O que fazer em Jervis Bay na Austrália

Com o título de areia mais branca do mundo, o Viajar é Vida pontua neste conteúdo o que fazer em Jervis Bay na Austrália. A baía com 102 metros quadrados fica na costa sul de New South Wales, distante cerca de 250 quilômetros de Sydney.

Além da baía em si, uma área de 70 quilômetros quadrados de terra faz parte do território de Jervis Bay, região que segundo estudos é habitada há cerca de 20 mil anos. Evidências arqueológicas no Lago Burrill mostram a ocupação aborígene há milhares de ano.

O nome vem do almirante da frota Sir John Jervis. A terra que agora compreende o Território Jervis Bay foi entregue pelo estado ao governo do país para fornecer um porto marítimo para a nova capital federal em construção em Canberra. E por pouco o mundo não perde a chance de manter esse lugar tão lindo e preservado. É que em 1960, a primeira usina nuclear da Austrália foi proposta para a área e um local chegou a ser preparado. Mas por sorte o projeto não seguiu adiante.

O que fazer em Jervis Bay na Austrália: conhecer as praias locais com as areias mais brancas do mundo
Foto: Wikipedia

Siga o Viajar é Vida também no Instagram

Leia também

Vida marítima com atividade na água

A vida marítima dá o tom do dia a dia em Jervis Bay. Amantes da pesca recreativa, do caiaque, da vela e do mergulho viajam vários quilômetros para conhecer e se divertir nestas águas. Por isso, a atividade marinha está entre o que fazer em Jervis Bay na Austrália. Aqui operadoras de turismo realizam passeios que incluem voltas de barcos e acampamento. Os locais de mergulho populares incluem The Labyrinths, Gorgonian Wall e Point Perpendicular.

A região tem 102 quilômetros quadrados de área, além de 70 quilômetros quadrados da costa
Foto: Wikipedia

Que aprender inglês para viagem? Compre seu guia aqui!

O que fazer em Jervis Bay na Austrália: tentar ver o fenômeno das algas iluminadas

É durante a noite que Jervis Bay ganha um toque especial. Uma luz azul fluorescente invade a paisagem marítima. O fenômeno acontece pela presença de algas bioluminescentes que emitem luz como forma de comunicação biológica, muitas vezes utilizada na captura de alimentos. Esta não é uma situação única. Fenômeno semelhante já tinha sido registrado também na Tasmânia. Segundo os cientistas, o efeito azul fluorescente pode estar relacionado com as correntes oceânicas e o aquecimento dos oceanos. E, infelizmente, não é visto todos os dias! Mas quem sabe você dá a sorte de visualizar quando estiver por lá.

Avistar baleias está na lista sobre o que fazer em Jervis Bay na Austrália

Jervis Bay também é conhecida pela observação de baleias, já que é rota de migração das espécies que param para descansar neste trecho. A maioria das baleias avistadas é da espécie jubarte. Elas migram ao longo da costa leste da Austrália de junho a novembro. As baleias franca do sul também estão começando a aparecer nos últimos anos, apesar de terem sido altamente caçadas nos séculos 19 e 20. Eventualmente os viajantes têm a sorte de encontrar ainda orcas, minke e até já foi possível avistar uma baleia azul. A melhor localização para visualizar os animais é no histórico farol Cape Saint George, no final da Stoney Creek Road.

Avistar baleias está na lista sobre o que fazer em Jervis Bay na Austrália
Foto: Wikipedia

O que fazer em Jervis Bay na Austrália: circular pelas cidades costeiras

O turismo na Jervis Bay é uma das principais fontes de renda de muitos moradores de cidades como Nowra  e Ulladulla. A primeira tem 20 mil habitantes e uma comunidade agrícola com uma próspera indústria de laticínios e uma quantidade significativa de terras florestais estatais. É também uma área de aposentadoria e lazer cada vez mais popular para pessoas de Canberra e Sydney. Já Ulladulla é uma cidade costeira e é a grafia moderna de uma palavra aborígine, cujo significado é desconhecido. Alguns registros mostram que o nome significa “porto seguro”, mas os anciãos aborígines locais contestam o significado e apontam que um porto para barcos é uma ideia moderna.

As praias são belíssimas em Jervis Bay
Foto: Wikipedia

Parque Booderee agrega as mais belas praias da costa sul australiana

Na região dos arredores de Jervis Bay está o Parque Nacional Booderee que é gerenciado pela Comunidade Aborígine de Wreck Bay com o governo local usando uma mistura de conhecimento tradicional e ciência moderna. Águas cristalinas encontram belas praias de areia branca, enquanto falésias altas têm vista para o majestoso Oceano Pacífico. Isso já diz muito sobre o Parque Nacional Booderee que apresenta uma vida selvagem nativa extraordinária e é adornado por extensos jardins botânicos.

É cobrado um ingresso para entrar no parque e o local oferece também estrutura de acampamentos à beira-mar aninhados em meio à mata nativa intocada. Os acampamentos lotam rapidamente durante os períodos de pico, então a dica é reservar com antecedência. As praias do Booderee são de classe mundial, com algumas das areias mais macias e brancas do mundo. As opções são inúmeras, seja para nadar, surfar ou simplesmente para relaxar na areia.

Cangurus, barracas e muita praia bonita no Boonderee Park
Foto: Wikipedia

Conhecer o Point Perpendicular faz parte da lista sobre o que fazer em Jervis Bay na Austrália

Uma bela caminhada e você chega ao Point Perpendicular que é um ponto na ponta sul da Península de Beecroft e na entrada norte da Jervis Bay. Um farol histórico que esteve ativo de 1889 a 1993 é um dos pontos de referência. Não é possível acessar o interior do farol, mas a vista do entorno faz valer a caminhada. O mirante fica a cerca de 90 metros acima do nível do mar, tornando-o perfeito para observar as baleias migratórias durante os meses mais frios. Além disso, tem os moradores locais: focas, águias-do-mar de barriga branca e vários peixes.

O farol chegou a ser o mais importante em uma rede de auxílios à navegação operada e mantida pela Autoridade de Segurança Marítima da Austrália. Agora foi substituído por um novo farol, mas o edifício permanece e tem um significado histórico.

O que fazer em Jervis Bay na Austrália: conhecer o Point Perpendicular está na lista
Foto: Wikipedia

Leia também

Por-do-sol no Boonderee Park
Foto: Wikipedia

Não se esqueça de conhecer o museu marítimo

Entre o que fazer em Jervis Bay na Austrália está a visita ao Jervis Bay Maritime Museum. Ele mantém um acervo mundialmente reconhecido de artefatos marítimos e instrumentos de navegação. É uma enorme variedade de equipamentos náuticos, modelos, fotografias, pinturas, desenhos e objetos relacionados à história e ao patrimônio da área da Jervis Bay. Fica ali, por exemplo, a balsa Lady Denman de 1911, a única balsa de madeira sobrevivente do porto de Sydney, bem como outros navios históricos.

O museu fica em Huskisson, em frente ao mar. O complexo inclui uma grande área de lazer com jardins nativos, um calçadão de mangue, lago para alimentação de peixes, casa de barcos e edifícios históricos.

O museu marítimo também integra as ações do que fazer em Jervis Bay na Austrália
Foto: Wikipedia

Gostou deste conteúdo sobre o que fazer em Jervis Bay na Austrália? Você já se aventurou por aqueles lados do mundo? Conte aos leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*