Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina

No que depender dos preparativos, da vacinação e do controle sanitário das iniciativas pública e privada, as próximas férias serão bem movimentadas em território catarinense. O Viajar é Vida mostra como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina.  Durante a pandemia os turistas até que apareceram, mas vindos principalmente de carro de cidades mais próximas. Agora, com reabertura dos países, aquecimento do tráfego aéreo, vontade das pessoas em saírem de casa, o percentual de vacinação e a autorização para a realização dos cruzeiros marítimos, a expectativa é que seja a melhor das últimas temporadas.

Santa Catarina é o estado 12 vezes campeão do prêmio da Revista Viagem e Turismo como o melhor destino nacional. Há mais de uma década as pessoas escolhem conhecer e voltar ao estado. Além de melhor destino, ainda possui o “Melhor Parque Temático”, que é o Beto Carrero World, em Penha; o “Melhor Resort”, que é o Costão do Santinho, em Florianópolis; e o “Melhor hotel-fazenda”, que é o Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra.

Não bastasse isso, Santa Catarina possui 12 das 22 certificações de praias ou marina Bandeira Azul de todo o país. É o estado com o maior número, o que reflete a preocupação com a sustentabilidade, tanto ambiental quanto da comunidade, já que são estes aspectos tratados na certificação.

Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/divulgação
Itajaí tem experiência em receber cruzeiros
Foto: Prefeitura de Itajaí/divulgação

Leia também

Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina? Com a retomada dos navios de passageiros

Com a autorização da retomada dos cruzeiros marítimos, Porto Belo, Balneário Camboriú e Itajaí já se preparam para recepcionar os visitantes. As três cidades integram a chamada Costa Verde & Mar e têm experiência em receber os navios de passageiros. Vale destacar que os cruzeiros foram suspensos no começo da pandemia de Covid-19. Segundo o governo federal, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) editará uma norma com os protocolos sanitários necessários para o funcionamento dos cruzeiros. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios forem atracar.

Se você se interessou, saiba que nesta temporada estão previstas 10 escalas de navios para Porto Belo. Na cidade, os turistas desembarcam no Píer Turístico, no Centro. A estrutura foi reformada e recebeu importantes melhorias neste ano.

Em Itajaí, a expectativa é para a chegada de pelo menos 33 escalas, com 92 mil passageiros previstos. No caso de Itajaí, a demanda é principalmente internacional, por isso a cidade também aguarda posicionamento dos órgãos de turismo internacionais para saber como deverá ser o transporte de passageiros estrangeiros.

Já para Balneário Camboriú, a temporada 2021/2022 deve durar 5 meses com 20 escalas previstas pela empresa MSC Cruzeiros e também deverá ter escalas da Costa Cruzeiros, que ainda não divulgou a quantidade. A estreia será já em 16 de novembro, com a chegada do MSC Preziosa. A temporada encerra apenas em 6 de abril de 2022, com a chegada do mesmo navio à costa da cidade.

Numa primeira orientação, os navios devem operar com 70% da capacidade máxima de hóspedes, além de ser solicitado o uso de máscaras em momentos indicados, distanciamento físico, menor ocupação, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes. Outras medidas que deverão ser priorizadas pela Anvisa são testes pré-embarque em todos os hóspedes; tripulantes vacinados, com três testes antes de entrar em serviço e quarentena.

Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina? Com a retomada dos navios de passageiros
Foto: Everton Palaoro/PMPB/divulgação

Cidades próximas já estão se articulando para também receber os visitantes

A grande vantagem de Santa Catarina é a de ser um estado pequeno, possível de ser visitado em pouco tempo. E com uma variedade incrível de cenários. Cidades como Blumenau, Pomerode e Penha (onde fica o Beto Carrero World) acreditam que possam lucrar também com a movimentação dos visitantes que chegam nos navios. Em no máximo duas horas de carro, é possível chegar ao Vale do Itajaí para conhecer a cultura alemã, visitar os pontos turísticos, beber cerveja artesanal famosa e degustar a tradicional comida típica.

Os mais jovens ou as famílias com crianças poderão levar alguns minutos para chegar ao maior parque multitemático da América Latina e se divertir por horas em atrações e shows incríveis e sempre inspiradores do Beto Carrero que logo chega aos 30 anos de atividades.

Cidades próximas já estão se articulando para também receber os visitantes
Foto: divulgação

Leia também

Aeroportos estarão movimentados

E se não for para chegar de navio, a expectativa é de aumento no público que chega pelos aeroportos. Obviamente que o litoral é o mais desejado. Em Florianópolis a expectativa é para voos internacionais, com turistas vindos do Chile e da Argentina, principalmente. O terminal pode ser uma boa alternativa não apenas para quem quer aproveitar a capital, mas também quem deseja chegar à região sul, como Imbituba e Garopaba. Também fica próximo de Balneário Camboriú e Itapema, embora o aeroporto de Navegantes seja mais perto.

Quem deseja conhecer as praias do norte catarinense, como as famosas de São Francisco do Sul, a melhor escolha para chegar de avião é o aeroporto de Joinville.  

Aeroportos estarão movimentados
Foto: Floripa Airport/divulgação

Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina fora do litoral

De carro, a expectativa é receber turistas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo que encaram a BR-101 para curtir as belezas das cidades litorâneas de Santa Catarina. Quem desejar fugir do agito das praias, pode optar por conhecer, por exemplo, a Serra Catarinense. Mesmo no verão, a região tem seu charme e muito atrativo. E ainda com o clima mais ameno, chegando a fazer frio em algumas noites. Vale visitar a Serra do Rio do Rastro, uma das vias mais sinuosas do mundo, além das cidades São Joaquim, Urubici e Urupema, só para citar alguns exemplos. Na divisa com o Rio Grande do Sul, o visitante poderá conhecer os cânions e se deslumbrar com a paisagem única deste trecho do país. Com a abertura das cidades, o desejo de ir para as ruas e o andamento da vacinação, os gestores do turismo de Santa Catarina acreditam numa boa recuperação do setor.

Como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina fora do litoral
Foto: Wikipedia

Você está se programando para visitar Santa Catarina neste verão? Este conteúdo sobre como será a temporada de verão 2021/2022 em Santa Catarina ajudou no seu planejamento? Conte para o Viajar é Vida nos comentários.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*