Posso viajar após realizar uma cirurgia plástica?

Essa é uma pergunta muito recorrente: posso viajar após realizar uma cirurgia plástica? Isso ocorre porque há um grande número de pessoas optando por fazer cirurgias plásticas. Ela passou a fazer parte do sonho e objetivo de vida, principalmente de mulheres. Mas é preciso observar que uma cirurgia plástica também precisa de muitos cuidados durante o pós-operatório, pois o sucesso da cirurgia não depende apenas do planejamento, escolha do cirurgião, etc.

Depende do comprometimento do paciente durante a recuperação, seguindo à risca todas as orientações médicas. Embora a rotina de uma cirurgia plástica estética seja totalmente diferente da cirurgia relacionada à saúde, a atenção aos cuidados são os mesmos, para prevenir complicações e garantir um resultado satisfatório. 

O nosso corpo precisa de um tempo para se recuperar após uma intervenção cirurgia ou um procedimento mais invasivo, uma vez que a cicatrização e eliminação de líquidos acabam consumindo grande parte da energia e por sua vez o organismo fica muito debilitado após um procedimento. Por isso é preciso tomar alguns cuidados para que não haja nenhuma intercorrência na recuperação. O Viajar é Vida mostra agora alguns cuidados que devem ser tomados para responder à pergunta: posso viajar após realizar uma cirurgia plástica?

Posso viajar após realizar uma cirurgia plástica?
Foto: Sasin Tipchai/Pixabay

Leia também

Dicas anteriores à realização da cirurgia plástica
Foto: Tobias Rehbein/Pixabay

Dicas anteriores à realização da cirurgia plástica

Os médicos orientam que é necessário tomar vários cuidados no período que antecede o momento operatório. Veja uma listinha de cuidados:

  • Não fumar por, pelo menos, 30 dias antes e depois da cirurgia plástica, pois dificulta a cicatrização e aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar.
  • Fazer os curativos conforme a instrução médica. Evitar exercícios, ginástica e movimentos que exijam força, porque as cicatrizes levam, pelo menos, 45 dias para estabilizar-se.
  • Realizar sessões de drenagem linfática.
  • Comparecer às consultas depois da cirurgia e informar ao médico sobre qualquer sangramento após o procedimento. 
  • Conservar a pele bem hidratada para prolongar os resultados
  • Tomar os remédios de acordo com a dosagem prescrita e nos horários indicados, para que o tratamento possa ser rápido.
  • Não realizar nenhum serviço doméstico ou esforço durante os dias de recuperação orientados pelo médico.
  • Ficar em repouso no mínimo por 14 dias.
Viagem após cirurgia.
Foto: StockSnap/Pixabay

Leia também

 Posso viajar após realizar uma cirurgia plástica? Isso é realmente possível?

Como já falamos acima, o ideal é esperar pelo menos 14 dias após fazer uma cirurgia plástica, seja qual for o procedimento. Esse é o tempo mínimo de repouso. Mas por qual motivo devo esperar duas semanas para viajar?

Diversos cirurgiões recomendam esperar para evitar infecções. Caso haja alguma complicação médica, o tratamento pode demorar mais e terem de ser resolvidos por médicos que não acompanharam a cirurgia. Este período de duas semanas também é o período mínimo dos cortes e pressões exercidas no corpo.

Com dito acima, alguns cuidados que devem ser tomados durante o pós-operatório de uma cirurgia e entre eles está ficar em repouso. Portanto as viagens devem ser evitadas durante as primeiras duas semanas para que o paciente tenha uma excelente recuperação. Contudo, é possível viajar após a cirurgia plástica desde que o cirurgião que fez o procedimento libere e o paciente respeite o tempo mínimo, mantendo os cuidados referente à recuperação.

Seguindo tudo isso, você consegue uma viagem mais tranquila, evita possíveis complicações, dores ou desconfortos e pode usufruir dos melhores resultados em menos tempo.

 Posso viajar após realizar uma cirurgia plástica? Isso é realmente possível?
Foto: Julián Amé/Pixabay

As dúvidas existem, e se você quiser responder realmente à pergunta: posso viajar após realizar uma cirurgia plástica? deve consultar seu médico. Ele terá as respostas certas para cada caso. Somente o profissional habilitado, que cuidará de todo o procedimento, saberá dizer com firmeza se será possível viajar logo em seguida. Obedeça às orientações e garanta sua saúde. E se tiver mais alguma dúvida sobre o tema saúde e viagem, envie para o Viajar é Vida. Deixe nos comentários que iremos atrás para responder.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*