Quais os atrativos de Porto Belo

Que a natureza foi generosa com Porto Belo não precisa nem dizer. A cidade catarinense que está entre as 3 mais antigas do estado passou a atrair milhares de viajantes todos os anos, gente que se encanta com os cenários, com as paisagens, com as pessoas e com tudo o que tem para se fazer neste recanto. O Viajar é Vida destaca agora quais são os atrativos de Porto Belo, para você anotar e garantir os melhores momentos quando viajar para o litoral catarinense.

Na parte costeira, frente para o mar no Centro de Porto Belo, o visitante pode aproveitar para curtir a paisagem enquanto vê o movimento dos pescadores artesanais atracando ou zarpando para suas aventuras no mar. Há praças com bancos e brinquedos infantis. Dali é possível caminhar pela orla até chegar ao Mirante das Vieiras e seu deck e academia ao ar livre.

Quais os atrativos de Porto Belo em Santa Catarina
Foto: divulgação

Quais os atrativos de Porto Belo? Sem dúvida a Ilha de Porto Belo

Outro grande atrativo turístico é a Ilha de Porto Belo. Sim, o nome é o mesmo do município e você precisa tirar um dia inteiro para curtir as maravilhas do local. Quem ama praia, natureza, ama sustentabilidade e diversão, vai encontrar aqui algo que ficará guardado na memória. O Viajar é Vida já fez um post exclusivo sobre a Ilha de Porto Belo, por isso agora vamos apenas dar uma passada nas atrações do lugar que fica distante 900 metros da costa.

Tem trilha ecológica, Mata Atlântica preservada e um patrimônio arqueológico incrível com inscrições rupestres que datam de 4 mil anos. Quem curte se informar, encontra na ilha um eco-museu, além de toda a infraestrutura com ancoradouro, quiosques de praia, quiosque de atividades náuticas e de lazer, restaurante de comidas típicas, lojinha de suvenires exclusivos e as praias de águas calmas.

A Ilha de Porto Belo é um dos grandes atrativos da cidade
Foto: divulgação

Museus e acervos históricos mantêm vivos a história local

Outros locais que entram na lista de quais os atrativos turísticos de Porto Belo estão os museus e acervos existentes na cidade. O Museu da História do Futebol possui o maior acervo do gênero das Américas, incluindo camisas de copas do mundo autografadas. Outro local bacana para visitar é a Igreja Bom Jesus dos Aflitos que foi erguida em 1824 com mão de obra escrava. Eles utilizaram a técnica que inclui óleo de baleia muito utilizada no passado.

No Acervo Municipal de Porto Belo estão históricos de mapas, além de documentos que contam a história dos colonizadores, sua relação com a caça de baleias e várias peças do período colonial. Ideal para conhecer de perto a história desta que está entre as mais antigas do Sul do Brasil.

Alambique entra na lista de quais os atrativos de Porto Belo

A relação histórica dos catarinenses que moram no Litoral é forte em relação à produção de cachaça. E até hoje há alambiques como o de Pedro Richartz. Ele chegou em Porto Belo em 1963 e se estabeleceu no Bairro Alto Perequê. Em 1965 começou a plantar cana-de-açúcar e dois anos depois iniciou a produção de cachaça.

Na época o maquinário era movido à tração animal, depois passaram a utilizar óleo diesel e atualmente o motor é elétrico. E certamente os visitantes adoram ver a produção, por isso o alambique está na lista de quais os atrativos de Porto Belo. Mesmo com a morte do fundador, o negócio é tocado pela família e recebe os visitantes para ver como é o processo de fabricação da bebida e também para a venda da cachaça.

A produção de cachaça é algo forte na tradição e atrai os turistas em Porto Belo
Foto: divulgação

Prédios históricos são mantidos até hoje

Uma cidade com tanta história não poderia deixar de fora sua arquitetura. São construções de época (muitas ainda habitadas) que chamam a atenção da comunidade e dos viajantes por se manterem firmes e fortes.  Um exemplo é a casa de Alferes José Vieira. Localizada no Centro é a primeira construção em alvenaria do município em estilo açoriano. Hoje abriga uma loja de artesanato e decoração.

Já a casa do Dr Scheffler foi construída em 1903 e está localizada ao lado da praça que tem o mesmo nome. Ele foi o responsável pela instalação da água encanada no município, junto com outras pessoas, num total de 12 famílias. Atualmente o espaço abriga a sede da Fundação de Cultura de Porto Belo.

Quais os atrativos de Porto Belo: praias, em qualquer época do ano

A Baía de Caixa D'Aço é um local que virou atrativo de Porto Belo
Foto: divulgação

Porto Belo tem 8 diferentes praias. E cada uma delas com suas próprias características. É comum a comunidade pesqueira em Porto Belo. Por isso até hoje eles utilizam a Praia do Araçá para atracar os barcos. O local é de mar muito calmo e bom para o banho. Araçá é uma fruta nativa.

A Praia do Estaleiro é um local ainda agreste, de águas incrivelmente transparentes, próprias para banho e excelentes para mergulho. Possui uma vegetação exuberante com costões e seu acesso é feito por uma trilha de média dificuldade ou pelo mar.

Mais ao Norte, na divisa com Itapema, fica a Praia de Perequê. A distância do centro é de cerca de 4 quilômetros. De mar aberto e com a maior de faixa de areia do município, é boa para o banho e para a prática de esportes como vôlei de praia, futebol, entre outros. O nome vem do Tupi-Guarani Pira-Ique que significa local de entrada de peixes para comer e desovar.

A enseada do Caixa D’Aço é um porto natural com águas mornas e transparentes. É uma praia preservada que está diretamente em contato com a Mata Atlântica e cujo acesso por terra só é possível  por uma trilha. Mas muita gente chega em diferentes embarcações para curtir os bares-flutuantes que estão em pleno funcionamento durante todo o verão, feriados e finais de semana. Na faixa de areia há um quiosque de lanches e um de petiscos que funcionam somente na alta temporada de verão.

Regiões como a Praia do Araça recebem muitos visitantes em buscados atrativos de Porto Belo
Foto: divulgação

Respeito à história dos escravos

Com sua tradição e colonização com o uso de mão de obra escrava, Porto Belo se redime com o passado ao manter viva a história, respeitando os protagonistas que tanto sofreram. Os escravos libertados em Porto Belo construíram perto do antigo povoado de Bombas uma casa grande de construção rústica com diversas divisões para servir de morada para várias famílias. Um grande número de escravos vivia na fazenda de Chico Peixoto e a maior parte deles descendida de Zé Crioulo, um escravo que serviu de procriador e chegou a 105 anos.

Após a libertação, os escravos e suas famílias continuaram perto da fazenda, formando um núcleo habitacional onde estão até hoje. Eles representam uma significativa parte da população do Sertão de Santa Luzia. Atualmente existem em Santa Catarina, dois remanescentes quilombolas reconhecidos pela Fundação Cultural Palmares, um fica em Praia Grande e o outro, é o Sertão do Valongo, em Porto Belo.

A história dos escravos é respeitada em espaço quilombolas
Foto: divulgação

Esses são alguns itens da lista quais os atrativos de Porto Belo. Há ainda outros que podem ser consultados no mapa turístico da cidade que está on-line. Curtiu esse conteúdo do Viajar é Vida? Quando você está programando sua viagem para Porto Belo? Conte nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*