Lugares do Brasil para viajar nas férias

Fim de ano chegando e dependendo do ritmo da pandemia, vai ter até quem consiga aproveitar um período de descanso do corpo e da mente. Por isso o Viajar é Vida destaca lugares do Brasil para viajar nas férias, levando em conta principalmente o fato de serem locais abertos, com atividades junto à natureza, possiblidade de hospedagem em pousadas com pouca gente ou até AirBnB individual e a redução de riscos de contágio, se o viajante se preocupar com as normas básicas que é o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização constante com álcool 70%. Preparado para esta viagem?

Diversão combina com as férias em diferentes lugares do Brasil
Foto: divulgação

Costa Verde & Mar fica em Santa Catarina

A região possui 9 municípios, incluindo o famoso Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Itajaí e Penha, só para citar alguns. O mais bacana deste trecho catarinense, é que o consórcio intermunicipal de turismo formado pelas secretarias de turismo das cidades, aliado ao setor privado que faz girar a economia turística, estão realizando uma campanha de conscientização.

Eles deixam claro que “Você está de férias, mas o coronavírus não!”. São cartazes, divulgação nas redes sociais e placas nos principais cartões-postais para deixar claro à população que todos precisam fazer a sua parte. Do restaurante ou atrativo turístico privado (que precisam seguir as normas para poder atender) ao visitante, que precisa manter a distância, estar de máscara e sempre higienizar as mãos todos devem ser empáticos e entender que juntos farão as férias sem riscos.

Com estes cuidados, o viajante vai poder curtir atrações como o Parque Unipraias, a novíssima roda gigante de Balneário Camboriú, o recente Fun Museu, o parque Beto Carrero, ou as praias belíssimas e trilhas incríveis de Bombinhas, Navegantes e Balneário Piçarras. Ou seja, numa única região, cuja distância maior é de 30 quilômetros, o viajante terá centenas de opções para dias maravilhosos na Costa Verde & Mar. Anote esse nome!

ATENÇÃO: O Fun Museu encerra as atividades em 31/1/2021

Locais como o Fun Museu são atrativos divertidos da Costa Verde & Mar em Santa Catarina
Foto: divulgação

Serra Gaúcha na lista dos lugares do Brasil para viajar nas férias

Pode ser uma viagem romântica, com a família e até com foco os filhos. A Serra Gaúcha é rica em atrativos e merece estar entre os lugares do Brasil para viajar nas férias. Você pode visitar na mesma viagem cidades como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e várias outras.

E daí escolhe os melhores roteiros. É o caso de querer fazer experimentações e apreciar bons vinhos. Curtir um friozinho (mesmo em meses mais quentes), admirar a paisagem natural e aproveitar museus, eventos como o Natal e usufruir na melhor gastronomia, incluindo fondues e cafés coloniais.

Já em Canela, distante 10 quilômetros de Gramado, uma boa pedida é o Parque Estadual do Caracol, uma unidade de conservação com matas fechadas e um riacho de mesmo nome que tem uma queda livre de 131m que passa por rochas basálticas da formação Serra Geral. Com a fauna é possível se deparar com mata silvestre e o visitante pode até ver de perto animais como veado, graxaim, cotias, e vários outros. O parque é de fácil visitação possuindo placas indicativas por todos os lados, além de mapas. O horário de visitação é das 9h às 17h30min durante todos os dias e os valores podem ser conferidos diretamente no telefone (54) 3278-3035.

A Serra Gaúcha está entre os lugares para viajar nas férias no Brasil
Foto: divulgação

Interior de São Paulo também está entre os lugares do Brasil para viajar nas férias

Brotas, Campos do Jordão, São Roque… cada uma dessas cidades merece sua visita para entender melhor sobre o clima e costumes de quem vive no interior. Brotas é a cidade do boiacross, ou descida pelas corredeiras dos rios sobre uma boia ou câmara de pneu de caminhão. Mas não é a única atividade. Quem ama trilhas, rafting, rapel e tirolesa encontra isso e muita adrenalina desta cidade distante 250 quilômetros da capital.

Já Campos de Jordão tem um apelo mais “europeu”. Pela localização em altitude, é também chamada de Suíça brasileira. E a programação segue neste mesmo ritmo, levando em conta principalmente atividades ligadas ao frio. Ótimo para programas a dois e, por todas estas possibilidades, Campos do Jordão está na lista de lugares do Brasil para viajar nas férias.

Brotas é uma das cidades do interior de São Paulo com muitas atividades para as férias
Foto: divulgação

Aproveite as cidades históricas ou Capitólio em Minas Gerais

Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Diamantina… são várias as cidades históricas de Minas Gerais e todas elas com o seu charme. A começar por Mariana que foi fundada em 1696, sendo a primeira cidade local e a primeira capital do estado. Se programe para conhecer Ouro Preto, Diamantina ou Tiradentes. Com um patrimônio histórico riquíssimo, mas também muita atividade de ecoturismo e turismo de aventura, o território mineiro combina bem com as férias em qualquer época do ano.

Capitólio é outro município mineiro, que tem apenas 8.500 habitantes e belas cachoeiras e rios de águas transparentes. O Cânion de Furnas é a principal atração, com suas paredes de pedra invadidas pelas águas esverdeadas do Lago de Furnas, formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas.

As cidades históricas de Minas Gerais e o Capitólio estão na lista de lugares para viajar nas férias no Brasil
Foto: divulgação

Lugares do Brasil para viajar nas férias: Chapada Diamantina

A região de serra em plena Bahia mostra que o estado também é diversificado quando o assunto é relevo, clima, geografia… Na Chapada Diamantina o viajante aproveitará as mais belas paisagens naturais e conhecerá cachoeiras, visitará poços de águas transparente, se embrenhará em grutas com formações muito raras e fará trilhas por cenários que mais parecem saídos de filmes. Para bem atender aos turistas, a região inteira tem trabalhado para recepcionar os visitantes. Meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo e muito mais tem ajudado a profissionalizar a atividade e a dar mais segurança aos viajantes.

A Chapada Diamantina é um trecho de serra na Bahia
Foto: divulgação

Jalapão encerra nossa lista

O cenário indescritível do Jalapão serviu de locação para novela de horário nobre da Rede Globo (O Outro Lado de Paraíso, em 2017) e ganhou o mundo! O Jalapão fica localizado no lado leste do estado de Tocantins, tem cerca de 34 quilômetros quadrados de área e percorre oito municípios, sendo Ponte Alta do Tocantins o seu principal acesso. Suas belezas naturais incluem fervedouros, cachoeiras, dunas e mirantes. Viajar para o Jalapão é sinônimo de se desconectar do mundo e aproveitar a natureza de perto. Lá cobertura de internet é fraca, com acesso apenas nos centros das cidades. Também não há grandes resorts ou meios de hospedagem mais luxuosos. O destaque é curtir as suas belezas naturais.

Paisagens espetaculares marcam o Jalapão como local propício para férias no Brasil
Foto: divulgação

O que achou deste post sobre lugares do Brasil para viajar nas férias. Você concorda com todos ou tem dicas de outros para acrescentarmos? Deixe seu comentário para o Viajar é Vida.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*