Roteiro religioso em Santa Catarina

“Roteiro religioso de Santa Catarina”

Em todo o Brasil o turismo religioso possui cerca de 200 diferentes destinos que movimentam a economia, gerando cerca de R$ 15 bilhões. Além dos peregrinos do próprio país, em 2018 foram pelo menos 30 mil estrangeiros que vieram conhecer alguns dos atrativos nacionais. Um dos mais famosos fica em Nova Trento e além dele há outros locais que atraem visitantes. Por isso o Viajar é Vida destaca o roteiro religioso em Santa Catarina.

Grutas, igrejas, santuários e muita fé fazem com que os viajantes busquem no estado um alento, uma forma de renovar as energias. Em contrapartida, as cidades ganham visibilidade e movimentam emprego e renda com a presença dos peregrinos. Conheça os locais que integram o roteiro religioso em Santa Catarina.

Roteiro religioso em Santa Catarina.
Foto: divulgação

Nova Trento é onde está o Santuário de Santa Paulina

No roteiro religioso em Santa Catarina o mais famoso destino é Nova Trento. A cidade já é hoje o segundo maior destino para peregrinos no Brasil, perdendo apenas para Aparecida do Norte em São Paulo. Isso por ser sede do Santuário de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil. A madre italiana viveu na pequena cidade durante boa parte da vida e a estrutura montada onde foi sua história real tornou parada obrigatória para quem tem fé.  

O Santuário Santa Paulina tem mais de 30 pontos de visitação. São locais de oração, contemplação, meditação, mas também de reflexão sobre a vida e a obra de Santa Paulina. Entre eles está o casebre, uma réplica do original construído em 1988 e que mostra onde a obra religiosa teve sua origem.

Também há duas casas rústicas de madeira com mobiliário e utensílios que Santa Paulina e também os imigrantes italianos usavam em suas casas. O objetivo deste espaço é conservar a memória dos antepassados, seus costumes e sua maneira de viver, incluindo Santa Paulina e as primeiras Irmãs.

Além dos locais religiosos, há ainda um museu da seda, que mostra uma réplica da fábrica de seda que Santa Paulina com suas companheiras construíram, trabalharam e conseguiram empregar muitas famílias e manter a obra que estava apenas iniciando. Talvez o local mais visto é a Praça da Glorificação, que é onde está a cruz da beatificação, a nova Casa das Graças e a Capela da Canonização.  Por mês, cerca de 70 mil pessoas visitam a cidade.

Santa Paulina é o maior dos santuários de Santa Catarina e o segundo maior do Brasil
Foto: divulgação

Outro equipamento de Nova Trento integra o roteiro religioso em Santa Catarina

Também em Nova Trento fica o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. Com esse equipamento turístico-religioso, o município se torna o único do Brasil (que não é uma capital) a ter dois grandes roteiros deste gênero. Em 1899 o Padre Jesuíta Luís Maria Rossi teve a ideia da erguer cruzes nos montes mais altos de Nova Trento para comemorar a passagem de século. Seu auxiliar, o missionário Padre Alfredo Russel, prometeu levantar um monumento à Nossa Senhora do Bom Socorro junto à cruz mais alta.

A passagem de século transcorreu em meio a cantos e orações, fogueiras e fogos de artifícios. E no dia 13 de julho de 1901, sobre o Morro da Cruz, o Padre Alfredo Russel benzeu a cruz e o quadro de Nossa Senhora do Bom Socorro, no lugar onde mais tarde seria erguido um Santuário em sua homenagem.

Todo material necessário para a construção do Santuário, madeira, tijolos, telhas, cimento e areia, foi carregado nas costas pelo povo de Nova Trento, bem como a estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro, vinda da França como doação da Condessa Clermont de Tonnerre e presente no Morro da Cruz desde 14 de maio de 1906.

Nova Trento tem mais de um santuário
Foto: divulgação

No Sul, Santuário e gruta saúdam Albertina Berkenbrock

No município de São Martinho fica o santuário e a pequena gruta que celebra a beata Beata Albertina Berkenbrock (que viveu de 1919 a 1931) e foi uma brasileira a quem são atribuídos milagres. Em 2007 ela foi declarada oficialmente beata pela Igreja Católica  e a estrutura do santuário e da gruta são simples, mantidos pela atividade em um bar tocado pelos parentes de Albertina.

Há uma igreja com seus restos mortais e um cemitério ao lado, onde estava sepultada antes de ser beatificada. A região tem muita natureza, matas, rios e quedas d’água. Juntos, religião e meio ambiente reúnem centenas de visitantes.

Em São Martinho também há parte do roteiro religioso de Santa Catarina
Foto: divulgação

Nova Veneza tem Santuário Nossa Senhora do Caravaggio

No roteiro religioso em Santa Catarina não poderia faltar este espaço em Nova Veneza, no Sul do estado. Foi durante a colonização, iniciada em 1891, que a região passou a ter acesso aos princípios católicos. Em 1909 o Padre Miguel Giacca veio da Itália para dar assistência espiritual aos imigrantes. Foi quando acabou criando o curato de Nova Veneza, que foi elevado à categoria de paróquia em 1912.

O grupo de famílias que se instalou em Caravaggio, a 5 quilômetros da sede do município trazia uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio, santa por quem tinham uma grande devoção. Primeiro construíram um oratório, depois uma capela de madeira. Em 1963 foi lançada a pedra fundamental e no dia 29 do mesmo mês iniciou-se a construção do Santuário.

Ele tem a forma de cruz com 40 metros de comprimento e aproximadamente 800 metros quadrados de espaço interno. No dia 1º de outubro de 1967, numa festa em homenagem a Maria, com uma grande concentração de autoridades e fiéis, foi inaugurado o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio.

Nossa Senhora do Caravaggio é representada no roteiro religioso de Santa Catarina num santuário em Nova Veneza
Foto: divulgação

Região da Grande Florianópolis tem gruta e santuário também

Na lista de roteiro religioso em Santa Catarina está o Santuário Nossa Senhora de Angelina, na cidade de Angelina. O local possui a Gruta Imaculada Conceição e 14 estações da Via Sacra. A localização é simples, já que fica no centro. A gruta em si foi criada em 1899 pelo frei Zeno Wallbroehl, depois de uma promessa. No local há uma imagem que foi trazida da Alemanha a pedido do próprio religioso. Mas ele morreu antes da chegada da santa, em 1902. Naquele mesmo período foi solicitado o trabalho de um artista alemão para criar as passagens da Via Sacra. Elas foram instaladas no caminho que leva à gruta, num percurso de quase 800 metros.

Roteiro religioso em Santa Catarina com o Monumento a Frei Bruno em Joaçaba

A obra de Frei Bruno é fortemente reconhecida no Oeste catarinense. Tanto que seu nome é conhecido em toda a região e batiza hospitais, colégios e até bairros. Desde 2008 existe o monumento, erguido no Morro Panorâmico, um dos pontos mais altos de Joaçaba. É considerado o terceiro maior das Américas, com 37 metros de altura. Está atrás apenas do Cristo Redentor (40m) e da Estátua da Liberdade (57m). A imagem foi construída em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e revestida em fibra de vidro.

Joaçaba presta homenagens a Frei Bruno
Foto: divulgação

No Vale do Itajaí, Nossa Senhora de Azambuja coloca Brusque no roteiro religioso em Santa Catarina

Desde 1876, com os primeiros colonizadores, estabeleceu-se a criação de uma capela. Não demorou para que a região do Vale de Azambuja vira-se local de peregrinações. Crescendo o número de romeiros e vendo a importância espiritual que alcançava, já em 1892 começam a obra de uma nova e maior igreja.

Crescendo a importância religiosa junto à comunidade, logo o Bispo Diocesano de Curitiba Dom Duarte Leopoldo e Silva eleva a Capela de Azambuja à dignidade de Santuário Episcopal, com o título de Santuário de Nossa Senhora de Azambuja. Isso foi em 1905. Até que em 1939 é lançada a pedra fundamental do novo e majestoso Santuário, o terceiro a ser edificado. Suas paredes foram erguidas em redor do Santuário anterior. O projeto, idealizado pelo renomado arquiteto Simão Gramlich prevê uma torre com 40 metros de altura e uma nave central medindo 45 metros de comprimento por 16 metros de largura com uma altura de 20 metros.

O complexo fica a cerca de 3 quilômetros do Centro de Brusque. Tem o Seminário metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, o museu arquidiocesano Dom Joaquim, a igreja, lanchonete, loja de lembranças, hospital arquidiocesano Consul Carlos Renaux e vagas de estacionamento.

Brusque tem o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja
Foto: divulgação

Você já passou por alguns destes locais que integram o roteiro religioso de Santa Catarina? Qual deles chamou mais sua atenção? Conte aos leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*