O que fazer caminhando por Itajaí

Cidade famosa por sua relação com toda a questão náutica, com um histórico econômico ligado ao porto, com ótimas praias e por ter sido sede da Volvo Ocean Race algumas vezes, Itajaí tem sido muito buscada por viajantes. E o Viajar é Vida traz dicas sobre o que fazer caminhando por Itajaí.

O município é plano, tem vários atrativos muito próximos e a nossa dica é encarar um walktour para desbravar os diversos cantos de Itajaí. Coloque um confortável, protetor solar no rosto e bom passeio. As distâncias estão marcadas em caminhada a partir da Vila da Regata, local onde é realizada a Volvo Ocean Race e onde é também o centro de eventos da cidade. 

Vista noturna da cidade de Itajaí
Foto: Visite Itajaí

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento fica distante 15 minutos

Um dos marcos arquitetônicos de Itajaí, a Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de novembro de 1955. Construída em estilo neo-gótico e românico, é decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli. Do lado estão o Museu Histórico e a Casa da Cultura Dide Brandão. O primeiro foi instalado no Palácio Marcos Konder em 1982. Desde então, está aberto à visitação pública com um acervo de mais de duas mil peças. Construído em 1925, o prédio já abrigou a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores.
Vizinha ao museu está a Casa da Cultura Dide Brandão. Inaugurada em 1913, tem arquitetura eclética. Já foi sede um colégio, mas passou a abrigar as expressões artísticas e culturais em 1982. Oferece cursos para a comunidade e tem duas galerias de arte, sala de leitura e de áudio e vídeo, além de um teatro de bolso.
Uma caminhada curta e você já está na Avenida Beira-Rio
Foto: Visite Itajaí
 

O que fazer caminhando por Itajaí: Avenida Beira-Rio 

Um calçadão moderno, estrutura bem organizada que conecta atividades esportivas, lazer, gastronomia e uma paisagem incrível da Baía Afonso Wippel, a Avenida Beira-Rio cada vez mais apresenta ao visitante a energia de Itajaí com a atividade náutica. Caminhar, correr, andar de bicicleta, ou simplesmente sentar e observar o movimento é uma ótima alternativa. Se encante também com a variedade de restaurantes e seus cardápios de diferentes nacionalidades.
Uma caminhada curta e você já está na Avenida Beira-Rio

Mercado Público merece a visita

O que fazer caminhando por Itajaí? Visitar o Mercado Pública que fica apenas 4 minutos do Centreventos. A antiga obra de 1916 passou a abrigar as tradições populares de Itajaí. Lojas de artesanato, restaurantes e espaço para manifestações artísticas agora fazem parte do dia a dia do lugar. Ao lado está o Mercado do Peixe, com a venda do pescado fresco direto ao consumidor pelos pescadores. Ainda é possível encontrar produtos naturais, lojas de ervas e restaurantes.
No Mercado Público você consegue fazer caminhando por Itajaí
Foto: Visite Itajaí

Os molhes são uma atração bem local e que você consegue fazer caminhando por Itajaí 

Ver o entre e sai dos navios em direção ao Porto de Itajaí é apenas um dos motivos para visitar os molhes. A construção de pedras que adentra o mar contribui para que a foz do Rio Itajaí-Açu se mantenha com capacidade suficiente para o tráfego das grandes embarcações. Nos arredores, o Farol e a Praia da Atalaia figuram entre os principais pontos turísticos da cidade.
O que fazer caminhando por Itajaí: visitar os molhes
Foto: Visite Itajaí

Ainda o que fazer caminhando por Itajaí: Morro da Cruz 

O pé do Morro da Cruz fica distante 15 minutos do Centreventos. No alto do Morro da Cruz encontra-se um dos mais belos cenários da região: o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, bem como a entrada de navios cargueiros e cruzeiros turísticos, além de uma vista panorâmica da cidade. No local existe um amplo estacionamento e uma construção em forma de castelo com restaurante para atendimento de eventos diversos. É possível chegar a pé na entrada do morro, porém a subida é longa e o ideal é utilizar outro meio de transporte como táxi ou uber.
 

17 minutos de caminhada e você está no Parque da Atalaia

O Parque Natural Municipal da Atalaia é uma Unidade de Conservação criada em 2007. São 19,5 hectares de mata protegida destinados à preservação da biodiversidade, pesquisa, turismo ecológico, lazer e educação ambiental. Tem caráter de trilha, por isso é ideal utilizar roupas leves e levar água. Do mirante dá para se ter uma vista diferenciada de Itajaí e Navegantes.
Caminhando até o Parque da Atalaia, você terá uma visão privilegiada de Itajaí
Foto: Visite Itajaí
 

Igreja Imaculada Conceição e Centro Histórico podem ser percorridos a pé

O que fazer caminhando por Itajaí? Visitar a Igreja Imaculada Conceição e o Centro Histórico. Construída em estilo eclético no ano de 1824, a igrejinha velha foi a primeira capela da cidade. Com belos exemplos de arte sacra, é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão. Está fechada para restauração, mas nos arredores ficam o Marco Histórico, onde a cidade começou, e todo o centro histórico e suas construções de séculos passados. A exemplo da Casa Malburg, construída em estilo eclético entre 1912 e 1915, anos depois sofreu um incêndio, em 1982, mas foi totalmente restaurada e reformada. Atualmente abriga a Receita Federal.
 
 

Porto e Itajaí Shopping na rota dos viajantes caminhantes

Caminhando pela Avenida Prefeito Paulo Bauer é possível passar pelo Ferry Boat e chegar até o trapiche de frente para o cais onde atracam os navios cargueiros. Dali é possível fazer fotos e se impressionar com o tamanho das embarcações, uma das principais economias de Itajaí. Bem próximo fica o shopping da cidade. Com mix de produtos e serviços diversificados, o Itajaí Shopping tem um ambiente moderno e aconchegante. São mais de 120 operações de diversos segmentos, além de um Terraço Panorâmico com salas de cinema e restaurantes.
O porto está entre os atrativos que é possível visitar caminhando por Itajaí
Foto: Visite Itajaí

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*