Como é viajar de motorhome

“Como é viajar de motorhome”

Se teve algo que a pandemia contribuiu foi no desejo do brasileiro em viajar. Com as facilidades do trabalho à distância pela internet e a possibilidade em manter o distanciamento social ao se “isolar” em um veículo próprio, muita gente tem optado por encarar as estradas. E o Viajar é Vida mostra como é viajar de motorhome, modalidade que caiu na graça dos viajantes locais que perceberam alguns mitos e tabus sobre percorrer o país numa casa sobre rodas.

O primeiro ponto está na liberdade em escolher o destino que bem entender. O viajante poderá dirigir por todo o Brasil, escolhendo as cidades e os estados que gostaria de conhecer. E poderá ainda circular por países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile (observando as regras próprias de cada país, principalmente no que diz respeito à quarentena local).

No Brasil para dirigir um motorhome pode ser com a carteira nacional de habilitação categoria B
Foto: Dimitris Vetsikas/Pixabay 

Como é viajar de motorhome? É encarar a estrada com a casa “nas costas”

Os motorhomes estão cada vez mais confortáveis. São verdadeiras casas móveis muito bem equipadas. Eles possuem fogão, micro-ondas, geladeira, água encanada para banhos quentes, ar-condicionado (movido a gerador de energia), televisão, cama de casal e até churrasqueira. Ou seja, dificuldade zero para quem quiser encarar uma viagem trocando o modo convencional por este em que se leva toda a estrutura junto.

Qualquer um pode dirigir um motorhome?

Sim, desde que tenha habilitação categoria B. Como ocorre na Europa e nos Estados Unidos, agora no Brasil basta ter a carteira de motorista para carro regular (não precisa ser de grande porte) para conduzir um motorhome. Neste caso, o motorhome deve ser com lotação máxima de 8 lugares excluindo o motorista, e peso bruto de 3.500 quilos.

Como é viajar de motorhome: é fazer amigos, aproveitar a vida com a sua casa nas costas
Foto: Siggy Nowak/Pixabay

Siga o Viajar é Vida no Instagram

Onde alugar um motor home

Como é viajar de motorhome: Onde pernoitar

Essa é uma dúvida muito levantada, até pela questão segurança. Mas vários estados possuem boa infraestrutura de camping para receber bem os motorhomes. E com a vantagem de contribuir com a água encanada, esgotamento dos dejetos e até uso da energia elétrica. Os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia estão entre os mais preparados para receber os viajantes que encaram a viagem de motorhome.

Mas em todos os outros é possível encontrar locais ideais. Uma boa dica é entrar nas comunidades de campistas nas redes sociais convencionais ou baixar aplicativos como o MaCamp que indica as melhores rotas, os melhores campings e está sempre atualizado com dicas e orientações de outros viajantes.

Outra dica, você pode pernoitar onde bem entender. Qualquer vaga de estacionamento é possível deixar o veículo estacionado. Embora você precise estar atento às necessidades como a possiblidade de um ponto de energia elétrica. Nos Estados Unidos, os estacionamentos de supermercados como o Walmart servem de apoio aos viajantes que estão circulando de motorhome.

Entre as vantagens de viajar de motorhome está poder parar e contemplar a natureza no seu tempo
Foto: Siggy Nowak/Pixabay

Mas é preciso vender tudo para comprar um motorhome?

Essa seria uma solução se você planejar passar o resto da vida na estrada. Mas se for para planejar uma viagem com começo, meio e fim, a dica é alugar um motorhome. O valor varia bastante porque atualmente o mercado possui diferentes opções de veículos. Mas, vale dizer que as diárias podem ir de R$ 300 a R$ 1.000. Nestes custos, acrescente o valor do seguro do carro e itens que serão gastos, como energia elétrica, água e combustível.

Países como Estados Unidos e vários da Europa já estão acostumados com pessoas viajando nestes veículos
Foto: Siggy Nowak/Pixabay

Como é viajar de motorhome: planejamento de viagem

Alguns passos são necessários para planejar sua viagem de motohome. Primeiro definir a data de partida e o período em que ficará fora. Sabendo disso, veja os destinos que tem mais interesse.

  • É praia, é campo, vai percorrer a costa ou o interior do país? Depois disso, consulte os mapas e verifique as estradas e caminhos. Vale observar se há reclamações sobre o estado das rodovias ou casos de insegurança.
  • O passo seguinte é definir o motorhome. Vai alugar? Se programe antecipadamente para escolher o modelo que mais cabe à sua necessidade. No mercado, o veículo padrão é o Mercedes Benz Sprinter. Ele conta com 3 modelos bastante interessantes com uma ótima mecânica, tração traseira que em alguns casos pode ser um diferencial, conforto e facilidade de achar peças para substituição.

Outras dicas

  • Dependendo do número de pessoas, a estrutura terá que ser similar, com camas para todos, por exemplo. Não se esqueça de orçar os valores extras como seguro do veículo, combustível, pedágios… você deixará de ter gastos com hospedagens, porém, se for ficar em alguns campings, terá o valor de diária para poder utilizar a estrutura deles como banheiros, ponto de luz e esgotamento da caixa de esgoto do seu motorhome.
  • Tudo isso resolvido, não se esqueça da sua mala. Quanto mesmo itens melhor. Viajar é de motorhome é levar sua casa junto, então, prepare-se para lavar roupa no caminho. E sabendo que tem espaço limitado, nada de muitas roupas ou acessórios. Leve apenas o básico e não se esqueça da roupa de frio. Dependendo do lugar, as noites podem ter outra temperatura.
Esse tipo de viagem é ter liberdade e escolher o seu próprio destino
Foto: Siggy Nowak/Pixabay

Entre as várias vantagens de viajar de motorhome é a liberdade. Já pensou poder ficar um dia a mais naquela praia maravilhosa que você adorou no caminho? A palavra deste roteiro de motorhome é flexibilidade. Você poderá administrar o dia a dia de acordo com o seu gosto. E até mudar o percurso se receber uma boa dica de outro campista que conheça pelo caminho.

Ah, e tem também a praticidade: nada de fazer check-in ou check-out nos hotéis, esperar horas em conexões de aeroportos ou ter que ficar fazendo e desfazendo as malas. Ou seja, você aproveita muito mais a viagem. Curtiu esse conteúdo com todas estas dicas? Muita gente mudou de vida e outras estão testando viagens curtas para no futuro passar a viver constantemente num motorhome. E se você tem outras dicas sobre como é viajar de motorhome, compartilhe com os leitores do Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*