Com o aumento de casos de contágio de covid-19 com a variação Ômicron e o auge das férias de verão, muita gente tem se perguntado qual máscara usar para viajar de avião. O Viajar é Vida foi atrás de detalhes sobre as regras nacionais e internacionais, para facilitar a vida de quem deseja ou precisa viajar neste período.
A higienização constante das mãos e o uso de máscara são as medidas mais certas para evitar a contaminação pelo coronavírus. Embora com o andamento da vacinação muita gente já tenha se sentido imune, os dados nacionais e internacionais mostram que, infelizmente, o cenário de fechamento de locais e distanciamento social se faz novamente necessário.
A vacina é uma grande aliada, já que consegue conter a gravidade dos casos e a recomendação das agências internacionais de saúde é fazer a combinação vacina + distanciamento + uso de máscara + higienização constante das mãos.
Qual máscara usar para viajar de avião?
No mercado há vários modelos de máscaras e, no Brasil, há ainda os modelos caseiros, com tecido costurado a elásticos para fazer a cobertura de nariz e boca. Mas para viajar, as companhias aéreas e as administradoras de aeroportos exigem tipos específicos de máscara. Não adianta querer dar carteiraço ou achar que que vai embarcar sem a correta. O não uso ou o uso de material irregular faz com que sua viagem seja cancelada, já que você não poderá embarcar.
Leia também estes outros conteúdos do Viajar é Vida que têm relação com este tema:
- Brasileiros contam histórias de repatriação por causa do coronavírus
- Como o turismo vai superar o coronavírus
- O que muda nas viagens com o coronavírus
- Precisa fazer teste de covid para viajar de avião?
- Passaporte da vacina vai autorizar viagens pelo mundo?
- Pode viajar na quarentena?
Quem determina as regras?
No Brasil as regras são feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Desde julho de 2020, a lei nº 14.019 tornou o uso de máscara obrigatório em espaços públicos. Já em março de 2021, a Anvisa fez suas considerações e divulgou os modelos e materiais de máscaras mais recomendados para uso no avião.
Entre os requisitos necessários, estão os mínimos previstos pela ABNT PR 1002, que já estipulava os métodos de ensaio, fabricação e uso de máscaras no Brasil. Máscaras de algodão a partir de três camadas protegem até 70% contra a entrada de partículas. Além disso, usar duas máscaras simultaneamente (cirúrgica e de pano por cima) faz com que a proteção suba para 92%, daí a importância do uso das máscaras.
O que é aceito para viajar:
De acordo com a Anvisa, crianças a partir de 3 anos já devem utilizar as máscaras. Os modelos aceitos são:
- máscaras cirúrgicas descartáveis;
- tipos PFF2 e N95, ambos sem válvula;
- modelos de tecido com tripla camada.
Os especialistas em saúde, cientistas que estão estudando a evolução do coronavírus avisam que as máscaras NF95/PFF2 são as melhores. Os nomes foram criados nos Estados Unidos, mas já são conhecidos no Brasil e também na Europa com a mesma nomenclatura.
A agência reforça que o uso se faz necessário porque o espaço de um avião não é bem ventilado (embora haja filtros que extraiam partículas e façam a renovação do ar). Além disso, dificilmente se consegue um distanciamento seguro dentro de uma aeronave. Além de regrar os modelos, a Anvisa também estabelece que as máscaras estejam bem ajustadas ao rosto, cobrindo tanto o nariz quanto a boca, preferencialmente bem vedada ao rosto.
Dentro do avião, o passageiro deve manter a máscara o tempo todo no rosto. A única ressalva é para comer e se hidratar, dependendo do tamanho da viagem. As companhias estão sendo rigorosas porque é a forma mais adequada para garantir a segurança sanitária nas viagens.
Segundo a Anvisa, NÃO PODE:
- modelos de acrílico ou de plástico;
- máscaras com válvulas de expiração, incluindo os modelos N95 e PFF2. As máscaras com válvulas são chamadas de “egoístas” porque, embora protejam quem as usa, não impedem que a pessoa, se infectada, contamine quem estiver ao redor por meio de gotículas;
- lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção;
- protetor facial (face shield) sem máscara por baixo;
- máscara do tipo caseira (ou não profissional) com uma só camada.
Qual máscara usar para viajar de avião e onde comprar?
Existem vários sites e lojas físicas que vendem uma das opções de máscara para viajar de avião indicadas pela Anvisa. As farmácias, por exemplo, geralmente possuem este modelo em estoque. Na hora da compra, no entanto, confirme que a máscara possua a certificação do Inmetro. Existem pacotes unitários ou com várias unidades, ideais para você trocar no dia a dia durante a sua viagem.
Qual máscara usar para viajar de avião e como as companhias estão agindo
Todas estas orientações da Anvisa são seguidas à risca pelas companhias aéreas que atendem no Brasil. Gol, Latam e Azul informam que só autorizam o embarque de passageiros que estejam devidamente com as máscaras de acordo com o que estabelece a agência. Os agentes das companhias e a equipe de bordo estão bem orientadas sobre o uso de máscara e também estão na linha de frente do combate à doença. Contribua com quem está colocando em risco a própria vida para trabalhar e zelar pela sua viagem.
Além disso, fique atento. Para destinos internacionais, vale a regra do local do desembarque no que se refere à vacina ou à exigência do teste PCR com resultado negativo, realizada no máximo 72 horas antes do embarque. Observe os sites dos governos do país para onde está indo viajar e cumpra as normas. Somente com tudo em dia é que o seu embarque será autorizado.
Agora que você já sabe disso tudo, compartilhe este conteúdo do Viajar é Vida com seus amigos e familiares. Vamos fazer com que todos tenham ótimas viagens, sem riscos à saúde.
Comentários