O que fazer em Pomerode e região?

Conhecida como um pedacinho da Alemanha no BrasilPomerode é uma cidade do interior de Santa Catarina que já vem sendo incluída nos roteiros de viagens dos brasileiros. E as dicas de o que fazer em Pomerode e regiãovão te instigar a agendar uma viagem para lá o mais breve possível. Preservando as características tradicionais trazidas pelos colonizadores, Pomerode mantém a arquitetura, culinária e as tradições alemãs, sendo uma excelente opção para conhecer o velho continente sem precisar sair da América do Sul. Construções enxaimel, uma variedade de sabores de cuca e cervejas artesanais, e festas tradicionais é só um pouco para encontrar nesta lista sobre o que fazer em Pomerode e região.

Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil e recebe muitos visitantes todos os anos
Foto: Wikimedia

Já na entrada da cidade estará a primeira atração para apreciar: o Portal Turístico Sul. Considerado um dos cartões postais de Pomerode, o portal foi construído para receber os visitantes com uma bela arquitetura enxaimel, uma completa loja de lembranças e também serve para tirar fotos de recordação. Pomerode tem 30 mil habitantes e é uma cidade pequena. Para explorar um final de semana é o ideal e quem desejar fazer as famosas trilhas do Caminho do Viajante ou do Cicloturismo, o indicado são 7 dias na região. Para te ajudar com o roteiro, o Viajar é Vida  selecionou as melhores dicas para o que fazer em Pomerode e região.

Os portais de entrada da cidade já servem para mostrar ao visitante o que conhecer em Pomerode e região
Foto: Wikimedia

O que fazer em Pomerode e região? Visitar mais de 200 construções enxaimel em meio à natureza

Após chegar em Pomerode, você irá conhecer uma cidade repleta de heranças vindas da Alemanha. Entre as mais tradicionais estão as casas enxaimel, caracterizadas pela construção que leva uma estrutura de madeiras encaixadas com vãos preenchidos com tijolos, pedras ou taipas. As casas são reconhecidas também pelos telhados inclinados, originalmente pensados para não acumular neve.

Pomerode concentra a segunda maior distribuição dessa arquitetura, com mais de 200 imóveis, perdendo apenas para a própria Alemanha. Por isso, os moradores criaram a Rota do Enxaimel, um passeio de 16 quilômetros em meio à natureza conhecendo de perto essas residências e seus moradores. A viagem toda é cercada de belas paisagens e no caminho também são encontrados comércios de produtos da gastronomia regional ou lojas típicas.

A Rota do Enxaimel tem início no Portal Norte da cidade, onde é possível pegar o mapa turístico de Pomerode, que inclui o trajeto completo da rota. Ainda no Portal Norte, os turistas podem agendar com guias para fazer o passeio, que pode ser feito de carro ou bicicleta. A dica do Viajar é Vida é iniciar o passeio logo pela manhã e aproveitar para fazer paradas durante o dia.

  • Rota do Enxaimel
  • Início: Rua Testo Salto, no Portal Norte – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-2627 ou 3387-3420
O Circuito de Cicloturismo está na lista sobre o que fazer em Pomerode e região
Foto: Pixabay

E por falar em natureza, trilhas e cicloturismo te esperam em Pomerode

Para os aventureiros e amantes da natureza, na lista de o que fazer em Pomerode e região está a Trilha da Natureza, um passeio de 1.500 metros, com dificuldade leve, acompanhando por guia, que encerra em uma bela cachoeira. No caminho, os guias vão contando histórias do desbravamento da região e passando informações e curiosidades sobre as árvores, animais e plantas nativas. Para fazer esse passeio é preciso realizar agendamento.

Você quer mais aventura? Pomerode proporciona, ainda, um circuito de cicloturismo classificado entre os mais planejados do Brasil. Com 300 km, o Cicloturismo Vale Europeu tem duração de 7 dias de pedalada pernoitando cada dia em uma cidade diferente. O trajeto circular inicia em Timbó, cidade de fácil acesso distante 20 quilômetros de Pomerode, e é considerado autoguiado, sendo todo sinalizado com placas. Além disso, o ciclista também recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessárias para a viagem. Passando por nove municípios (Timbó, Pomerode, AscurraApiúnaRodeioBenedito NovoDoutor Pedrinho e Rio dos Cedros), o caminho promete cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais. Ao final da viagem, o ciclista recebe um certificado de conclusão do circuito. Não pode realizar os sete dias? Não tem problema, também existe uma opção para finalizar o passeio em três dias.

  • Trilha da Natureza
  • Rua Otto Hornburg, Testo Salto – Pomerode/SC
    Contato: (47) 99286-0173 ou 99150-0003
  • Cicloturismo Vale Europeu
  • Início: Avenida Getúlio Vargas, 201 – Timbó/SC
    Contato: turismo@cimvi.sc.gov.br

Entre os atrativos culturais, está o Teatro Municipal
Foto: Wikimedia

Cultura e entretenimento também estão nas dicas de o que fazer em Pomerode e região

Teatros e museus também fazem parte do turismo de Pomerode. O Teatro Municipal da cidade foi construído em 2009, apesar da arquitetura moderna, a construção ainda conta com a forte influência cultural dos colonizadores. O espaço tem capacidade para aproximadamente 500 pessoas e recebe shows, peças teatrais e espetáculos culturais. Vale dar uma olhadinha na programação antes de realizar sua viagem.

Já no roteiro de museus, o Museu Pomerano é para quem quer descobrir ainda mais sobre os colonizadores de Pomerode. Lá está a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade. Na exposição estão objetivos originais como móveis, peças de roupas, documentos, carroças e charretes. Outra opção para incluir no roteiro é o Museu do Automóvel, inaugurado em 2019, exibe 30 modelos fabricados entre as décadas de 1940 e 1970. Durante esse passeio você irá encontrar Cadillac, Mercury, Ford, Chevrolet, Corvette, Mustang, Galaxie, Lincoln e muito mais. Que tal fazer uma foto no estilo do Reio do Rock, Elvis Presley?

  • Teatro Municipal
  • Rua Wermann Weege, 111, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3306-6234

  • Museu Pomerano
  • Rua Hermann Weege, 111, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-0408
  • Museu do Automóvel
  • Rua Hermann Weege, 544, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-0124

Mais de mil animais para conhecer e admirar

Fundado em 1932 o Zoo Pomerode é o mais antigo do Sul do Brasil etambém o maior de Santa Catarina. Com fácil acesso, o zoológico conta com mais de mil animais divididos em 240 espécies que incluem elefantes, chimpanzés, girafas, leões, zebras, araras, papagaios, tucanos, cobras, tartarugas e muito mais. É o passeio perfeito para fazer com as crianças. Com foco no bem-estar e conservação dos animais, todas as espécies vivem em um lugar limpo e tranquilo e recebem atendimento especializado diariamente. Outra curiosidade sobre o Zoo de Pomerode, em 2019 o espaço foi considerado referência na reprodução de espécies ameaçadas, conservando animais com população em risco.

  • Zoo de Pomerode
  • Rua Hermann Weege, 180, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-4269 ou 99750-2877
O Zoo Pomerode é o terceiro mais antigo do Brasil
Foto: Wikimedia

Páscoa e Natal são datas ainda mais especiais em Pomerode

Você provavelmente já ouviu falar das comemorações da Osterfest e Weihnachtsfest de Pomerode. Essas festas, que recebem turistas de todo o país, são comemorações especiais na cidade para a páscoa e o natal, respectivamente, ambas resgatam tradições dos colonizadores.

Desde 2009 a Osterfest marca a páscoa na cidade. Um símbolo da festa é a Osterbaum, uma árvore cheia de casquinhas de ovos decoradas, e também é conhecida também pelo ovo de páscoa gigante, a atração entrou para o Guinness World Records 2020 como maior ovo do mundo. Ainda em 2020, o objeto foi decorado e assinado por Romero Britto. Durante o período da festa, há atividades para as crianças, feiras de artesanato e claro, muita gastronomia local.

No natal a cidade é marcada pela Weihnachtsfest, que encanta adultos e crianças como uma programação lúdica e familiar no espaço cultural, no centro de Pomerode. Para a comemoração, estão heranças alemãs como o desfile da lanterna, o delicioso bolo Stollen, bolachas pintadas a mão, bonecos quebra nozes, pinheiros decorados com bolas de vidro, apresentações culturais e a riqueza do artesanato.

  • Osterfest
  • Rua Hermann Weege, 111, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3306-1668
  • Weihnachtsfest
  • Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-0154
As festas de Natal e Páscoa também estão na lista de o que fazer em Pomerode e região
Foto: Wikimedia

Entre as dicas de o que fazer em Pomerode e região, separe um tempo para um café na equina mais doce da cidade

Com um extenso cardápio que oferece o melhor da culinária típica alemã, a confeitaria alemã e restaurante Torten Paradies está consagrada fazendo história na melhor localização de Pomerode há gerações e atrai turistas do Brasil inteiro. A casa garante aproximadamente 240 lugares, com espaço para eventos, datas comemorativas e reuniões, e ainda conta com um local reservado para pet friendly. No cardápio, uma extensa variedade de pratos deliciosos da gastronomia típica alemã te espera, tudo recheado de sabor e histórias.

Para o café da tarde, não deixe de provar a tradicional cuca alemã. São mais de 29 sabores. E tem ainda o famoso Apfelstrudel. No local também estão disponíveis biscoitos artesanais pintados à mão, uma ótima opção para presentear. Quem preferir visitar o espaço no almoço, é servido um bufê típico, mas que conta também com variedades de massas caseiras, frutos do mar e mais de 20 opções de saladas. Para a sobremesa, nada melhor que um sorvete artesanal.

A Torten Paradies foi revitalizada em 2020 para oferecer aos clientes um ambiente ainda mais aconchegante e contemporâneo. No site de viagens TripAdvisor, o espaço alcança a nota 4,5 e soma mais de mil avaliações.

  • Torten Paradies
  • Rua 15 de Novembro, 350, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-0950
Culinária típica e muita comida na cidade catarinense
Foto: PxHere

A cidade mais alemã do Brasil não pode deixar de oferecer uma boa cervejaria

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, separamos também uma cervejaria renomada para você conhecer entre as dicas de o que fazer em Pomerode e região. A Cervejaria Schornstein foi fundada em junho de 2006, em Pomerode, e até hoje resgata o talento natural para fabricar as cervejas trazidas pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. 

Nos produtos, há uma variedade de cervejas deliciosas e inusitadas, como a cerveja escura sabor chocolate com pimenta. No armazém também se encontra linha de souvenires ligados à cultura cervejeira, como kits de churrasco e patês, placas e almofadas.

  • Schornstein
  • Rua Hermann Weege, 160, Centro – Pomerode/SC
    Contato: (47) 3387-6655
Também por aqui começou a onda das cervejas artesanais
Foto: divulgação

Temos certeza que com essas dicas de o que fazer em Pomerode e região você já está pesquisando as passagens para conhecer o Vale Europeu e a cidade mais alemã do Brasil. Vale destacar também que Pomerode foi classificada entre as 10 cidades mais hospitaleiras do país por meio da plataforma de hospedagem Airbnb. O ranking foi decidido através das avaliações dos próprios hóspedes e remetem ao período de junho de 2019 a junho de 2020.

*Antes de preparar sua viagem entre em contato com os lugares para saber como estão as medidas de prevenção atuais ao novo coronavírus (Covid-19). E não esqueça de levar sua máscara e álcool em gel. Curtiu as dicas do Viajar é Vida?  Se já esteve por Pomerode conte como foi sua experiência.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*