Como o turismo vai superar o coronavírus

O futuro é incerto, difícil prever ao certo como o turismo vai superar o coronavírus. Embora haja caminhos, as pessoas precisarão contribuir para que a atividade não amargue longos meses de prejuízo e demore para engrenar novamente. De uma maneira otimista, eu acredito muito na união de forças mais próximas. Visitantes que moram em cidades vizinhas, viajantes mais próximos, famílias que desejem sair da rotina de seus lares (onde estão em quarentena sabe-se lá por quanto tempo) e precisarão respirar novos ares.

Como ajudar para que o turismo supere o coronavírus

Foto: Pixabay

Estimule a visita, fazendo programas próximos de sua casa

Visite locais próximos, compre de pequenos produtores, conheça aquele cartão postal e aquele atrativo turístico que você sabe que existe, talvez tenha ido apenas uma vez em anos, mas nunca mais havia visitado. Estimule a companhia de outros amigos e parentes. Façam grupos e tenham dias inesquecíveis. Mais do que o atrativo em si, as memórias desses bons momentos são importantíssimas para elevar seu grau de felicidade. Com filhos, primos, avós, pais e amigos você perceberá que o cenário ajuda sim, porém, as sensações em conjunto é que marcam a nossa vida.

Foto: Fun Museu

Compre souvenires e fomente os negócios

Todo atrativo turístico tem uma lojinha de souvenires. São brindes que estão ligados à experiência vivenciada no negócio. Tem para todos os gostos e bolsos. Provavelmente estaremos vivendo uma recessão (apesar de um desejo otimista de que tudo será retomado em breve), mas se você comprar um imã, um copo, uma camiseta que seja, estará contribuindo e fazendo sua parte com este setor que está sendo muito prejudicado desde o início da pandemia.

Divulgue sua experiência nas redes sociais

O que mais importante agora é a divulgação espontânea. Conte aos seus familiares e principalmente seguidores nas redes sociais como foi a sua experiência. Mostre fotos, faça stories, marque o local que foi visitado e seja um divulgador espontâneo do atrativo turístico. Como o turismo vai superar o coronavírus? Com a sua ajuda. Pode parecer pouco, mas espalhando seus bons momentos, vai estimular mais pessoas a quererem experimentar o mesmo. Assim forma-se uma corrente e mais pessoas terão interesse de conhecer ou voltar ao local onde você demonstrou ser tão feliz.

Foto: Oceanic Aquarium

Como o turismo vai superar o coronavírus?

Eu tenho visto algumas movimentações dos próprios atrativos turísticos e dos outros elementos da cadeia, como hotéis e instituições. Em Balneário Camboriú, os hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock, por exemplo, estão prestando todas as informações e agilizando retornos ou cancelamentos. Agindo de forma transparente acabam conquistando clientes fiéis e estimulam que voltem tão logo o problema acabe.

Também de Santa Catarina vem o exemplo da Costa Verde & Mar, entidade que reúne as secretarias de turismo das 10 cidades próximas que atua em conjunto para estimular a divulgação. Já funciona há 10 anos, com muitos resultados e superação de crises como algumas enchentes ao longo do período. Agora a Costa Verde & Mar vem destacando a importância de contribuir com o turismo, não cancelando, mas remarcando as viagens. É mais um estímulo para garantir como o turismo vai superar o coronavírus.

Foto: divulgação

Como o turismo vai superar o coronavírus?

Cito Balneário Camboriú porque, além de ser uma cidade que respira o turismo dia e noite e ser muito profissionalizada, está localizada em um estado que há vários anos é considerado o melhor destino turístico do Brasil em votação popular. São levados em conta quesitos como belezas naturais, estrutura, capacidade de hospedagem e tudo o que envolve uma boa experiência turística. Ou seja, temos dentro de casa modelos já assertivos para garantir como o turismo vai superar o coronavírus.

Como empreendedor fresco da cidade, eu montei o Fun Museu, o primeiro museu permanente do Brasil voltado aos conectados nas redes sociais, venho observando os modelos e aprendido muito. É a forma de conseguir ficar tranquilo e acreditar no potencial da cidade, do estado, do país e principalmente de toda a gente. Tenho certeza da necessidade das pessoas em quererem momentos conjuntos, de união e diversão, de experiências memoráveis, de relações afetuosas, de risos no rosto e corações apaziguados. Olho os modelos, rezo para que deem certo e ajudo a estimular junto ao público formado até agora no Fun Museu que compartilhem suas vivências e garantam um retorno breve.

Foto: álbum de viagem

Junto a isso, para contribuir como o turismo vai superar o coronavírus, tenho pensado em alternativas como trabalhos unificados via entidades. Toda contribuição agora é bem-vinda e exigirá calma e serenidade para ser colocada em prática. O importante é termos noção do nosso papel na sociedade. A população nos ajuda, mas recebe em troca também o seu estímulo. O investimento feito para tornar a vida das pessoas mais alegre e divertida nunca fez tanto sentido. E em breve será lindo ver toda essa gente disposta e deixar para trás os momentos de quarentena para viver experiências únicas com aqueles que se ama.  

Você também é otimista? Qual sua opinião sobre como o turismo vai superar o coronavírus? Conte ao Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*