Quais são as praias Bandeira Azul de Bombinhas?

Cidade muito reconhecida por suas belezas naturais e capital nacional do mergulho pelo fato de parte de seu território integrar a Reserva Marinha do Arvoredo, Bombinhas é famosa pelo Brasil e pelo mundo por causa de suas praias. Mas, quais são as praias bandeira azul de Bombinhas?

Primeiro vale esclarecer que a titulação Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações concedido àqueles locais que buscam a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que visem à resolução dos conflitos e a multiplicação da informação para a comunidade que atinge.

Para a próxima temporada de Verão 2020/2021, o júri nacional do Programa Bandeira Azul aprovou a certificação das praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição. Será a segunda vez que Quatro Ilhas e Mariscal obtêm o título e a primeira na Praia da Conceição. O próximo passo é o ok das autoridades internacionais. Com três praias aptas e ambientalmente sustentáveis, Bombinhas será a cidade com mais praias bandeira azul do Brasil.

Mariscal está entre as praias bandeira azul de Bombinhas.
Foto: Divulgação/Setur Bombinhas

Quais são as praias Bandeira Azul de Bombinhas?

Em todo o país, 18 praias (entre elas as 3 de Bombinhas) se inscreveram para participar. Também estão inscritas 6 marinas, que já foram pré-aprovadas. A certificação bandeira azul tem como objetivo avaliar as condições de balneabilidade das praias em todo o planeta.

Para conquistar o selo, é preciso atender a 34 critérios, nas áreas de educação e formação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços e qualidade da água. Com a aprovação do júri internacional, as três praias passam a ser consideradas oficialmente umas das melhores áreas para os banhistas.

Bombinhas cobra uma Taxa de Preservação Ambiental dos turistas que visitam a cidade e os órgãos municipais do meio ambiente entendem que essa verba tem sido primordial para a manutenção dos quesitos necessários para o município poder hastear a bandeira azul durante o Verão.

O Programa Bandeira Azul pode ser determinante na escolha do destino turístico. Segundo Carlos Cândido, secretário de turismo de Bombinhas, as tendências para a retomada do turismo apontam mudanças no perfil e comportamento do turista. “Além do Programa e das diversas obras na cidade, os protocolos adotados pela iniciativa privada serão essenciais para garantir a segurança do turista nesta retomada”, conclui.

Foto: Divulgação/Setur Bombinhas – Quatro Ilhas

Quais são as praias Bandeira Azul de Bombinhas? Um pouco de cada uma delas

A Praia de Mariscal foi a segunda praia visitada pelos açorianos no período da colonização. E eles batizaram com este nome pela enorme quantidade de mariscos encontrados em toda a costa. Os quatro quilômetros da orla são bons para banhos e caminhadas durante todo o Verão, e o índice de poluição zero em suas águas aumenta ainda mais a procura de visitantes e surfistas. Já no inverno a pesca de arremesso é largamente praticada, assim como o surfe para os mais corajosos.

A Praia de Quatro Ilhas tem esse nome por poder avistar ao longe as ilhas que fazem parte da Reserva Marinha do Arvoredo. Além de ter ondas ótimas para quem adora surfar, tem já foi reconhecida pelo TripAdvisor como a segunda melhor praia do Sul do Brasil. Há estrutura para alimentação, natureza intocada e um trecho da praia com poucas ondas para quem prefere o banho de mar mais tranquilo.

Quem curte banho de mar calmo, diversão com os pequenos e mergulho apenas com snorkel, encontra na Praia da Conceição o cenário ideal. Por estar totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos e fica no caminho para o Morro do Macaco, que é onde se tem uma vista do alto de toda a região.

Outra praia que também ganhou o selo bandeira azul é a Conceição, em Bombinhas.
Foto: Divulgação/Setur Bombinhas – Praia da Conceição

Onde fica Bombinhas

Bombinhas é nome de uma cidade que foi batizada desta forma pelo barulho das ondas na areia da praia principal, que pareciam bombinhas estourando. Além da cidade, esta praia principal também chama-se Bombinhas. O município o menor de Santa Catarina em extensão territorial, embora seja um dos mais ricos quando o assunto é fauna e flora marinha. Tudo porque parte do território integra a Reserva Marinha do Arvoredo, um rico ecossistema localizado entre as ilhas de Galés, Arvoredo e Deserta e pelo Calhau de São Pedro, isso tudo no litoral de Santa Catarina, a leste da baía de Zimbros em Bombinhas e ao norte da Ilha de Santa Catarina, onde está situada parte do município de Florianópolis.

Em terra, Bombinhas fica na região chamada Costa Verde & Mar, destino turístico famoso composto por 10 diferentes cidades que ficam muito próximas uma da outra, como Balneário Camboriú, Penha, Itajaí e Itapema. Todos estes municípios ficam tão próximos que a maior distância entre eles é de 30 quilômetros. O visitante que vem conhecer Bombinhas, geralmente aproveita parte dos dias de viagem curtindo atrativos como os famosos de Balneário Camboriú, o Beto Carrero em Penha e a Praia Brava em Itajaí. O acesso é fácil por via terrestre e pode ser feito diariamente para os atrativos das cidades vizinhas e depois retornar para pernoitar em Bombinhas.

Foto: Eduardo Luis Olinger/Pixabay

Quais são as praias Bandeira Azul de Bombinhas?

O que fazer em Bombinhas

Com menos de 20 mil habitantes, Bombinhas tem atrações para todas as idades e todos os gostos. É comum por aqui as práticas esportivas como as do Turismo de Aventura e Ecoturismo. Daí é comum ver muita gente entretida com caiaque, mergulho, trilha, stand-up paddle, praticando o cicloturismo…. se tem ligação com a natureza, seja com o azul do mar ou o verde das matas, Bombinhas é o lugar ideal.

A cidade tem várias praias, de mar aberto com ondas ideais para os surfistas, a praias de baias protegidas, que mais parecem lagoas, ideais para famílias com crianças. Também tem morros com mirantes de tirar o fôlego e muita história.

Povoada por indígenas e açorianos, a localidade de Bombinhas pertencia ao município de Porto Belo, que é a cidade vizinha. Em 1967, passou a ser um distrito e até que em 1992 a emancipação foi aprovada. Toda a península que compõe o município abriga lendas misteriosas, praias de areias brancas e águas de inigualável transparência, emolduradas por morros verdejantes. O principal atrativo turístico de Bombinhas é o seu patrimônio natural e também cultural. A rica diversidade biológica pode ser encontrada na Mata Atlântica, nas praias, nos rios e mangues, nas dunas, nas restingas, nas baías, nas enseadas, nos rochedos e nas ilhas oceânicas.

Foto: Divulgação/Setur Bombinhas

O que achou deste conteúdo sobre quais são as praias Bandeira Azul de Bombinhas? Você já teve alguma experiência nesta linda cidade de Santa Catarina? Se sim, deixe uma foto nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*