7 pratos da gastronomia do México

O Viajar é Vida destaca opções diferentes que vão além do tradicional e são repletas de deliciosos sabores. O México será seu próximo destino de viagem? Você curte viagens gastronômicas para provar novos sabores? Então este post foi feito para você. O Viajar é Vida listou 7 pratos da gastronomia do México que carregam mais do que sabores marcantes e apimentados. Cada um deles conta um pouco da história, cultura e tradições dos festivos e calientes mexicanos. Ah, e se está achando que já conhece as opções, O Viajar é Vida acredita que você vai se admirar, principalmente com a surpresinha do final!!!! Embarque nesta viagem culinária pelos 7 pratos da gastronomia do México.

Tamal ou Tamale: a “pamonha mexicana”

Vamos começar o nosso tour pelos 7 pratos da gastronomia do México com o Tamal, também chamado de Tamale. No melhor estilo “pamonha brasileira”, ele consiste em uma massa de milho cozida a vapor dentro de folhas de bananeira, milho, mandioca ou abacate. As versões mais modernas incluem envolver em papel plástico ou alumínio. A massa pode levar carne, queijo, legumes, pimentas, entre outros. O prato é considerado uma referência para a região mesoamericana, há indícios que ele tenha sido criado pelos astecas, mas foi no México que ganhou tanto sabor e significado.

Foto: Pexfuel

Na lista dos 7 pratos da gastronomia do México está o Chiles en Nogada, a mais patriota das receitas

Com carne desfiada, pimenta poblano (tradicional da região), legumes e frutas com molho de nozes, sementes de romã e salsa, o Chiles em Nogada se tornou um símbolo nacional. Mas o que tem de tão patriota na iguaria? Foi criado pelas monjas agostinianas do convento de Santa Monica para celebrar a assinatura do Tratado de Córdoba. Além disso, ele leva as cores da bandeira do México. Ah, e é servido apenas nos meses de agosto e setembro, para marcar a independência mexicana.

Foto: Wikimedia

Mixiote e as típicas trouxinhas de carne

Um mix de carnes e pimentas é colocado em uma trouxinha e segue para ser assado. Como é feito em um local totalmente fechado, é considerado quase um cozido à vapor. As trouxinhas tradicionais eram feitas de pulque maguey, uma planta regional, mas após anos, foi substituída por folha de bananeira e atualmente pelo papel filme ou alumínio. Os primeiros registros indicam que o Mixiote era feito em uma espécie de forno cavado em meio da areia e por isso está entre os 7 pratos da gastronomia do México.

A massa de trigo ou milho está em muito da gastronomia do México
Foto: Wikipedia

A ousadia do chocolate com pimenta do Mole Poblano

Criado na região de Puebla – e por isso ganhou este nome -, o Mole Poblano é um molho que vai além do agridoce comum. Além de levar um infinito mix de pimentas e o chocolate, conta com mais de 20 especiarias, temperos e ingredientes que o tornam muito saboroso e aromático. É o molho escolhido para pratos mais refinados e no acompanhamento de carnes como pato, peru, entre outros.

Chocolate e pimenta fazem este molho que integra os 7 pratos da gastronomia do México
Foto: Pikist

Pozole vai muito além de uma típica sopa de milho

Mais um na lista dos 7 pratos da gastronomia do México que leva o milho como grande estrela, o Pozole é muito mais que uma tradicional sopa. Também considerado um guisado, leva muita carne, frango e porco na sua produção, além de vegetais, queijos e, é claro, muita pimenta. A sopa pode ser encontrada na versão branca e tradicional. Outra opção é o Pozole verde, que leva tomate verde mexicano, coentro, entre outros elementos da cor. E ainda existe a versão vermelha com pimentas Guajillo ou Piquin.

7 pratos da gastronomia do México: caldos com diferentes carnes
Foto: Needpix

Entre os 7 pratos da gastronomia do México está Alegría, o doce que é pura felicidade

E depois de tantos pratos deliciosos, quem aceita uma sobremesa? Doce tradicional e que carrega um nome inspirador, o Alegría é uma barrinha feita com cereal amaranto, mel, nozes, amendoim, semente de abóbora, entre outros. Embora seja um doce, é nutritivo e repleto de sabores marcantes.

Foto: Wikimedia

Planta mexicana dá vida ao Acitrón

O doce é encontrado em forma de tabletes cristalizados e utilizado na decoração de sobremesas, bolos, entre outros. Ele é obtido a partir da extração da celulose de um cacto típico das regiões mais áridas do México. A origem não é precisa, mas há indícios seculares que o processo de cristalização da celulose passou a ser realizado por antigos colonos que buscavam uma fonte de alimento acessível.

Doces também estão na lista de 7 pratos da gastronomia do México
Foto: Wikimedia

Mais dos 7 pratos da gastronomia do México? Temos o extra: Paletas Mexicanas

Diferente do que muita gente pensa, no México as paletas recheadas não existem. Por lá eles consomem o típico picolé de frutas, como temos aqui no Brasil também.

Foto: Pxhere

E onde ficam Guacamole, Nachos, Tacos, Burritos, Quesadillas e as Tortillas?

Tem leitor do Viajar é Vida nesta hora questionando por onde estão estes tradicionais pratos, certo? Calma, não esquecemos deles, mas é que eles não são criados apenas no México. Achou confuso? O Viajar é Vida te explica: estas delícias tão famosas levam consigo a cultura, sabores e até mesmo criação da fronteira entre o México e os Estados Unidos, ou seja, possuem mais de uma nação. Algumas, inclusive, ganharam o nome de Tex-Mex, em referência a fronteira mexicana com o Texas, estado norte-americano.

  • Guacamole: o abacate é a grande estrela deste acompanhamento repleto de temperos e sabores;
    Tortillas:
    base para muitas das receitas, é um grande pão folha feito em farinha e milho;
  • Tacos: são as tortillas crocantes dobradas ao meio para receber variados recheios;
    Burritos:
    também conta com o pão folha, mas este é enrolado após receber o recheio;
  • Nachos: tortilhas pequenas em formato de chips, muito usado para petiscar;
  • Quesadillas: também consiste em uma ‘tortilha grande’ dobrada ao meio, mas que leva muito queijo e é gratinada;
Alguns pratos da gastronomia do México são tradicionais no Brasil
Foto: Pixabay

O que achou do post do Viajar é Vida? Algo te surpreendeu? Ou gostou das opções e ficou com água na boca? Se você já degustou algumas destas delícias ou pretende provar na sua próxima viagem, deixe o seu comentário abaixo.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*