Como ver baleias em Santa Catarina?

Essa atividade turística tem crescido e há uma época específica para o viajante ter mais êxito. O Viajar é Vida mostra como ver baleias em Santa Catarina.  Agora em 2021, durante o inverno, elas apareceram em diferentes praias do litoral. Santa Catarina mantém a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que vai do Sul de Florianópolis até o Balneário Rincão, no Sul do Estado. E a grande concentração é mesmo no Sul, em cidades como Imbituba, Garopaba e Laguna.

Esta é uma ótima região adotada pelas baleias para seu hábito migratório. O período de alimentação ocorre na Antártica, onde vivem, e o de reprodução nas praias do litoral Sul do Brasil, graças à temperatura das águas.  Por isso neste período é fácil perceber a presença delas bem próximo da costa.

As baleias-francas se deslocam pelo litoral catarinense. Muitas das vezes elas ficam por semanas nadando, se exercitando e cuidando dos filhotes em um mesmo lugar.

Como ver baleias em Santa Catarina?
Foto: www.baleiafranca.org.br

Como ver as baleias em Santa Catarina e qual a melhor época?

Setembro é o mês principal, já que é quando alguns grupos estão indo embora e outros chegando para a época reprodutiva. Contudo, é frequente a presença delas de julho a novembro.

Recentemente os pesquisadores do Projeto ProFRANCA, do Instituto Australis, realizaram sobrevoos para o monitoramento da espécie e avistaram 120 baleias ao mesmo tempo. Eram 60 mães com seus respectivos filhotes. Pela contagem dos cientistas, além deste grande grupo, outras 490 fêmeas foram avistadas em 2021. Apesar de serem espécies em risco de extinção, a contagem deste ano superou o ano passado neste mesmo período em 5%.

Como ver as baleias em Santa Catarina e qual a melhor época?
Foto: www.baleiafranca.org.br
Como ver baleias em Santa Catarina?
Foto: www.baleiafranca.org.br

Leia também

Em quais praias e como ver baleias em Santa Catarina?

Em Garopaba a sugestão é na praia da Gamboa e na do Siriú. Gamboa tem um deque com mirante. Para chegar nas duas praias é preciso percorrer pequenas trilhas.

Na divisa de Laguna com Imbituba fica a Praia de Itapirubá. Este é um local onde é possível avistar baleias praticamente todos os dias.

Em Imbituba, nos cantos Sul e Norte da Praia do Rosa, também é possível fazer a observação. Também na Barra de Ibiraquera e na Ribanceira geralmente é possível ver os animais.

Na capital, no Sul da Ilha, é onde mais podemos ver as baleias. Os animais são frequentes no Pântano do Sul, na Armação, na Praia do Morro das Pedras e no Campeche.

Para ver as baleias, basta olhar para o mar. Elas têm o corpo preto e calosidades brancas ou amareladas na cabeça. A respiração das baleias-franca é pulmonar, por isso elas surgem na superfície. Outra característica da espécie é soltar um borrifo em formato de V quando sobem para respirar.

O importante é ficar de olho atento no mar, para verificar a movimentação desta que é uma das maiores baleiras. Elas já nascem com 5 metros e quase 4 toneladas. O indivíduo adulto tem cerca de 15 metros e 40 toneladas de peso.

Leia também

Fotos: www.baleiafranca.org.br
Fotos: www.baleiafranca.org.br

O que fazer nas regiões onde as baleias aparecem?

Além de ver as baleias, aproveitar a paisagem e os pontos turísticos das cidades onde elas surgem também faz parte do passeio. Locais como o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (CNCBF), sede do Instituto Australis que estuda a presença dos animais na região, possui um Centro de Visitantes que foi revitalizado e está pronto para oferecer um atendimento especializado. As visitas são gratuitas e orientadas por uma equipe capacitada. Grupos com 15 ou mais pessoas devem realizar agendamento pelo site.  

Ali também é possível observar as baleias através de deck de observação. O local possui ainda uma réplica de um filhote de baleia-franca em tamanho natural e um esqueleto completo de baleia franca em tamanho adulto. A loja de souvenires possui produtos exclusivos alusivos à baleia franca cuja renda é revertida para a conservação da espécie.

Empresas como a Amo Garopaba Turismo atua na promoção de um turismo consciente e responsável que opere com respeito ao meio ambiente e às culturas locais. A missão deles é transformar pequenos momentos em grandes experiências. Entre os passeios, além do roteiro guiado pelas praias em busca do avistamento das baleias, estão trilhas ecológicas, passeio de cavalo na praia, rapel, mergulho, paraquedismo e muito mais.

Sobre onde ficar e onde comer, a Rota Baleia Branca mantém um site atualizado com informações dos parceiros da iniciativa. Confira.

O que fazer nas regiões onde as baleias aparecem?
Fotos: www.baleiafranca.org.br

O que achou destas dicas sobre como ver baleias em Santa Catarina? Foram úteis? Se você já viveu a incrível experiência de avistar uma baleia, conte sua história nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*