O tipo de comida costumeiramente consumida no Peru vai do arroz à batata, passando pelos peixes, algumas carnes e os legumes. Nada muito diferente do que vemos no Brasil, embora existam alguns preparos só vistos por lá e que o Viajar é Vida apresenta a vocês: Conheça as 9 comidas típicas do Peru. Na lista há carnes exóticas (para nós pelo menos) como o cuy e a lhama.
De uma maneira geral, vamos falar de pratos, combinações e também de temperos. As receitas peruanas carregam muito da história deixada pelos colonizadores espanhóis e com forte acento africano do período colonial. Ao longo dos séculos, novas interferências trouxeram novas caras às comidas típicas do Peru como a influência dos chefs franceses que saíram da França durante a Revolução Francesa, no século 18, e posteriormente os chineses, japoneses e italianos no século 19. Mescla que sobrevive até hoje e, engraçado, é reconhecida em muitas partes do mundo, porém no Brasil pouco se sabe ou se conhece sobre as comidas típicas do Peru. O ceviche acaba sendo o mais lembrado, mas há várias outras. Confira quais são as 9 comidas típicas do Peru.
Causa rellena de pollo ou atum lembra um escondidinho brasileiro
Esse é um dos meus preferidos. O prato é feito com batata amarela típica dos Andres e conta a história que está uma tradição ancestral. A batata cozida e fria é transformada quase num creme e no meio é colocado ou o frango (pollo) ou o atum. Ah, mas a carne escolhida é temperada com ají e suco de limão. Combina bem com o clima praiano do Verão peruano.
Olluquito con charqui é carne seca de lhama
Como no Brasil, a carne seca ao sol é comum no Peru. Ela é chamada de charqui (quase igual por aqui – charque) e geralmente diz respeito à carne de lhama ou alpaca, animais comuns dos Andes. E é nas alturas dos Andes também que se cultiva o Olluco, um tipo de batata bem resistente ao clima daquela região.
Picante de Cuy para o viajante conhecer os costumes locais
Este prato faz muita gente viajar ao Peru, apenas para comer o picante de cuy. Mas prepare-se: cuy é o nome de um animal que parece uma ratazana, parecida com a preá do Brasil. Obviamente que são animais criados no país para consumo, não são selvagens ou exóticos mais por lá. Nos restaurantes peruanos, o cuy é servido inteiro, depois de assado como os leitões em festas de final de ano por aqui. Ele é servido com batatas, arroz e, claro, um molho de ají bem forte!
Ají de gallina é uma receita fácil para saborear o sabor peruano
A mesma base de molho picante também chamado de ají serve como complemento para o prato feito com frango desfiado, arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona escuras. Essa mistura é saborosa, picante, e faz a gente conhecer mais uma receita da lista de 9 comidas típicas do Peru.
Ceviche já é reconhecido no Brasil
Quem não se importa com pescado cru vai encontrar no ceviche um prato delicioso. Esta talvez tenha sido a receita do Peru que mais ganhou o mundo. Aqui no Brasil é facilmente encontrado, já que temos também todos os ingredientes. O ceviche é feito de peixe cru em cubos, cebola, pimenta, milho roxo, batata doce e alguns outros ingredientes que podem variar em cada região. Mas a base é a mesma e tudo é colocado numa marinada de limão para curtir o peixe, que acaba não ficando 100% cru. Se ainda não experimento este prato que integra a lista das 9 comidas típicas do Peru corra porque vale a pena.
9 comidas típicas do Peru: Pollo a la brasa
Pollo é frango, e é na brasa que esta receita ganha forma. Lembra muito o nosso franguinho do dia a dia, porém, feito no carvão e depois de passar um período mergulhado em temperos peruanos típicos, como as pimentas ají. Elas podem ser frescas ou secas e possuem diferentes graus de ardência. Para este prato ficar completo, batata cozida.
Mais uma receita das 9 comidas típicas do Peru: arroz com mariscos
Banhado pelo Pacífico e com um litoral bem aproveitado pela indústria pesqueira, é comum também a presença de frutos do mar na culinária peruana. O arroz com mariscos é um dos pratos típicos e lembra muito um risoto de frutos do mar (lembra da influência italiana que chegou no século 19???).
O povo local adora e esta é uma das receitas comuns no dia a dia deles. Sempre com muito marisco, camarões e, claro, molho de ají.
Influência asiática criou o lomo saltado
A carne bovina também faz parte dos ingredientes das 9 comidas típicas do Peru. Neste caso, salteada na frigideira com temperos locais e alguma bebida alcoólica para flambar antes de acrescentar legumes como milho, vagens e batatas e finalizar com um molho mais grosso à base de shoyu. Já sentiu até o cheirinho dessa combinação? Vai muito bem com arroz.
Anticuchos é a versão peruana do espetinho brasileiro
A diferença entre os anticuchos e o nosso espetinho está basicamente nos complementos. Nós comemos com farofa e vinagrete, por exemplo. No Peru, eles servem com os molhos de ají (apimentadinho, hein) e batatas (novamente elas, a paixão da culinária peruana). O bacana é que ele é feito em churrasqueiras pequenas nas ruas e vendidas por ambulantes em cada esquina.
Faça passeios guiados no Peru
Você pode aproveitar o melhor do Peru em tours privados ou excursões por diferentes regiões do país. Reservando o pacote da Civitatis, você terá esta experiência única! A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira seus melhores momentos no Peru.
Experimente também pela Civitatis
- Tour de 3 dias pelo Vale dos Vulcões
- Tour por Arequipa e seus mirantes
- Tour pela Rota do Sillar + Cânion de Culebrillas
- Rota de 4 dias a Machu Picchu pela Pedreira Inca
- Trilha pela bacia do rio Derrepente
- Excursão a Chan Chan + Pesca artesanal em Huanchaco
Se você já viajou ao Peru tem a missão agora de compartilhar com o Viajar é Vida o que experimentou por lá! Bora para os comentários!
Comentários