Como se hospedar em uma viagem

Escolher onde ficar em uma viagem leva em conta a questão preço, comodidade, distância dos pontos turísticos e até o gosto pessoal. Por isso, o Viajar é Vida apresenta agora como se hospedar em uma viagem. Além dos tradicionais hotéis, existe uma série de outras alternativas. Afivele sua mala e viaje com a gente.

Como se hospedar em uma viagem: hotel

Esta é a mais tradicional das hospedagens em uma viagem. Se consolidou entre os viajantes porque traz conforto, bem-estar, refeições e até algumas atividades de lazer. O hotel é um estabelecimento especializado neste quesito de proporcionar acomodações para viajantes. Ele pode ser classificado internacionalmente como sendo de uma a cinco estrelas. Quanto maior o número de estrelas, mais luxo, conforto e serviços são oferecidos. E o valor da diária também é mais alto.

Na lista de como se hospedar em uma viagem estão os hotéis
Foto: Ming Dai/Pixabay

Acampamento também está entre as possibilidades de hospedagem

O contato com a natureza, seja em meio a uma região de mata ou mesmo em uma praia, é o grande atrativo de quem curte encarar uma barraca. O pé no chão, a fogueira e suas labaredas, o banho de rio ou mar… Se for sua primeira experiência, não se esqueça dos itens básicos, como a forma correta de montar uma barraca.

Lembre-se também que, em meio à natureza, você tem maior possibilidade de ter encontros com insetos e alguns animais. Na dúvida, tenha os primeiros contatos com camping em parceria com outros campistas. E como lista de prioridades elenque: papel higiênico, canivete suíço, extensão elétrica (para tomada e para lâmpada) e isqueiro. Tem ainda a lanterna, o repelente, o kit de primeiros socorros e sacos plásticos para juntar todo e qualquer lixo produzido.

Para quem já está acostumado a conviver com outras pessoas em harmonia, dividindo “quintais” com outras barracas, a grande lição de um acampamento é fazer novos amigos, trocar experiências e criar laços para o resto da vida.

Vale destacar acampamentos em lugares remotos, como no deserto do Saara ou num safári africano. Eles podem ser parte de uma viagem especial, que mescle tanto hotel ou outros meios de hospedagem com este período em barracas para uma experiência única.

Mais perto da natureza, os campings também são formas de como se hospedar em uma viagem
Foto: Brahmsee/Pixabay

Se curte dirigir e ter uma casa sobre rodas, a melhor escolha é o motorhome

Um motorhome é uma casa sobre rodas. Você tem na traseira da cabine toda uma estrutura que inclui quarto (ou quartos), cozinha, banheiro e sala de televisão. Isso nos modelos mais tradicionais. Se levar em conta algo mais luxuoso, consegue motor homes maiores e com mais conforto e possibilidades.

Meio de hospedagem muito comum das viagens nos Estados Unidos e na Austrália, o motorhome será também o seu veículo para circular entre uma cidade e outra. Isso significa que você terá liberdade de dirigir entre dois pontos, mas também estacionar em um lugar com estrutura para ligar a energia elétrica e poder fazer daquele canto o seu recanto e ficar pelo tempo que entender.

Se esta é a sua forma de como se hospedar em uma viagem, aproveite para circular bastante, saindo cedo, fazendo muitas paradas e conhecendo tudo o que possa vir pela frente.

Os motorhomes são casas sobre rodas e você leva ela junto durante o percurso de uma viagem
Foto: Harald Funken/Pixabay

Motéis estão na nossa lista de como se hospedar em uma viagem

No Brasil este tipo de estabelecimento está mais atrelado ao apelo sexual, entretanto, este é um meio de hospedagem comum nos Estados Unidos, por exemplo. São similares aos hotéis brasileiros, mas à beira da estrada, distante dos centros das cidades.

Pela América nada de espelho no teto ou cama redonda. Os motéis norte-americanos recebem principalmente caminhoneiros e motoristas, pela localização geralmente em autoestradas. A estrutura é mais simples do que a de hotéis, já que os motéis servem para cumprir a necessidade básica dos trabalhadores da estrada que é dormir.

Os motéis internacionais podem oferecer somente o quarto, mas alguns possuem ainda cozinhas equipadas com micro-ondas, frigobar e cafeteira. Dependendo da região em que se situam, podem ter piscina para o lazer e descanso de quem está horas dirigindo.

Os motéis são hotéis de beira de estrada nos Estados Unidos, com os serviços de cama e banho, praticamente
Foto: Jackrooster/Pixabay

Que tal um sofá amigo para algumas noites numa outra cidade?

Couchsurfing é o termo em inglês que surgiu e de propagou pela internet. Nada mais é do que uma vaga no sofá (ou num colchão disponível) de uma casa. Pessoas interessadas em oferecer as vagas e outras não se importando com o conforto de outros meios de hospedagem aproveitam este tipo de acomodação nas viagens. O termo foi criado em 2003 e desde então milhões de pessoas em todo o mundo já aproveitaram este tipo de serviço. Além do preço mais em conta, tem ainda o relacionamento que se cria ao hospedar um viajante dentro de casa. Estima-se que 4 milhões de usuários estejam cadastrados nos sites especializados. São pessoas e vagas em sofás de 180 países.

Realidade que se consolidou com a internet, o Couchsurfing é mais uma forma de como se hospedar em uma viagem
Foto: Wokandapix/Pixabay

AirBnB é referência atual de hospedagem facilitada

O AirBnB tem um princípio parecido com o Couchsurfing, embora com um pouco mais de conforto. No caso do AirBnB é possível alugar o espaço inteiro (toda a casa ou apartamento) sem que o morador esteja no local. Da mesma forma que é possível alugar apenas um quarto, mesmo que o morador permaneça. A plataforma na internet virou uma das mais conhecidas e com maior autoridade no segmento. Surgiu em 2008, quando dois designers que tinham um espaço sobrando hospedaram três viajantes que procuravam um lugar para ficar.

Atualmente são milhões de anfitriões e outros tantos milhões de viajantes que negociam vaga e fazem toda a reserva pela internet. As vantagens do AirBnB são os critérios de avaliação, a segurança que a plataforma concede ao devolver dinheiro caso algo dê errado e o suporte durante a viagem.

A internet também consolidou o AirBnB como um meio de hospedagem de viagem
Foto: InstagramFotografin/Pixabay

O que achou destas dicas sobre como se hospedar em uma viagem? Você gabaritou e experimentou tudo o que o Viajar é Vida sugeriu neste post?  Qual mais curtiu?  Conte para a gente nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*