Visita virtual nos museus de São Paulo

A pandemia isolou as pessoas que, de casa, passaram a ter um contato maior com a internet para os programas de família. Com isso, a visita virtual nos museus de São Paulo ganhou um incentivo. Em 2020, os museus paulistas registraram 13 milhões de visitas pela internet. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Cultura e foram levadas em conta as visitas registradas em 19 diferentes museus. Quem mais recebeu visitantes on-line foi a Pinacoteca (belo passeio diga-se de passagem), seguido do Museu da Imagem e do Som, da Imigração e o Afro Brasil. Nestes casos, o chamado tour virtual dá acesso ao acervo que inclui obras em alta resolução.

Apesar do período de fechamento, alguns locais foram reabertos repletos de regras. E somado os primeiros meses antes do fechamento por causa da pandemia o registro de visitas físicas também foi grande. Foram 1 milhão de visitantes nos 19 museus considerados pelo governo do Estado de São Paulo no ano passado. O Museu da Imagem do Som foi o mais procurado (197,3 mil visitas), seguido pelo Catavento (154,9 mil), a Pinacoteca (148,4 mil) e o Museu do Café (135,7 mil).

Siga o Viajar é Vida no Instagram e Facebook

Entre os museus que podem ser visitados e estão sob administração do governo está o Museu do Café
Foto: divulgação

Visita virtual nos museus de São Paulo

  1. Pinacoteca – 4 milhões acessos
  2. Museu da Imagem e do Som – 1,9 milhão de acessos
  3. Museu da Imigração – 1,4 milhão de acessos
  4. Museu Afro Brasil – 900 mil acessos

Pinacoteca existe desde 1905

Dito isso, o Viajar é Vida destaca agora um pouco sobre as visitas virtuais nos museus de São Paulo, explicando um pouco sobre cada um dos museus mais queridos pelos internautas e também um pouco sobre aqueles museus que se destacaram nas visitas presenciais. Começamos com a Pinacoteca que é um dos mais importantes museus de arte de todo o Brasil. O prédio onde está instalada é um antigo edifício de 1900, no Jardim da Luz, em pleno Centro de São Paulo. É o mais antigo museu do estado, fundado em 1905 e regulamentado como instituição pública em 1911.

A Pinacoteca teve novo boom a partir de 1990 quando passou a figurar no calendário internacional de exposições. Hoje ela abriga um dos mais representativos acervos de arte brasileira. São pelo menos 10 mil peças, principalmente da pintura nacional dos séculos 19 e 20. Com tantos atributos, a Pina (sim, ela também é chamada com este apelido carinhoso) tinha que ser a rainha da lista de visita virtual nos museus de São Paulo. Fique atento às mudanças das regras para as visitas físicas, já que o quadro de Covid 19 pode mudar a qualquer momento e as atividades podem ser suspensas presencialmente. Apesar disso, o tour virtual continua disponível e pode ser feito pelo site da Pinacoteca.

A Pinacoteca está em primeiro lugar na lista de visitas virtuais nos museus de São Paulo
Foto: divulgação

No MIS o acervo é do audiovisual: faça uma visita virtual nos museus de São Paulo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo é outro integrante da lista de visitas virtuais. Logo na abertura do site já há um convite para conhecer uma exposição exclusiva sobre Monalisa e outra sobre John Lenon em Nova York. Como nas exposições presenciais, as virtuais também têm data de encerramento. Por isso fique atento para voltar mais vezes e ver tudo o que está sendo programado para o canal digital do MIS.  

Criado em 1970, este museu é um projeto iniciado por intelectuais e produtores culturais, como Ricardo Cravo Albin, Paulo Emílio Salles Gomes, Rudá de Andrade, Francisco Luiz de Almeida Salles e Luiz Ernesto Machado Kawall. No acervo de mais de 200 mil peças é mantido boa parte do patrimônio do audiovisual do Brasil, com diferentes documentos sonoros e imagéticos. O Museu da Imagem e do Som fica no Jardim Europa.

O acervo do Museu da Imagem e do Som também pode ser visitado virtualmente pela internet
Foto: divulgação

No Bairro da Mooca, o Museu da Imigração está com programação híbrida on-line e presencial

O Museu da Imigração também se destacou no quesito visita virtual nos museus de São Paulo. Ele fica na antiga Hospedaria dos Imigrantes, na Rua Visconde de Parnaíba, Bairro da Mooca. O prédio é patrimônio tombado para preservação da história. E o acervo contempla também as experiências, memórias e identidades dos povos que colonizaram São Paulo. Vale destacar que nos itens bibliográficos há muitos títulos especializados sobre os processos migratórios.

No tour virtual, um vídeo mostra o resultado de uma campanha on-line com os sobrenomes das famílias que até hoje integram essa babel que é São Paulo.

Em razão da pandemia, o Museu da Imigração está com uma programação híbrida com atividades on-line e presencial, para quem busca passeios ao ar livre seguindo as medidas preventivas. Nesta segunda quinzena de janeiro, as ações envolvem aniversário de São Paulo, artesanato, contação de histórias e projetos de pesquisa.

Administrado pelo governo estadual, o Museu da Imigração também teve recorde de visitas virtuais no museus de São Paulo
Foto: divulgação

Museu Afro Brasil figurou na lista da visita virtual nos museus de São Paulo

Localizado no Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil também está na lista de visita virtual nos museus de São Paulo. De cunho histórico, artístico e etnológico, ele está voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. O prédio onde está instalado é integrante do conjunto arquitetônico do parque concebido na década de 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

São cerca de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, com assinatura de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século 15 e os dias de hoje. O Museu Afro Brasil exibe parte do seu acervo na exposição de longa duração, realiza exposições temporárias e dispõe de um auditório e de uma biblioteca especializada que complementam a programação cultural ao longo do ano.

O Museu Afro Brasil fica no Parque do Ibirapuera.  E também cresceu as visitas virtuais
Foto: divulgação

Tem ode à ciência no Museu Catavento

O Museu Catavento entrou na lista dos mais visitados presencialmente em 2020. Ele é um museu interativo que existe desde 2009 com a função de divulgar a ciência. Fica localizado no Palácio das Indústrias, em uma área de 12 mil metros quadrados. Nele, o viajante vai poder conhecer sobre o Universo, a Vida, o Engenho e a Sociedade. São cerca de 250 instalações. Neste período de pandemia, o atendimento está sendo feito apenas com agendamento prévio.

Já o Museu do Café traz detalhes que provavelmente você não conhece sobre a história deste produto que se tornou um dos representantes da cultura do Brasil. Ele fica na Rua XV de Novembro, no centro histórico do município de Santos. O acervo mantém objetos, documentos e recursos audiovisuais que retratam a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país. O prédio é o mesmo onde funcionava a antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922.

A ciência é divertida e ensina no Museu do Catavento. Ele está na lista de visita virtual nos museus de São Paulo
Foto: divulgação

Curtiu estas dicas de museu no Estado de São Paulo? Aproveite este período de isolamento social para também fazer visita virtual nos museus de São Paulo. E se tiver alguma outra dica que mereça ser compartilhada, deixe nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*