O que fazer no inverno em Santa Catarina

Vocês também concordam que alguns destinos precisam estar na lista de lugares para visitar, principalmente durante o inverno? Santa Catarina é um Estado conhecido pelas belas praias, mas por aqui também não faltam opções de destinos que combinam perfeitamente em uma viagem durante a estação mais fria do ano. O Viajar é Vida preparou uma lista especial e hoje vamos te mostrar o que fazer no inverno em Santa Catarina. Vinhos, gastronomia, lareira, fogueira, passeios a cavalo, cânions, trilhas e aquele clima todo especial que o inverno pede, não faltam por aqui. São alternativas tanto para viagens românticas a dois, quando para viagens em família e amigos. Vamos lá?

Se encante e desbrave a Serra Catarinense que é o melhor item da lista o que fazer no inverno em Santa Catarina

Com certeza um dos destinos mais procurados durante o inverno no Estado é a região da Serra, que recebe anualmente turistas de todos os cantos do Brasil. É conhecida pelas lindas paisagens, além da formação de geadas, nevoeiros, cachoeiras congeladas e nevascas. Sem contar que na região da Serra Catarinense a incidência de neve é registrada quase todos os anos. No roteiro, também é possível incluir cavalgadas ao ar livre, trekking, rapel, tirolesa, mountain bike, entre outras atividades.

Foto: Marcos Elias Narayana/Pixabay

E a gastronomia? Ah, a gastronomia tem gostinho de comida campeira e caseira. Daquelas preparadas com amor e muito sabor. Algumas receitas são à base de pinhão, iguaria típica da época e que oferece pratos surpreendentes, como o entrevero. Também é possível comprar pinhão por quilo fresquinho. Em Urubici, por exemplo, a viagem contará com muitas belezas naturais. É possível visitar o Morro da Igreja, a Cascata Véu de Noiva, Cascata do Avencal e a famosa Serra do Corvo Branco. A região de Urubici oferta aconchegantes opções de hospedagem, tanto em pousadas quanto em hotéis fazenda. Lá também é possível fazer passeios a cavalo, caminhadas, tirolesa e outras atividades.

Bom Jardim da Serra, que é a porta de entrada da Serra Catarinense, oferece também muitas belezas naturais, são rios, cachoeiras e cânions. Ente Lauro Müller e Bom Jardim da Serra temos a conhecida Serra do Rio do Rastro, que vale belos cliques. E quando falamos sobre o que fazer no inverno em Santa Catarina não podemos esquecer de São Joaquim, conhecida por ter incidência de neve com mais frequência, é conhecida também por oferecer opções de enoturismo. É ou não é uma lista bacana sobre o que fazer no inverno em Santa Catarina?

Paisagens como os cânions estão na lista de viajantes por Santa CAtarina
Foto: Inae Miranda/Pixabay

Se renove nas fontes termais

O que fazer no inverno em Santa Catarina vai além do que você imagina. Outra opção surpreendente que vai te ajudar a relaxar e ainda trazer propriedades terapêuticas são as fontes de águas termais presentes do Estado. Uma viagem diferente e que oferecerá um momento de renovação. Ao todo são 19 cidades catarinenses com complexos termais.

Ao viajar para esses locais você poderá desfrutar de banhos de imersão, terapias alternativas, saunas, além de uma infraestrutura para lazer e esportes. A primeira estância termal do Brasil é o complexo Caldas da Imperatriz, na Grande Florianópolis, lá a água direto da fonte, por volta de 41º C, oferece um banho bem-estar e saúde que é indicado para todas as idades. 

Outra estância de água termal que combina muito com o inverno é na pequena cidade de Treze Tílias, lá, a temperatura na estação mais fria do ano pode chegar a 10 graus negativos, então um banho nas águas termais é uma ótima pedida.

Fica em Santa Catarina também o segundo melhor complexo do mundo, é na cidade de Gravatal. O complexo Hidromineral de Gravatal, em que a água termal brota de uma fonte com temperatura de 37º graus, fica atrás apenas de Aux-Les Thermes, na França. Também não podemos deixar de citar o município de Águas Mornas, com estâncias termais entre as melhores do mundo, e São João do Sul que a cidade que possui a única estância de água termal salgada do Brasil. Itens importantes para engrossar nossa lista sobre o que fazer no inverno em Santa Catarina.

Foto: divulgação

A rota dos vinhos entre o que fazer no inverno em Santa Catarina

Para os amantes e apreciadores do vinho, no roteiro sobre o que fazer no inverno em Santa Catarina, não podemos deixar de fora as visitas aos vinhedos. O enoturismo em Santa Catarina é apreciado durante todo o ano, mas no inverno, o passeio pelas vinícolas combina ainda mais. A região da Serra Catarinense, por exemplo, é conhecida por produzir uma uva histórica e bem brasileira, a Goethe.

É possível conhece-la em uma visita a Urussanga, onde estão os Vales da Uva Goethe. Próxima a cidade também está São Joaquim, em que estão concentradas diversas vinícolas e produtores premiadas nacionalmente e internacionalmente. Prepara-se para se encantar com sabores e aromas. Quer saber quais são elas? Entre as mais conhecidas temos em São Joaquim: Vinícola Villa Francioni; Vinícola Villaggio Bassetti; Vinícola Monte Agudo; Vinícola Leone di Venezia. Já em Urussanga temo a Vinícola Mazon  e a  Vinícola Casa del Nonno. Em Bom Retiro a Vinícola Thera e em Campo Belo do Sul a Vinícola Abreu Garcia. Agora é só preparar o roteiro com as suas preferidas e iniciar a sua viagem de enoturismo.

O roteiro das vinicolas também é algo para fazer no frio catarinense
Foto: Jill Wellington/Pixabay
Cachoeiras e belas paisagens estão na lista do que fazer no inverno em Santa Catarina
Foto: Fabiano Panisson/Pixabay

Curtiu essa listinha que o Viajar é Vida preparou para quem ama o frio? O que fazer no inverno em Santa Catarina na nossa concepção tem muito mais itens, mas o Viajar é Vida também quer a sua contribuição. Anote aí nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*