Quais os pratos típicos da Ucrânia

Se tiver a chance de visitar as cidades ucranianas, aproveite e se jogue. Além das belezas deste país da Europa Ocidental, a culinária local é um dos grandes atrativos. O Viajar é Vida apresenta a você quais os pratos típicos da Ucrânia. Este país que começou a ser habitado há cerca de 4 mil anos e, acredita-se, seja a região onde começou a domesticação do cavalo. Enquanto nação, tornou-se independente somente em 1991, e tem Kiev como sua capital.

A Ucrânia é considerada o “celeiro da Europa” graças à fertilidade de suas terras. Em 2011, o país era o terceiro maior exportador de grãos do mundo, com uma safra muito acima da média. Com isso, você já sabe como deve ser a culinária e quais os pratos típicos da Ucrânia. Prepare-se para esta viagem.

O borsh está entre os principais pratos locais
Foto: divulgação/Borscht

Deruny são panquecas de batatas e estão na lista de quais os pratos típicos da Ucrânia

O Deruny é outra comida que muito agrada e está na mesa dos ucranianos. São panquecas de batata, feitas de maneira muito simples e que está na mesa de todo local. Feito com batata ralada como nas torilhas espalholas, é servido com creme de leite ou iogurte natural sem açúcar.

Elas são realmente um clássico da cozinha na Ucrânia. Na receita, além das batatas, vão ainda cebolas, ovos, farinha e creme de leite. Depois de preparada, a massa é frita em uma frigideira, resultando em pequenas panquecas com um interior macio e úmido e um exterior levemente marrom. Os Deruny são tradicionalmente servidos quentes, acompanhados de um monte de creme de leite. Existem muitas versões dessas panquecas, com ingredientes adicionais, como carne moída, cogumelos ou repolho.

Deruny são panquecas de batatas e estão na lista de quais os pratos típicos da Ucrânia
Foto: Wikipedia

Leia também

Borscht e Pampushki são duas delícias ucranianas

O Borscht é um caldo de vegetais em que a beterraba é o ingrediente principal, trazendo o tom avermelhado o dulçor que o produto concede ao prato.  O Borscht está para a Ucrânia, o que a feijoada está para o Brasil, para você conseguir comparar. De uma maneira geral, é um cozidão com vegetais, feijão e ervas frescas. Dependendo da região do país, terá ainda cogumelos (como no caso do Oeste) ou peixe (no caso do Sul).

Pampushki são pequenos pães ucranianos com fermento. Eles podem ser preparados nas versões doces ou salgadas e a massa basicamente consiste em leite, farinha, ovos, açúcar, manteiga, fermento, óleo e sal. Ele então é frito em pequenas bolas. A versão doce costuma ser recheada com ingredientes como geleia de frutas, frutas vermelhas, frutas frescas ou queijo cottage, enquanto as salgadas não têm recheio, mas são tradicionalmente temperadas com molho de alho e servidas junto com borscht. Seria uma versão do nosso sonho, na versão doce.

Borscht e Pampushki são duas delícias ucranianas
Foto: divulgação/Pampushki

Tem massa cozida e servida com molhos

Halushky é uma variedade tradicional de macarrão ou bolinhos grossos e macios encontrados em muitas cozinhas da Europa Central e Oriental. Acabou virando um prato nacional ucraniano. Os bolinhos Halushky são feitos de uma massa composta de farinha e batatas raladas. A massa é espalhada sobre uma tábua de madeira, de onde pequenos pedaços da massa são jogados em água fervente. Eles também podem ser feitos com uma peneira especial perfurada de onde a massa é derramada diretamente na água fervente através de pequenos orifícios.

Após o cozimento, os Halushky são misturados com vários ingredientes, como o bryndza (um queijo especial feito principalmente de leite de ovelha), bacon e gordura de bacon. Em algumas partes da Eslováquia, manteiga caramelizada e repolho, cebola ou combinações desses itens são usados também.

Tem massa cozida e servida com molhos
Foto: Wikipedia

Quais os pratos típicos da Ucrânia? Vareniki e seus recheios

Vareniki é outra iguaria ucraniana que enche os olhos dos viajantes que visitam o país. É uma massa caseira recheada com batata ou com variados recheios. Apesar de parecidos, não podemos confundir com o pierogi que os historiadores afirmam ser uma cópia do aclamado prato ucraniano, pois os poloneses “efetivaram” uma parte do território ucraniano que foi tomado graças a união de Lublin, e assim, adotaram alguns costumes próprios dos ucranianos.

Esse prato é muito consumido mundialmente com o seu recheio de batata amassada, misturada com requeijão fresco azedo. Porém, a receita mais primitiva data do ano 144 e era feita com repolho azedo (kapusta quasno), trigo sarraceno ou sementes de papoula, pois a batata é típica das Américas e apenas no século 16 foi levada à Europa.

Tem massa cozida e servida com molhos
Foto: divulgação

Sopa fria com vegetais na lista de quais os pratos típicos da Ucrânia

Okroshka é uma sopa fria feita com vegetais cortados de maneira bem fininha (o nome é derivado do verbo “kroshit”, que significa “partir em pequenos pedaços”) envolvidos numa base líquida que tradicionalmente era kvas, uma preparação baseada em pão de centeio fermentado em água.

Dependendo da região do país, pode ter restos de carnes, como carne de gado, de porco ou galinha, ou peixe, previamente cozidos. Os vegetais são fundamentalmente pepino e cebolinha, embora seja comum com rabanete também. Como a maioria das sopas daquela região da Europa, a okroshka é normalmente servida com smetana (nata azeda) e endro, mas também pode ser temperada com óleo vegetal e servida com cubos de gelo, principalmente em dias quentes de verão.

Sopa fria com vegetais na lista de quais os pratos típicos da Ucrânia
Foto: Wikipedia

Espécie de torresmo entre as iguarias locais

No Brasil temos o torresmo, na Ucrânia o salo que é uma preparação típica da culinária da Europa Oriental feita com o toucinho do dorso do porco, curado em salmoura ou com páprica, ou ainda defumado, muito popular para acompanhar vodka. O produto deve ser guardado num local frio e escuro, podendo ser mantido por até um ano.

Além de ser consumido puro, normalmente cortado em fatias finas e acompanhado de dentes de alho crus, o salo pode também ser comido com pão, como presunto, por vezes junto a outros ingredientes, na forma de um sanduiche; cozido ou frito, é comido como se fosse bacon e também é muitas vezes usado como condimento de pratos como borsh. Pode ainda ser derretido a quente, obtendo-se banha para temperar ou fritar outros alimentos.

Espécie de torresmo entre as iguarias locais e na lista de quais os pratos típicos da Ucrânia
Foto: Wikipedia

Tem bebidas na lista de delícias típicas ucranianas

A Kompot é uma bebida não-alcoólica que nasceu na Rússia, mas tornou-se muito mais popular no Leste Europeu que se apropriou da receita e a prepara cozinhando frutos, frescos ou secos, em um grande volume de água. Comumente, adicionam-se passas, mel ou açúcar deixando o caldinho bem docinho. A bebida pode ser servida tanto quente quanto fria, dependendo da estação do ano.  Algumas vezes são adicionados temperos como canela ou baunilha, especialmente no inverno, época em que o Kompot é normalmente servido quente.

Outra bebida é o Kvas, preparada através de fermentação e muito famosa na Ucrânia. Acabou chegando na China, por conta da influência da cultura eslava. Kvas tem baixíssimo teor alcoólico , embora seja considerada uma bebida para adultors! Ele é utilizado também para fazer uma refeição chamado de okroshka. Na produção de kvass podem ser usados os extratos de várias amoras e raiz forte.

Na gastronomia ucraniana, o Kvas é usado como uma bebida para acompanhar diversos pratos (principalmente assados) como se fosse vinho, sendo assim, a cada prato diferente o kvas que o acompanha tem um sabor mais ou menos refinado, doce ou sem açúcar ou com mais tempo de fermentação.

Quais os pratos típicos da Ucrânia
Foto: Wikipedia

Gostou de conhecer as maravilhas do mundo gastronômico ucraniano? Você já experimentou alguma destas comidas da lista de quais os pratos típicos da Ucrânia? Conte como foi sua experiência nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*