Pode viajar na quarentena?

Esta é uma pergunta que está em alta: pode viajar na quarentena? O Viajar é Vida tenta neste post trazer algumas dicas para ajudar a responder esta questão e fazer com que você tenha condições de sair um pouco de casa sem riscos durante a pandemia do coronavírus. Mas o que fazer então para curtir sem maiores problemas?

“Pode viajar na quarentena? ”

Pode viajar na quarentena? Essa pergunta vai muito da escolha do lugar e do meio de transporte, além dos cuidados que você precisa ter
Foto: Md. Shazzadul Alam/Pixabay

Alguns passos para poder viajar na quarentena

  1. A primeira coisa a fazer é decidir o destino. Uma boa dica é escolher locais mais no interior, cidades menores, com cachoeiras, trilhas, com atividades ao ar livre e longe das aglomerações. Escolher por praias famosas ou cidades onde o fluxo de turistas é grande agora no verão é um erro. Evite estes lugares, opte por algo mais raiz. Geralmente cidades de pequeno porte são ricas em atrativos naturais. Faça sua pesquisa na internet.
  2. Opte também por lugares próximos de sua casa, para que o deslocamento possa ser feito de carro, sem a necessidade de enfrentar o transporte coletivo (seja ele ônibus, trem ou avião). De carro você não manterá contato com outras pessoas fora do seu grupo familiar ou de amigos e correrá menos risco de contaminação.
  3. Definido isso, faça uma pesquisa no site do município para entender a gravidade da situação local. Os estados estão divulgando as regiões com o maior índice de contágio em relação ao número de vagas de UTI nos hospitais próximos. Se for uma viagem de um final de semana, sem problemas, mas caso esteja se preparando para mais dias, é importante saber destas informações. E se optar por ficar mais tempo, talvez seja interessante adquirir um seguro viagem que tenha uma cláusula para atendimento médico-hospitalar em caso de Covid.

Mais duas medidas importantes

  1. Um dos itens mais importantes difundidos pelos cientistas que estão há meses em função desta doença é manter o distanciamento social. Além disso, utilize sempre máscaras e leve consigo álcool 70%. Utilize com frequência mantendo suas mãos e pulsos higienizados. Toda vez que tocar em objetos, faça este ritual e daí pode viajar na quarentena.
  2. Ao escolher um meio de hospedagem, verifique se estão tomando as medidas de proteção. A higienização dos quartos, disponibilização de álcool 70%, colaboradores utilizando máscaras e a redução da capacidade ajudam a minimizar os riscos. Fique atento aos selos emitidos pelo Ministério do Turismo. Os estabelecimentos que seguem as regras, apresentam este Selo de Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Com todos estes cuidados você pode viajar na quarentena.
As viagens de carro são as mais indicadas durante a quarentena
Foto: PublicDomainPictures/Pixabay

Conheça os países que estão fechados para os brasileiros

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere diferentes medidas que estão norteando países de todo o planeta na recepção de turistas. Atualmente 100 diferentes países estão aceitando brasileiros, como os Estados Unidos que liberaram pelo então presidente Donald Trump, mas devem fechar novamente com a entrada do presidente Joe Biden. Fique atento no site do Itamaraty, porque eles estão mantendo os dados atualizados.

Já a Argentina, que é aqui próximo, não está autorizando a entrada de brasileiros, pelo menos até o final de janeiro de 2021.  Na Inglaterra, viajantes provenientes do Brasil, Chile, Argentina e outros 13 países estão impedidos de entrar no Reino Unido desde 15 de janeiro. O mesmo acontece no Marrocos, cuja proibição foi em 19 de janeiro e não há data para suspender esta medida. A plataforma Skyscanner montou um mapa de países e suas respectivas restrições de viagem relacionadas àqueles que partem ou estiveram no Brasil.

Alguns países fecharam as portas para os brasileiros que estão impossibilitados de viajar na quarentena
Foto: Antonio Cansino/Pixabay

Pode viajar na quarentena? Sim, desde que siga as regras locais

Nos países em que os viajantes brasileiros estão autorizados a entrada, deve-se seguir as regras locais. Se a determinação é pelo uso de máscaras constantemente, se você não usar pode ser deportado e comprometer seu passaporte. Ou seja, pode viajar na quarentena desde que seguindo as recomendações. Este é um momento de empatia, de pensar também no coletivo e assegurar sua saúde e a dos outros.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é buscar atendimento médico se estiver com sintomas compatíveis com os da Covid-19 como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar. Nestes casos, evite principalmente o contato físico com outras pessoas. Para mais informações e orientações sobre o coronavírus, ligue para o número 136 e fale com o Disque Saúde. O número funciona em qualquer região do Brasil.

Entre os cuidados básicos de viagem está respeitar as orientações locais
Foto: Shameer Pk/Pixabay
Todo cuidado é necessário para viajar com um pouco mais de tranquilidade na quarentena
Foto: TheOtherKev/Pixabay

As dicas são variadas e podem ajudar você a colocar em prática seu desejo de sair um pouco de casa. Deste jeito, pode viajar na quarentena. Só fique atento que este mal ainda não terminou e que há novas ondas inclusive. A expectativa é que com a vacina o mundo logo retome a normalidade e todos nós possamos viajar novamente. Se você curtiu este conteúdo e tem outras sugestões, compartilhe com os leitores do Viajar é Vida.  


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*