Quais são as comidas típicas da Bahia?

Viajar é também conhecer e reconhecer parte da herança cultural dos lugares. Por isso o Viajar é Vida foi atrás de detalhes sobre quais são as comidas típicas da Bahia. A gastronomia é algo tão marcante neste estado do Nordeste brasileiro, que há livros especializados nos pratos e receitas. E para quem é viajante, experimentar estes sabores é viajar duas vezes. A culinária é algo que merece estar no roteiro e há ingredientes que ficam para sempre na memória. Está preparado para conhecer quais são as comidas típicas da Bahia?

Conheça quais são as comidas típicas da Bahia
Foto: divulgação

Arroz de Hauçá é algo que o restante do Brasil pouco ouve falar

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas este é um prato comum em toda a Bahia. E sabe quem idolatrava essa iguaria?  O escritor Jorge Amado. A influência obviamente é africana e o Arroz de Hauçá é feito com arroz branco cozido ao extremo e quase sem sal, já que vem acompanhado de camarão defumado ralado e carne seca frita na cebola e alho. E olha que bacana a referência religiosa deste prato. No candomblé é uma comida ritual trazida da África pelo povo hauçá e é feito da mesma maneira: cozido com bastante água, sem tempero, óleo ou seja lá o que for. Isso porque será oferecido a Oxalá e Iemanjá, podendo ainda ser oferecido a todos os orixás, em formato de bolas ou numa tigela.

Entre as comidas da Bahia está o arroz de hauçá
Foto: divulgação

Quais são as comidas típicas da Bahia? Arroz de polvo

Arroz é algo que o baiano curte demais e faz parte da tradição porque este é um ingrediente comumente utilizado pelos povos africanos. Aliás, o hábito do consumo diário do arroz pelo brasileiro está ligado à África. E o Arroz de Polvo é receita muito consumida nas cidades litorâneas, onde o segundo ingrediente é facilmente encontrado e da forma mais fresca possível.

O cozido leva cebola, louro, azeite de oliva, alho, pimenta-do-reino ou vermelha, sal a gosto, vinho branco e salsinha picada que vão para a panela de pressão cobertos de água. O polvo é cozido junto, porém picado depois.

Entre as delícias baianas está o arroz de polvo
Foto: divulgação

Acarajé com certeza é uma receita da lista de quais são as comidas típicas da Bahia

Talvez o prato típico mais famoso da Bahia seja o acarajé, graças à imagem constituída pelas baianas sempre tão bem arrumadas  com seus vestidos rodados, turbantes e carrinhos de fritura na beira das estradas para ajudar no sustento da família. A origem vem do acarajé dos Iorubás da África Ocidental (países como Togo, Benim, Nigéria, Camarões) e a receita é muito similar à que é feita hoje no Brasil. Embora vinda da África, a receita é uma inspiração do falafel árabe. Foram os árabes que levaram para o continente africano, mas cuja mudança do grão-de-bico para o feijão fradinho foi necessária para atender a demanda de produtos locais.

E a maneira de preparar o acarajé da baiana é praticamente a mesma em relação ao acarajé de orixá. A única diferença está na forma como servem. Ele é cortado ao meio e recheado com vatapá, caruru, camarão refogado e pimenta. Ah, e uma curiosidade: o acarajé é o mesmo abará, a diferença é que o primeiro é frito e o segundo cozido no vapor. Para preparar o acarajé as baianas utilizam o feijão-fradinho descascado e moído, com cebola, sal e frito no azeite de dendê.

O acarajé é um dos mais famosos pratos típicos baianos
Foto: divulgação

Abará é o primo-irmão do acarajé

Primo-irmão do acarajé, o abará também é um bolinho feito com feijão-fradinho moído, mas em vez de frito, ele é cozido em banho-maria embrulhado na folha da bananeira. Este é outro elemento gastronômico que é ofertado nos rituais de candomblé. Quando for comida de ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão. Já para a culinária, usa-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal. Os camarões secos podem ser moídos junto com o feijão, preservando alguns inteiros.

O abará é parente do acarajé e certamente entra no rol de quais são as comidas típicas da Bahia
Foto: divulgação

Tem vatapá também na lista de quais são as comidas típicas da Bahia

O vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira, ganhou características nacionais quando foi trazida pelos africanos e certamente é um dos grandes pratos da lista de quais são os pratos típicos da Bahia. O preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate. A receita pode ser preparada com camarões frescos inteiros, ou secos e moídos, também com peixe, com bacalhau ou com carne de frango, acompanhados de arroz. A consistência lembra um creme e acaba sendo servido também com o acarajé.

De consistência cremosa, o vatapá também está nesta lista
Foto: divulgação

Moqueca baiana tem características bem regionais

Para alguns estudiosos da gastronomia brasileira, a origem da moqueca encontrada em locais como a Bahia remontaria à peixada trazida pelos portugueses e que acabou sendo adaptada pelos africanos que já estavam por aqui de acordo com os ingredientes que tinham de mão. Pode ser preparada com diferentes ingredientes como peixe, mariscos e crustáceos e em Salvador tem a conexão religiosa com o candomblé.

A moqueca é um prato típico presente em todo o litoral nordestino e faz parte dos destaques de cardápios de restaurantes e barracas de praias de todo o Nordeste – especialmente na Bahia, onde é facilmente reconhecida sua identidade graças a ingredientes como leite de coco e azeite de dendê, além dos peixes badejo, robalo, dourado e cação.

A moqueca baiana tem ingredientes bem regionais
Foto: divulgação

Bobó de camarão é a cara da Bahia

O bobó de camarão também tem sua origem africana e que foi introduzido na culinária popular brasileira no século 17. Originalmente preparado com a raiz de inhame, o prato moderno ganha consistência com mandioca e leite de coco. Tornou-se muito popular na Bahia, até que se tornou um dos pratos típicos do estado.

A receita tem consistência cremosa e é feita com camarões refogados em temperos verdes e leite de coco, misturados no purê de macaxeira e mais azeite de dendê, gengibre e camarões secos. Hummmm, deu água na boca!

A receita com camarão é outra iguaria que figura na lista de quais são as comidas típicas da Bahia
Foto: divulgação

Doce de mamão verde figura entre as sobremesas baianas

O mamão é uma fruta tropical e na Bahia ele é velho conhecido de uma receita bem admirada por aqui que é o doce de mamão verde. Rica em nutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais, a fruta é conhecida por ajudar na digestão e na forma de doce ela é preservada por mais tempo e utilizada como um escape da “vida tão dura” ou como sobremesa. Depois de bem descascado, para evitar que fique amargo, basta cozinhar com açúcar e cravos-da-índia e está pronta a compota que enche os baianos de orgulho.

Os doces também são comuns em território baiano
Foto: divulgação

No tabuleiro da baiana também tem cocada

No tabuleiro da baiana tem cocada sim senhor! Este doce é muito comum em Salvador e além das baianas, é também facilmente encontrado nos restaurantes (dos mais populares aos mais exclusivos). A origem da cocada está muito ligada ao período de escravidão e foi uma herança cultural deixada pelos africanos. Os escravos faziam oferendas para os orixás com o coco seco, desfiado ou ralado. Existe desde 1750, quando as receitas exigiam muito leite de coco. O bagaço da fruta em vez de jogado fora era reaproveitado com açúcar ou rapadura e transformado nesta iguaria tão brasileira. Não falta nos restaurantes baianos as cocadas branca ou preta.

No tabuleiro da baiana tem cocada branca e preta. Quais são as comidas típicas da Bahia
Foto: divulgação

Desta lista de quais são as comidas típicas da Bahia, qual você já experimentou e adora? Compartilhe com os leitores do Viajar é Vida. Deixe sua opinião nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*