7 dicas sobre o Havaí

Pouca gente sabe, mas o Havaí – apesar de território norte-americano – está localizado na Oceania, mais precisamente na região da Polinésia. Por isso acaba sendo longe e com valores tão caros para se chegar lá. Apesar disso, é o sonho de muita gente e o Viajar é Vida destaca 7 dicas sobre o Havaí. Ele é o 50º estado dos Estados Unidos, criado em 1959 e é um território formado por várias pequenas ilhas, sendo as maiores Big Island, Maui, Oahu e Kauai. Também são as mais habitadas e onde a vida acontece. Prepare sua ansiedade porque a partir de agora a gente dá 7 dicas sobre o Havaí.  

Primeira dica: como chegar ao Havaí!

Estar no Havaí é estar na Polinésia, mesma região da Oceania onde estão o Taiti, as Ilhas Samoa, a Polinésia Francesa e Ilha de Páscoa só para citar algumas! Por isso a viagem é um pouco mais cara. Não há voos diretos daqui do Brasil. É necessário fazer uma parada nos Estados Unidos (no território continental) e de lá partir para o Havaí. Da costa Oeste, como a Califórnia, até o Havaí são 5 horas de voo!!!!! Ou seja, é um lugarzinho distante mesmo. Será necessário o visto americano no passaporte, não se esqueça!

E o transporte interno, entre as ilhas, novamente é feito de avião. Então, esteja atento a isso na hora de planejar a viagem. Para conhecer as diferentes ilhas será necessário encarar mais alguns trechos voando. Honolulu é a capital e fica na Ilha de Oahu. Já Kahului está em Maui. Ou seja, as cidades famosas estão divididas nas diferentes ilhas e os novos voos serão necessários.

E nas próprias ilhas, salvo Oahu onde há transporte público eficiente e táxis, o ideal é alugar um carro para poder se locomover longas distâncias. Está só começando a nossa lista de 7 dicas sobre o Havaí.

As praias do Havaí são parecidas com as do Brasil?

Depende de qual região brasileira, mas elas têm suas belezas específicas também. E suas próprias regras. Sim, nos Estados Unidos há normas de utilização da orla. Primeiro que não há vendedores ambulantes, porque essa é uma função não permitida. Ah, também não pode fumar em parques e praias de todo o Estado. Também é ilegal o consumo de bebidas nos mesmos locais. Ou seja, o que vale por lá é mesmo o contato com o mar, com a areia, o amor à natureza… Daí o reconhecimento do Havaí como meca do surfe.

Foto: Manie Van der Hoven/Pixabay

Quais as principais ilhas do Havaí? Oahu é onde fica a capital Honolulu

As ilhas do arquipélago chamado Havaí são bem diferentes entre si. Apesar de terem em comum bons hotéis, belas praias, costumes gerais equivalentes, cada uma delas tem o seu charme. A ilha de Oahu, onde fica a capital Honolulu, tem a praia de North Shore, famosíssima para a prática de surfe. E se os dias quentes são bacanas, por aqui também tem uma forte movimentação noturna em bares e restaurantes.

Na Diamond Head, o viajante tem uma visão panorâmica da cidade. Para chegar ao topo do morro, é preciso ir por uma trilha, caminhando, e a paisagem que se descortina aos olhos do viajante é indescritível. O Diamond Head é um vulcão inativo e a subida até sua cratera é um dos mais solicitados passeios da região e por isso também entra na lista de 7 dicas sobre o Havaí.

Foto: H. Hach/Pixabay

Também em Oahu é possível fazer passeios históricos como o de Pearl Harbor. Antes chamada de Wai Momi (águas perolizadas no idioma nativo), Pearl Harbor foi atacada pelo Japão em 7 de dezembro de 1941 o que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

 Vale destacar a praia de Waikiki, que foi recuperada com areia da Califórnia! Até o Havaí sofre com erosão, viu? O pôr-do-sol é um dos mais bonitos de Oahu e há muitos bares e restaurantes próximos à praia. Para quem gosta de programas ainda bem naturais, a Hanauma Bay é a pedida. O local é uma reserva natural, um aquário gigante sem qualquer tipo de parede de vidro. É considerado um dos melhores pontos para mergulhar com snorkel do Havaí. Mas a praia é fechada e o acesso se dá mediante pagamento de uma taxa de preservação, ok?

Conheça Kauai outra famosa ilha havaiana na lista de 7 dicas sobre o Havaí

Com 1430 metros quadrados, Kauai é outra ilha do Havaí. Também conhecida como “Ilha Jardim” por aqui se encontra uma grande floresta tropical que cobre grande parte de superfície da ilha. Sabe o que os viajantes mais curtem? Os impressionantes despenhadeiros e pináculos da Costa de Nā Pali que inclusive já serviram como cenário para grandes filmes de Hollywood. Outro programão para se fazer em Kauai é o Waimea Canyon, com 10 milhas de extensão, e as Nounou Trails, que atravessam a cordilheira Sleeping Giant. Aproveite as várias paisagens num mesmo local.

Foto: Kathy VanDeventer/Pixabay

Parque nacional chama a atenção em Maui

Maui é outra ilha do arquipélago Havaí. Talvez a grande atração seja o grande Parque Nacional de Haleakala que abrange o pico mais alto da ilha, o Haleakala, bem como as piscinas e cachoeiras de Ohe’o Gulch. Elas podem ser acessadas pela sinuosa Hana Highway. Uma das praias do trecho de 30 milhas da ilha é a dourada Kapalua, em formato de lua crescente, protegida das fortes correntes por uma espécie de muro de rochas vulcânicas.

Aqui próximo fica o Molokini. Molokini é uma cratera vulcânica parcialmente submersa em forma de lua crescente que acaba formando uma ilhota desabitada no canal que fica entre as ilhas de Maui e Kahoʻolawe. O vulcão Molokini é um destino para mergulho principalmente porque seu formato protege os mergulhadores dentro das ondas e das correntes do canal. A cratera possui um grande recife com visibilidade de até 46 metros e pelo menos 250 espécies marinhas vivem na região.

Big Island tem até vulcão ativo!

Se o desejo for por andar em um vulcão ativo, Big Island é o destino no Havaí. No inverno é possível ver neve nesta ilha que tem uma fauna marinha impressionante, bem como praias desertas e parques arqueológicos. A Big Island é a maior ilha do arquipélago e o relevo diversificado abrange desde praias de areias coloridas em Papakolea (verde) e Punalu’u (preta) até exuberantes florestas tropicais. No Parque Nacional dos Vulcões é onde ficam os dois vulcões ativos: o Kilauea e o Mauna Loa. No Oeste, Hapuna Beach e Kahalu’u Beach Park são locais muito procurados para a prática de snorke.

Foto: UmJoohee/Pixabay

Estas 7 dicas sobre o Havaí foram importantes para você definir seus planos de viagem? Antes de finalizar o post, vai a sétima dica para você entender: Aloha – é uma saudação, como um Oi, Olá! Mahalo – significa obrigado. Mahalo por sua visita! Comente sobre sua viagem aqui no Viajar é Vida.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*