Quais as comidas típicas da República Dominicana

A República Dominicana é um país do Caribe que divide seu território localizado na Ilha Hispaniola com o Haiti. O turismo mundial encontra nas praias, resorts e golfe grandes atrativos. Mas os viajantes também logo percebem que o território possui floresta tropical, savana e montanhas. Inclusive o Pico Duarte que é a montanha mais alta do Caribe. Foi aqui que Cristóvão Colombo desembarcou pela primeira vez quando descobriu a América. E a história gastronômica vem daquela época. Por isso o Viajar é Vida destaca quais as comidas típicas da República Dominicana.

Alguns alimentos e suas combinações deixam claro que há uma infinidade de receitas que se destacam. Principalmente alguns vários ensopados ou sopas e as que levam doce de coco. Vale destacar que o arroz e o feijão também estão entre os pratos clássicos.

Há vários pratos típicos na culinária da República Dominicana
Foto: David Mark/Pixabay praia

Quais as comidas típicas da República Dominicana: café da manhã salgado

O café da manhã é tipicamente salgado. Chamado de los três golpes, é servido com mangú (purê de banana verde) coberto com cebolas vermelhas fervidas em molho de vinagre, queijo frito e salame também frito. Quem gosta, pode adicionar ovos fritos. Apesar de bem servido, o almoço ainda é a principal refeição. O prato mais popular é a bandera dominicana, uma grande porção de arroz e feijão com frango ou carne, acompanhada de salada com abacate e tostones (bananas fritas em rodelas).

Importante destacar a diversidade de tipos de arroz e suas variações de comida. Vão do moro con guandules (arroz com guandu) e o locrio (um prato que se assemelha a uma paella, com arroz temperado e frango ou outro tipo de carne). 

Foto: divulgação/La Bandera

Almoço é a principal refeição do país

Também é receita típica dominicana o sancocho, que de tão importante é utilizado principalmente em datas comemorativas. É um guisado espesso de raízes e carne (geralmente combina frango, porco, mandioca, inhame, banana verde e batatas) e é servido com uma tigela de arroz branco e fatias de abacate.

Também nesse clima de receita especial para datas especiais, os pasteles en hoja se assemelham às pamonhas do Brasil, embora feitos com massa de banana. Eles são recheados de carne e envoltos em uma folha de bananeira. Já o mofongo surgiu em Porto Rico, mas os dominicanos preparam sua própria versão desse prato de purê de banana com alho e carne de porco ou camarão.

As comidas variam em cada região do país, dependendo muito da cultura local. Em Samaná, frutos do mar são muitas vezes fervidos ou cozidos com coco graças à influência afro-americana. Já na região noroeste, a carne de cabra é um alimento básico. E as montanhas centrais têm restaurantes de carne grelhada à beira da estrada.

As comidas variam em cada uma das regiões do país, mas há algo muito forte em comum: o uso de frutos do mar
Foto: Jeser Andrade Arango/Pixabay/Sancocho

Muitos frutos do mar vão à mesa na lista de quais as comidas típicas da República Dominicana

Os frutos do mar estão muitos presentes, afinal, estamos em uma grande ilha. Muito provavelmente você encontrará os peixes mais frescos direto do mar para a sua mesa principalmente nas cidades costeiras como Bayahibe, Sánchez, Sabana de la Mar, Samaná, Puerto Plata e outras. A tradição local é ir à praia e pedir um pescado frito inteiro com tostones, abacate e yaniqueque, uma broa frita, fina e redonda.

Comer o Yaroa é uma boa dica. É como uma lasanha com camadas de frango, carne, banana doce, queijo e batatas fritas, todos assados juntos e cobertos com maionese e ketchup na hora do consumo. O Picalonga é uma mistura de carne de porco preparada com as tripas e partes do animal, vendido principalmente como comida de rua.

Picalonga é um dos pratos comuns na República Dominicana
Foto: divulgação

Quais as comidas típicas da República Dominicana: sobremesas bem típicas

Se você curtiu os salgados, não deixe de experimentar as sobremesas e doces da República Dominicana. As mais originais das receitas são as habichuelas con dulce, uma sobremesa de feijão doce consumida principalmente na época da Páscoa, mas que pode ser encontrada em várias padarias nas outras épocas do ano. De uma maneira geral, as receitas mais populares são à base de coco, leite e milho. O coconete é um biscoito de coco crocante e redondo. O bolo Tres leches é imperdível, assim como o majarete, um doce de milho polvilhado com canela e noz-moscada.

Frutas caramelizadas são bastante populares. Você verá fatias de mamão secas e também cobertas por uma calda doce. Devido ao clima quente, uma forma popular de se refrescar, além dos sucos de frutas, é tomar frío frío, gelo raspado coberto com um sabor de xarope aromatizado.

Entre as sobremesas está a Habichuelas con Dulce
Foto: divulgação

Produção de frutas na lista de quais as comidas típicas da República Dominicana

Já que falamos das frutas, país com o clima caribenho tem várias delas. Além dos famosos e bem reconhecidos bananas e mamão, você encontrará maracujá, mangas de diversas variedades, zapotes ou nêsperas, granadillos, guanabanas ou graviolas, carambolas, tamarindos, cocos, abacaxis e goiabas, entre muitas outras.

Em um dia quente, a dica é se refrescar com um suco feito 100% de cana de açúcar ou tamarindo. Tem ainda a versão batida, como um milk-shake ou smoothie, em que há sorvete ou mesmo leite ou suco de laranja para dar aquela liga. Entendeu porque é grande esta lista de quais as comidas típicas da República Dominicana?

As frutas tropicais são comuns, parecidas com as do Brasil, mas há outras frutas na República Dominicana
Foto: Einfach-Eve/Pixabay

Também tem bebida própria (e famosa) na República Dominicana

Apreciadores de bebidas alcóolicas vão poder experimentar as cervejas locais. A República Dominicana fabrica muitas artesanais. A marca mais popular é a mundialmente famosa cerveja Presidente, fabricada pela Cervecería Nacional Dominicana desde 1935. As marcas incluem a Presidente Light e a Presidente Black, uma versão encorpada com alto teor de álcool de 6%. Outras cervejas são a Bohemia, uma pilsner, e a Quisqueya.

Aqui também é produzido o rum dominicano. O Ron Bermúdez remonta ao século 19, com variedades premium de cores branca e ouro. O mais recente Ron Macorix ganhou popularidade nos últimos anos, graças às suas garrafas aromatizadas de rum temperado com abacaxi e coco.

O que achou destas dicas sobre quais as comidas típicas da República Dominicana? Já experimentou alguma delas? Conte como foi sua experiência ao Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*