto de paraquedas em Atlixco
O que achou do post do Viajar é Vida? Algo te surpreendeu? Ou gostou das opções e ficou com água na boca? Se você já degustou algumas destas delícias ou pretende provar na sua próxima viagem, deixe o seu comentário abaixo.
Comentários