Como visitar o Canal de Corinto na Grécia

Local usado anualmente para a passagem de embarcações turísticas de pequeno e médio portes, o Viajar é Vida mostra como visitar o Canal de Corinto na Grécia. Ligação criada para ligar o Golfo de Corinto com o Mar Egeu, este canal passa pelo istmo de Corinto e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6 quilômetros de extensão e foi uma obra de engenharia criada entre 1881 e 1893 para facilitar a locomoção de barcos pequenos na região. A partir da criação do Canal de Corinto, estas embarcações não precisam mais dar a volta de cerca de 400 quilômetros em torno do Peloponeso.

Embora válido, a construção tem apenas 21 metros de largura, o que torna o canal muito estreito para cargueiros internacionais. Por isso, é utilizado basicamente por barcos ou navios de médio porte turísticos. Pelo menos 11 mil embarcações navegam por ali todos os anos.

Empresas como a Costa Cruzeiros fazem excursões pelo Canal de Corinto. Partindo de Pireu, seguindo até a vila de Isthmia para então atravessar o famoso canal. O passeio dura cerca de 5 horas, com bebidas incluídas durante o percurso. Ou você pode simplesmente ir na ponte e nos arredores que terá uma incrível vista do canal e possivelmente poderá fotografar de cima os barcos circulando por esta rota.

Como visitar o Canal de Corinto na Grécia
Foto: Pixabay

Registros mostram interesse de Nero em construir o Canal de Corinto

Historicamente há registros do interesse de Nero construir um canal da região, isso no ano de 67. A ideia seria colocar homens para trabalhar com pás e enxadas na mão para fazerem a escavação. Cerca de 6 mil escravos seriam designados para os trabalhos, mas Nero morreu logo depois do início dos trabalhos. O sucessor dele, Galba, optou por deixar o projeto de lado, devido ao alto preço para seguir adiante. Somente centenas de anos depois, em 1881 as obras foram retomadas. Desta vez com ferramentas e máquinas mais potentes para tocar a abertura do Canal de Corinto.

O lugar fica distante cerca de 12 quilômetros do sítio arqueológico da cidade moderna de Corinto.  A antiga Corinto foi uma das cidades mais avançadas da Antiguidade. Entre os destaques para a época estavam os 20 quilômetros de muralhas que serviam para proteger a cidade e o porto.

Registros mostram interesse de Nero em construir o Canal de Corinto
Foto: Pixabay

Como visitar o Canal de Corinto na Grécia e outros lugares para ver em Corinto

Além de visitar o canal, você pode aproveitar a excursão para conhecer a Antiga Corinto e sua cidade velha onde estão, por exemplo, o Templo de Apolo, construído no ano 550 a.C. na época de apogeu da cidade.

Outra possibilidade é subir até Acrocorinto, a Acrópole da Antiga Corinto, usada como centro religiosos e defensivo durante a antiguidade e a Idade Média. As muralhas que a rodeiam foram crescendo com cada conquista: primeiro pelo Império Bizantino, depois pelos francos, os venezianos e os otomanos.

Outros lugares para ver em Corinto
Foto: Pixabay

Como chegar a Corinto e como visitar o Canal de Corinto na Grécia

A nova cidade de Corinto é uma das principais cidades da Grécia e está bem conectada por transporte público. Para ir da cidade atual de Corinto até o Canal de Corinto ou à Antiga Cidade, você deverá pegar um ônibus ou alugar um carro. Esta alternativa é a mais adequada para aproveitar ainda cidades como Olímpia, Epidauro ou Micenas.

Partindo de Atenas, os ônibus saem do Terminal A (Kifissou 100) das 5h30min até às 22h30min, de meia em meia hora. O percurso leva em torno de 90 minutos. Se optar pelo trem, há uma linha direta que conecta o Aeroporto de Atenas com Corinto. Se você quiser ir do centro da cidade, terá que fazer baldeação na estação SKA.

Como chegar a Corinto
Foto: Pxfuel

Leia também

A Grécia está entre os seus planos de viagem? Qual o seu maior sonho para realizar neste país tão incrível? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*