Onde fica o Canal de Suez

O mundo virou os olhos para este lugar até então bem pouco comentado. Graças a um navio que ficou trancado ao tentar fazer uma manobra, todos agora querem saber onde fica o Canal de Suez. Ele fica no Egito, numa via navegável artificial, construída para ligar o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Desde 1869 esse sistema funciona garantindo que navios façam o percurso entre Europa e Ásia Meridional sem a necessidade de navegar por todo o entorno da África. É um atalho comercial que garante uma economia de 7 mil quilômetros!

A obra levou 10 anos para ficar pronta e se transformou na principal rota comercial entre os dois continentes. Na ponta Norte do canal está Porto Said, onde existem duas saídas para o mar; no lado sul está a cidade de Suez, onde há uma única saída para o mar. Ismaília está em sua margem oeste cerca de 3 quilômetros a partir da metade do canal.

Pelo menos 50 navios atravessam a passagem todos os dias. Isso equivale a 12% do comércio marítimo mundial e que agora fica parado até a retirada do navio da Ever Given.

Onde fica o Canal de Suez
Foto: autoridade portuária/Suez

Onde fica o Canal de Suez e qual sua história?

Depois de uma década de obras, o Canal de Suez ficou pronto com 164 quilômetros de extensão e 8 metros de profundidade. Mas ao longo do tempo foi necessário aumentar para garantir a entrada de navios de maior porte. Com isso, o canal passou a ter 193 quilômetros de extensão, 24 de calado e 205 metros de largura.  

Diferentemente do Canal do Panamá, que foi construído com a mesma função de encurtar distâncias no comércio marítimo, o Canal de Suez não possui eclusas. Com isso, a água do mar segue livremente pela obra de engenharia. A manutenção da estrutura é do governo do Egito.

Nos termos da Convenção de Constantinopla, ele pode ser usado “em tempo de guerra como em tempo de paz, por todos os navios de comércio ou de guerra, sem distinção de bandeira”, diz o documento.

A previsão para 2023 é que seja dobrada a capacidade de tráfego de navios por dia, chegando a 100 no total. Para isso, uma nova faixa de acesso de 35 quilômetros foi construída paralelamente ao canal e com uma profundidade ainda maior para a travessia dos navios de maior porte. Com essa via, as embarcações podem viajar nas duas direções ao longo de todo o canal. A viagem leva cerca de 11 horas, 7 a menos do que o tempo atual em que a faixa ainda está para ser liberada.

Mega navio atravanca a passagem do Canal de Suez
Foto: autoridade portuária/Suez

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Leia também

Agora que você sabe onde fica o Canal de Suez, que tal aproveitar para saber o que fazer no Egito e suas várias atrações?

A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos que atua em todo o mundo e tem atividades também no Egito.  A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira por exemplo um cruzeiro pelo Rio Nilo de 4 noites de Luxor a Assuã.

Experimente estas outras atividades da Civitatis no Egito

Diferentes embarcações passam todos os dias pelo local no Egito
Foto: autoridade portuária/Suez
Mapa mostra onde fica o Canal de Suez
Google Maps

Motivos para conhecer Suez

Agora que você já sabe onde fica o Canal de Suez, vale entender como ele funciona e quais suas características. Primeiro que o canal não possui eclusas, pois todo o trajeto está ao nível do mar.  O traçado apoia-se em três planos d’água que são os lagos Manzala, Timsah e Lagos Amargos.

No formato atual, sem o uso da faixa extra paralela, os navios precisam distribuir parte da carga em outras embarcações para fazer toda a travessia. Depois, os contêineres são recolocados para seguir viagem. A largura média do Canal de Suez é de 365 metros, dos quais 190 deles são navegáveis.

Com o meganavio trancado, a operação de desencalhe pode levar vários dias. A rota foi totalmente bloqueada e já existem 200 navios à espera de atravessar, isso quase dois dias depois de a embarcação ter fechado a passagem.  Várias equipes de trabalho tentam manobrar o navio de contêineres de 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento.

Suez é uma cidade com 3 portos e, graças a eles, mantém várias atividades ligadas ao transporte marítimo. Dali do litoral, linhas de trens e rodovias fazem ligação com Cairo, Port Said e Ismaília. Vale destacar a participação de Suez nas refinarias de petróleo com oleodutos que também transportam o produto até a capital. Por aqui param os peregrinos muçulmanos que estão viajando a caminho de Meca, a cidade sagrada da religião. Como boa parte das cidades egípcias, tem uma longa história e na Antiguidade era camada de Kolzum. Gostou destas informações e sentiu vontade de conhecer esta cidade do Egito e toda essa mistura do antigo com o novo, além, claro desta incrível obra de engenharia? Se já passou por lá, deixe seu comentário para os leitores do Viajar é Vida.

A cidade portuária de Suez é muito bonita e vale a visita
Foto: Tamer Saeed/Pixabay

Planeje sua viagem e adquira aqui no Viajar é Vida suas passagens!

Sua próxima viagem começa com a Passagens Promo. Clique no link, faça a busca e encontre as melhores passagens nacionais e internacionais. E com desconto! Você adquire e viaja. O site é altamente confiável e você pode aproveitar a temporada de passagens baratas.

Está programando para viajar? Não se esqueça do seu Seguro Viagem

Viajar em segurança é a melhor maneira de garantir um passeio apenas com ótimas lembranças. Viajar seguro faz toda a diferença. Seja por um extravio de bagagem, um cancelamento de voo ou até mesmo a necessidade de uma assistência médica ou hospitalar. Veja as principais coberturas da Seguro Promo e adquira o seu seguro viagem com descontos para leitores do Viajar é Vida.

Vai viajar para o Exterior e quer se manter conectado à internet?

Adquira ainda no Brasil um chip para celular para garantir uma viagem com conexão. Já pensou se precisa chamar um Uber ou mandar mensagem para alguém que ficou de pegar você no aeroporto? Ou depois durante a viagem para postar nas redes sociais? Ou mesmo ter um mapa on-line para fazer os passeios sem errar o trajeto? Tudo isso é possível com a Viaje Conectado. Clique aqui e veja os períodos de entrega para o Brasil ou os locais para retirada pessoalmente.

A engenharia da estrutura é um marco desde 1869
Foto: Sabine Fischer/Pixabay

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*