9 museus para visitar durante o isolamento

Em tempos de quarentena por conta do Covid-19, é comum sentirmos falta de atividades para nos tirar do tédio, principalmente para os amantes de viagem que estão se sentindo enclausurados. Por isso o Viajar é Vida traz 9 museus para visitar durante o isolamento. Como você já sabe, por enquanto o mundo vive às voltas com voos cancelados, fechamento das fronteiras, transporte público freado… sair pelas ruas está fora de cogitação até segunda ordem. Porém, com a internet em nossas mãos nem toda a esperança está perdida!

Os museus que vamos apresentar disponibilizam suas coleções online, para o acesso dos amantes da arte. É isso mesmo que você está pensando, você pode caminhar pelas galerias do Louvre, as construções do Vaticano e em seguida passear pelos corredores do Museo del Prado em um piscar de olhos e tudo isso sem sair de casa. Ah, e sem sem filas para atrapalhar sua experiência! Pronto para conhecer os 9 museus para visitar durante o isolamento?

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Pinacoteca di Brera em Milão tem obras dos séculos 19 e 20

A capital da moda tem mais a oferecer do que apenas arquiteturas elegantes e pessoas bem vestidas. Lá também estão abrigadas algumas das principais coleções do mundo, a maioria situada na principal galeria pública da cidade: a Pinacoteca di Brera.

Se tratando de um museu especialmente voltado para a coleção e exposição de quadros e pinturas, a Pinacoteca di Brera possui envolvimento histórico, já que foi aberta a comando do líder político e militar francês Napoleão Bonaparte com o objetivo de expor as obras mais importantes dos territórios conquistados pela França.

Hoje, abriga as mais impressionantes pinturas do século 19 ao século 20, de pintores italianos como Modigliani, Boccioni, Morandi e Martini, além de estrangeiros como Picasso, que estão disponíveis para exibição no site oficial do local, na aba coleção online. Junto das pinturas de alta qualidade, poderão ser encontradas legendas com informações de algumas das obras.

Foto: Dimitris Vetsikas/Pixabay

Galleria degli Uffizi, de Florença, apresenta belas obras do Renascimento 

Também na Itália, a Galleria degli Uffizi é considerada o museu mais famoso e importante, com um dos acervos mais preciosos do mundo. É uma das atrações turísticas mais visitadas de Florença assim como um dos museus mais movimentados do planeta.

Suas atividades como expositor de obras iniciaram em 1765, ganhando título de museu em 1865. Desde então, a galeria vem acumulando obras do Renascimento, dispostas em ordem cronológica por suas diferentes salas.

Através de seu site é possível conferir obras de grandes artistas como Raffaello Sanzio, Cimabue, Caravaggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Andrea Mantegna, Ticiano, Parmigianino, Peter Paul Rubens, Rembrandt, Giovanni Battista Pittoni, Canaletto e Sandro Botticelli, além de materiais para visitas especiais, com detalhes e informações sobre as peças e obras. É mais um dos 9 museus para visitar durante o isolamento.

Foto: Dalibro/Pixabay

Direto de Roma, o Musei Vaticani tem foto 360º da Capela Sistina

O conjunto de museus que fazem parte desse conglomerado possuem extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades para exposição, acumuladas ao longo dos anos pelos pontífices romanos.

Por estar localizada em um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, o passeio físico ao Musei Vaticani pode ser extremamente cansativo, mas com a opção de visualizar as obras do conforto de sua casa, a experiência fica muito mais agradável.

Visite os museus virtuais do conglomerado e tenha acesso às obras de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e vídeos das capelas e edificações existentes. Também está disponível no site uma foto 360º da famosa Capela Sistina, que exibe pinturas de Michelangelo em partes de seu teto.

Foto: Raphael Stäger/Pixabay

Detalhes da Grécia Antiga no Museo Archeologico de Atenas

O projeto arquitetônico do Museu Archeologico de Atenas foi originalmente destinado a receber todas as escavações do século 19, mas cresceu gradativamente ao receber antiguidades de toda a Grécia. Hoje, é o maior museu do país com mais de 11.000 exibições.

O resultado desse enorme acervo é um panorama completo da Grécia Antiga, contendo obras e itens únicos representando a cultura e influências da civilização antiga, tudo isso disponível através de fotografias e descrições muito detalhadas.

Foto: Keith Wood Ford/Pixabay

Obras de artistas como Velázquez estão no Museo del Prado em Madri 

Localizado na capital da Espanha, Madri, o Museu do Prado foi inaugurado em 1819 como Museu Real de Pintura e Escultura, mas a construção data 1785, quando foi projetada por ordem do Rei Carlos III para abrigar o Gabinete de História Natural.

Sua arquitetura majestosa e salas grandiosas abrigam numerosas pinturas de artistas espanhóis, como Francisco Goya, Hieronymus Bosch, El Greco, Peter Paul Rubens, Titian e Diego Velázquez e mais 1.000 esculturas em seu acervo.

A obra mais famosa exibida pelo museu é a pintura Las Meninas, de Velázquez, que – assim como as demais obras – está disponível em alta resolução no museu online.

Foto: Falco/Pixabay

Louvre pela internet é garantia de passeio sem muvuca 

Quem não sonhou em ir à Paris e visitar um dos museus mais majestosos do mundo? Alguns dizem que pode levar três dias para ver todas as obras que o Louvre abriga. Já pensou evitar a muvuca e apreciar a famosa Mona Lisa de perto? Bom, é possível! Aproveite o passeio virtual por este que integra a nossa lista dos 9 museus para visitar durante o isolamento para ater-se aos detalhes das obras e a estrutura do Louvre. Ao todo são 35 mil itens (entre eles pinturas, esculturas e objetos pré-históricos) em exibição permanente.

No site, são exibidas fotografias de alta resolução do acervo do museu, informações sobre o Louvre e fotos de suas instalações. Também podem ser encontradas fotos da Pirâmide do Louvre e do jardim de Tuileries, que fica logo à frente. Para acessar a visita virtual de todo esse acervo, entretanto, é preciso instalar o Flash em seu aparelho. Há visitas disponíveis em francês, inglês, espanhol e outras línguas.

Foto: Pixabay

British Museum tem 8 milhões de obras

Outro museu europeu, o British Museum é uma instituição pública dedicada à história, arte e cultura humanas em Londres. Seu acervo de 8 milhões de obras consegue documentar a história da cultura humana desde seus primórdios e está incluído na lista dos maiores do mundo.

Fundado em 1753 e aberto ao público em 1759, a grandiosidade de suas instalações foi gradativamente aumentando e hoje surpreende quem a visita. Sua farta coleção está disposta no site, porém a grandiosidade de seus corredores só pode ser vista através da visita presencial.

Foto: Pixabay

Metropolitan Museum de Nova York tem muitos elementos da história

Esta é uma atração indispensável nas viagens para Nova York. O Metropoltian Museum é um dos maiores e mais completos museus, queridinho entre os turistas, abrigando uma importante coleção de pinturas europeias dos séculos 12 a 20.

Por conta da enorme quantidade de obras, você irá precisar de horas para conferir tudo no acervo do museu que faz parte da lista dos 9 museus para visitar durante o isolamento e o mesmo vale para sua visita online. Lá, estão disponíveis fotos de pinturas, esculturas e objetos, além de áudios (em inglês) e um tour completo do museu em 360º.Outra maneira de ver o Metropolitan de NY é pela página do Google Arts & Culture, que também exibe diversas sessões do museu em 360º.

Foto: Aniel Baez/Pixabay

National Gallery of Art de Washington apresenta informações detalhadas dos artistas do acervo

A National Gallery of Art de Washington, nos Estados Unidos, é reconhecida mundialmente por seu acervo e arquitetura impressionantes. Suas instalações, construídas em 1941 com decorações neoclássicas, hoje guardam 4 mil pinturas, 3 mil esculturas, 70 mil gravuras, 31 mil desenhos e 12 mil fotografias. 

Entre os nomes de destaque que podem ser encontrados no National Gallery of art, estão: Raphael, El Greco, Rembrandt, Leonardo da Vinci, Edgar Degas, Edouard Manet, Paul Cézanne, Thomas Cole, Pablo Picasso, Henri Matisse, Vincent van Gogh, Claude Monet, Jackson Pollock, Roy Lichtenstein, Alexander Calder e muitos outros.

 Em seu museu virtual, também oferece uma descrição de todas as pinturas, bem como informações sobre suas proporções e informações sobre o autor.

Foto: Divulgação

E então, qual desses museus você irá visitar de hoje? Se a sua lista aumentar além dos 9 museus para visitar durante o isolamento conte para  o Viajar é Vida. Deixe-nos saber nos comentários abaixo.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*