9 dicas de segurança para viagens ao Exterior

A realidade é esta: em qualquer lugar do mundo há riscos. Por isso o Viajar é Vida aponta 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior. Nos locais de grande concentração de público como museus e templos sempre mantêm avisos sobre os cuidados com batedores de carteira. E isso ocorre até no Museu do Louvre, em Paris! Ou seja, não pense que somente no Brasil você corre riscos. Na realidade, o grande segredo é estar atento, manter equipamentos e carteiras bem guardados e não descuidar. Agir como turista, alheio ao mundo, de olho apenas nos cartões-postais, não é a prática ideal.

Por isso levantamos estas 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior para você estudar e ir preparado para o mundo.

Quando você perde ou tem seus bens roubados?  9 dicas de segurança para viagens ao Exterior

Dica 1: Procure a polícia. Ela é quem dará o os encaminhamentos necessários, registrará a ocorrência e terá condições de ir em busca dos criminosos. Geralmente há delegacias especializadas em turistas nas grandes cidades mundiais. Caso sua viagem seja para uma cidade menor, não tão turística, procure a delegacia convencional e explique seu caso. É importante ter o maior número de detalhes possíveis, tanto dos seus pertences quanto de como pode/foi a perda ou roubo.

Procurar a polícia é importante e uma das dicas de segurança para viagens ao Exterior
Foto:  Steve Buissinne/Pixabay

Dica 2:  Jamais vá atrás dos ladrões. Mesmo que você tenha presenciado os bandidos em fuga, não corra atrás. Os bandidos podem estar armados. Além de ser arriscado, você pode ser confundido com um fugitivo. E ter que explicar tudo isso para a polícia depois pode ser um grande problema. Então haja com consciência e siga adiante para encontrar a polícia.

Nas 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior, saiba o que fazer quando perde ou roubam seus documentos

Dica 3: Entre as 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior, sempre procure uma delegacia para registrar a ocorrência. Logo em seguida, entre em contato com o consulado ou embaixada brasileira no país onde estiver. O site do Itamaraty tem todos os endereços e telefones dos escritórios pelo mundo. No meio da confusão, será um alento ter um atendimento em português.

Entre as 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior está procurar as delegacias. Em algumas cidades há específicas para turistas
Foto: BodyWorn by Utility/Pixabay

Dica 4: A necessidade de buscar o representante do governo brasileiro é que ele poderá emitir um documento para retorno caso você tenha perdido o passaporte.

Dica 5: Se perder dinheiro, saiba que a embaixada/consulado não tem a obrigação de reaver a quantia. Aliás, eles não podem ter essa relação financeira com você. O que eles podem fazer é entrar em contato com sua família no Brasil para solicitar a quantia necessária ao retorno.

Dica 6: Se forem perdidos ou roubados os cartões de crédito, acione a empresa para fazer o cancelamento. Os sites das bandeiras trazem os telefones de contato nas diferentes partes do planeta. Se precisar de ajuda com o idioma, geralmente os hotéis possuem pessoas preparadas para contribuir. Estamos na sexta, de 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior.

Ao perder o cartão de crédito, acione a bandeira do cartão para as providências necessárias. Esta é uma dica de segurança importante
Foto: Jan Vašek/Pixabay

Dica de ouro para não perder as boas lembranças da viagem

Dica 7: Sincronize câmeras com a nuvem, para – em caso de perda do celular – as fotos sejam mantidas. Toda vez que você conecta a internet, as imagens vão automaticamente para a nuvem. Desta forma, tudo o que você aproveitou antes não será perdido.

Dica 8:  Ao salvar em nuvem, e tiver fotos dos documentos necessários à viagem, elas também serão salvas e poderão ajudar em todo o trâmite necessário com delegacias e consulado/embaixada. Ou seja, como regra, mantenha um arquivo ou mesmo um e-mail com cópias de seu passaporte, visto, documentos pessoais, voucher de passagens e hospedagem. Em caso de emergência, você terá tudo isso on-line.

Pra não perder seu conteúdo de viagem, mantenha as fotos e vídeos em nuvem. Esta é uma das 9 dicas de segurança para viagens ao Exterior
Foto: Jan Vašek/Pixabay

Dica 9: Contrate um seguro viagem no Brasil para o período de sua estada fora do país. O ideal é não utilizar, mas caso aconteça algum imprevisto, você terá dinheiro suficiente para sair da enrascada.  O Viajar é Vida sempre defende o seguro viagem porque ele é garantia de solução dos problemas. Ninguém está livre de um imprevisto, mas é muito diferente você resolver alguma questão na sua rotina diária da sua cidade, do que num outro país em outro idioma.  

Geralmente a questão do seguro viagem é levantada pelo fator saúde. Claro que este é um fator motivador para fazer um seguro viagem antes de embarcar em qualquer avião. Com ele você tem a garantia de poder procurar um hospital ou um médico sem medo dos custos. Tem ainda a cobertura dos valores sobre os possíveis remédios. Um seguro viagem pode cobrir boa parte ou a integridade destes custos extras.

O seguro viagem é uma garantia de solução de possíveis problemas que possam ocorrer em uma viagem ao Exterior
Foto: StockSnap/Pixabay

Dica extra!

Mas fique atento também porque além dos riscos de criminosos nos locais de grande movimento tem também pessoas de má-fé nos meios de hospedagem. Temos um amigo que flagrou a camareira roubando o dinheiro da mala dele dentro do quarto do hotel no Vietnã! Ele saiu para tomar café e retornou porque esqueceu algo e fez o flagrante. Deu confusão, mas ele não perdeu TODO O DINHEIRO porque teve sorte de chegar na hora.

E outra, seguro viagem cobre extravio de bagagem. O seguro viagem é certeiro nestes momentos. Inclusive as seguradoras já sabem como lidar com a situação e saberão manter o controle para a melhor resolução do caso.

Qualquer lugar do mundo é passível de roubos, por isso, uma dica de segurança é estar sempre atento
Foto: Free-Photos/Pixabay

OU seja, se você estiver atento ao planejamento de viagem e ao longo de seu percurso observar as dicas do Viajar é Vida, certamente estará preparado para sair da melhor maneira de qualquer situação adversa.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*