9 comidas típicas do Peru

O tipo de comida costumeiramente consumida no Peru vai do arroz à batata, passando pelos peixes, algumas carnes e os legumes. Nada muito diferente do que vemos no Brasil, embora existam alguns preparos só vistos por lá e que o Viajar é Vida apresenta a vocês: Conheça as 9 comidas típicas do Peru. Na lista há carnes exóticas (para nós pelo menos) como o cuy e a lhama.

De uma maneira geral, vamos falar de pratos, combinações e também de temperos. As receitas peruanas carregam muito da história deixada pelos colonizadores espanhóis e com forte acento africano do período colonial. Ao longo dos séculos, novas interferências trouxeram novas caras às comidas típicas do Peru como a influência dos chefs franceses que saíram da França durante a Revolução Francesa, no século 18, e posteriormente os chineses, japoneses e italianos no século 19. Mescla que sobrevive até hoje e, engraçado, é reconhecida em muitas partes do mundo, porém no Brasil pouco se sabe ou se conhece sobre as comidas típicas do Peru. O ceviche acaba sendo o mais lembrado, mas há várias outras. Confira quais são as 9 comidas típicas do Peru.

Causa rellena de pollo ou atum lembra um escondidinho brasileiro

Esse é um dos meus preferidos. O prato é feito com batata amarela típica dos Andres e conta a história que está uma tradição ancestral. A batata cozida e fria é transformada quase num creme e no meio é colocado ou o frango (pollo) ou o atum. Ah, mas a carne escolhida é temperada com ají e suco de limão. Combina bem com o clima praiano do Verão peruano.

Olluquito con charqui é carne seca de lhama

Como no Brasil, a carne seca ao sol é comum no Peru. Ela é chamada de charqui (quase igual por aqui – charque) e geralmente diz respeito à carne de lhama ou alpaca, animais comuns dos Andes. E é nas alturas dos Andes também que se cultiva o Olluco, um tipo de batata bem resistente ao clima daquela região.

Picante de Cuy para o viajante conhecer os costumes locais

Este prato faz muita gente viajar ao Peru, apenas para comer o picante de cuy. Mas prepare-se: cuy é o nome de um animal que parece uma ratazana, parecida com a preá do Brasil. Obviamente que são animais criados no país para consumo, não são selvagens ou exóticos mais por lá. Nos restaurantes peruanos, o cuy é servido inteiro, depois de assado como os leitões em festas de final de ano por aqui. Ele é servido com batatas, arroz e, claro, um molho de ají bem forte!

Foto: Jose Ayala/Pixabay

Ají de gallina é uma receita fácil para saborear o sabor peruano

A mesma base de molho picante também chamado de ají serve como complemento para o prato feito com frango desfiado, arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona escuras. Essa mistura é saborosa, picante, e faz a gente conhecer mais uma receita da lista de 9 comidas típicas do Peru.

Ceviche já é reconhecido no Brasil

Quem não se importa com pescado cru vai encontrar no ceviche um prato delicioso. Esta talvez tenha sido a receita do Peru que mais ganhou o mundo. Aqui no Brasil é facilmente encontrado, já que temos também todos os ingredientes. O ceviche é feito de peixe cru em cubos, cebola, pimenta, milho roxo, batata doce e alguns outros ingredientes que podem variar em cada região. Mas a base é a mesma e tudo é colocado numa marinada de limão para curtir o peixe, que acaba não ficando 100% cru. Se ainda não experimento este prato que integra a lista das 9 comidas típicas do Peru corra porque vale a pena.

Foto: Aldana Malpartida/Pixabay

9 comidas típicas do Peru: Pollo a la brasa

Pollo é frango, e é na brasa que esta receita ganha forma. Lembra muito o nosso franguinho do dia a dia, porém, feito no carvão e depois de passar um período mergulhado em temperos peruanos típicos, como as pimentas ají. Elas podem ser frescas ou secas e possuem diferentes graus de ardência. Para este prato ficar completo, batata cozida.

Mais uma receita das 9 comidas típicas do Peru: arroz com mariscos

Banhado pelo Pacífico e com um litoral bem aproveitado pela indústria pesqueira, é comum também a presença de frutos do mar na culinária peruana. O arroz com mariscos é um dos pratos típicos e lembra muito um risoto de frutos do mar (lembra da influência italiana que chegou no século 19???).

O povo local adora e esta é uma das receitas comuns no dia a dia deles. Sempre com muito marisco, camarões e, claro, molho de ají.

Foto: Chen Yunyu/Pixabay

Influência asiática criou o lomo saltado

A carne bovina também faz parte dos ingredientes das 9 comidas típicas do Peru. Neste caso, salteada na frigideira com temperos locais e alguma bebida alcoólica para flambar antes de acrescentar legumes como milho, vagens e batatas e finalizar com um molho mais grosso à base de shoyu. Já sentiu até o cheirinho dessa combinação? Vai muito bem com arroz.

Anticuchos é a versão peruana do espetinho brasileiro

A diferença entre os anticuchos e o nosso espetinho está basicamente nos complementos. Nós comemos com farofa e vinagrete, por exemplo. No Peru, eles servem com os molhos de ají (apimentadinho, hein) e batatas (novamente elas, a paixão da culinária peruana). O bacana é que ele é feito em churrasqueiras pequenas nas ruas e vendidas por ambulantes em cada esquina.

Se você já viajou ao Peru tem a missão agora de compartilhar com o Viajar é Vida o que experimentou por lá! Bora para os comentários!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*