De todas as delícias de uma viagem, acordar para tomar café de hotel está entre as mais agradáveis. Mas como é o café da manhã em outros países? O Viajar é Vida mostra agora os costumes locais em diferentes partes do mundo. Importante ressaltar, no entanto, que os hotéis de bandeiras internacionais acabam oferecendo também o que chamam de “café ocidental”, com café, leite, pães e frios. Assim, se você for mais criterioso para experimentar coisas, ao menos não irá passar fome.
Aqui no Brasil já temos uma certa mudança do que é servido se compararmos Sul/Sudeste e Norte/Nordeste, por exemplo. Enquanto no Sul vemos uma grande variedade de cucas e bolos, no Nordeste temos frutas que só existem por lá e tapioca, por exemplo. Mas, de uma maneira geral, há café, leite, frios, queijos, manteiga, pão (principalmente o francês) e geleias de frutas. Preparados para uma viagem pelo café da manhã em outros países?
Revele suas fotos de viagem!
Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos. Partiu revelar!
Leia também
- Os melhores hotéis fazenda do Brasil
- Onde se hospedar numa viagem a Gramado
- Quais os melhores hotéis de SC
- Os 7 melhores resorts do mundo
Índia e Tailândia abrem a lista de como é o café da manhã em outros países
Com hábitos bem voltados aos condimentos, o café da manhã na Índia também traz esta característica. Nas mesas o viajante vai encontrar tofu indiano, lentilhas, salsicha (vegetariana como é o hábito local, afinal, os animais são sagrados por aqui) e torrada com banana e pimenta. Os indianos também curtem muito batatas e os pães locais como o Chapati que lembra muito o pão sírio que comemos no Brasil.
Já na Tailândia, nos restaurantes, bares ou nas ruas, é comum encontrar o prato típico para o desjejum: peixe com molho apimentado de hortelã, acompanhado de carne de porco (doce e apimentada) e arroz.
Alemanha e Egito trazem diferentes receitas entre si
Os alemães gostam de um café da manhã mais salgado. Por isso será comum perceber as tradicionais salsichas, pretzels, ovos cozidos, queijos e outros frios e pães. Na Alemanha eles curtem principalmente o pão preto, acompanhado dos queijos locais ou mesmo dos salsichões. Eventualmente até rola uma geleia de fruta. E tudo acompanhado de café preto.
Imagina poder experimentar o hábito local do café da manhã olhando ao fundo as pirâmides? Pois no Egito o breakfast tem como principal prato o ful medames que é uma mistura de feijões de fava, grão-de-bico, óleo vegetal, cominho e outros temperos incluindo os famosos alho, cebola, cebolinha, limão, azeite e pimenta. O acompanhamento do prato são ovos cozidos, pão árabe e chá.
Como é o café da manhã em outros países: saiba sobre Argentina e Espanha
Nossos vizinhos da Argentina curtem principalmente as medialunas no café da manhã. Elas são uma massa panificada à base de manteiga, farinha, açúcar e levedura. O recheio pode ser tanto doce (como com geleia de frutas e doce de leite) ou salgadas (frango, carne, ovos e frios). As medialunas argentinas são saborosas e combinam bem com um café fresco (com ou sem leite). Ah, na Argentina o café da manhã também pode ter croissants, donuts fritos e churros geralmente mergulhados em pasta de chocolate.
O legítimo café da manhã da Espanha tem fatias de pão fresco que são servidas com um molho grosso de tomates temperados com alho. Cada um opta pela quantidade, mas geralmente todo mundo acrescenta uma boa dose do legítimo azeite de oliva espanhol. Junto tem suco de laranja e café. Nos bares e restaurantes, geralmente o legítimo café da Espanha é apresentado por um preço único (geralmente menos de 4 euros) e servido com duas fatias de pão com o molho, um copo de suco e uma xícara de café.
Austrália, Estados Unidos e Inglaterra possuem alguma semelhança no café da manhã
Do outro lado do mundo, o australiano gosta de iniciar o dia comendo ovos pochê, legumes em conserva e torrada com abacate e vegemite. O vegemite é a marca famosa de uma pasta escura feita do extrato de levedura de cerveja. É amargo e forte, mas combina com o abacate. Na Austrália eles também curtem no café da manhã um pudim de arroz com iogurte, sementes e frutas vermelhas.
No desjejum dos Estados Unidos os nativos adoram panquecas e bacon frito até que fiquem bem crocantes. No caso das panquecas, elas são servidas com manteiga derretida, geleia de frutas, mel ou algum outro xarope que pode ser de frutas. Os mais jovens gostam também dos cereais com leite.
Quem também tem o hábito do salgado são os ingleses que fazem um desjejum com ovos, bacon e tomates chapeados, feijão-vermelho adocicado, linguiça, cogumelos e um embutido que mais parece a morcela brasileira. Na Inglaterra eles tomam suco de laranja ou café para acompanhar.
Jamaica e Islândia são os mais diferentes na lista sobre como é o café da manhã em outros países
Quem diria que o hábito do café da manhã na Jamaica seria tão diferente do nosso? Para eles é normal comer o ackee e peixe salgado. O ackee é um fruto típico do país e talvez a fruta mais exótica do mundo. Além de estar em uma grande variedade de pratos caribenhos, possui propriedades medicinais. Para o café da manhã, é servido com um bacalhau, tomate, alho, pimentões e cebola.
Tão diferente quanto na Jamaica é o café da manhã na Islândia. A iguaria que os islandeses comem principalmente nos meses de janeiro e fevereiro está relacionada ao solstício de inverno. Ao longo destas semanas eles comem carne de tubarão fermentada debaixo da terra por três meses, testículos de carneiro cozidos e curados em ácido lático; uma cabeça de ovelha cozida inteira, também curada em ácido lático e uma salsicha feita com o fígado de carneiro. Claro que esta é uma refeição festiva, mas geralmente o café da manhã deles mantém pão, carne defumada ou curada no ácido lático.
Japão e China fazem café da manhã com cara de almoço
O japonês mantém a dieta salgada também quando acorda. O café da manhã no Japão tem salmão ou outro peixe como a cavala, sopa de missô, legumes em conserva e arroz. Outra sugestão comum é a tamagoyaki, omelete feita de finas camadas de ovo em uma panela retangular.
Na China o café da manhã tem cara do nosso almoço. Logo cedo os chineses apreciam um prato feito com macarrão, carnes e molhos, parecendo um yakissoba. A receita de macarrão frito traz também a versão vegetariana, com muitos legumes e verduras. Outra iguaria que os chineses curtem como desjejum é arroz e frango. Ou seja, totalmente diferente do hábito brasileiro.
Leia também
- 10 pratos da culinária catarinense
- Quais as comidas típicas da República Dominicana
- Os 10 pratos da culinária da Índia
- Como comer comida de rua em qualquer lugar do mundo sem passar mal
Portugal, Itália, Turquia e Israel encerram a lista de como é o café da manhã em outros países
De maneira mais parecida com a nossa (até pela colonização), os portugueses gostam de apreciar um copo de café com leite acompanhado de torradas, pasteis de nata ou tortas como os quiches. Para os italianos, nada como servir na primeira refeição um café expresso ou mesmo um cappuccino. E a versão para a comida tem que ser doce, como um cone de massa recheado com creme de padeiro ou mesmo creme de avelã.
País de dois continentes, a Turquia tem como hábito do café da manhã servir pães como o simit, azeitonas, queijo feta e mel. Ovos cozidos também podem ser servidos com fatias fritas de sucuk, uma salsicha de carne seca temperada com alho, pimenta vermelha e cominho.
Já no Marrocos, os nativos gostam de fazer o desjejum com diferentes tipos de pães e o Baghir, uma panqueca de semolina, acompanhada de chutney, geleia, queijo ou manteiga. As bebidas mais comuns são o café e um suco de laranja fresco.
O café da manhã em Israel é bem saudável e praticamente um almoço para nós, brasileiros. Eles apreciam queijo feta, queijo coalhado com leite de ovelha ou de cabra e muitos produtos frescos como ovos, iogurte, pães, saladas, vegetais como pimentões e tomates, peixes, suco e café.
Você imaginava como é o café da manhã em outros países? Viajar é também conhecer e aprender sobre novas culturas, novos hábitos. E até entender porque este ou aquele país prefere aquele tipo de alimento por alguma questão geográfica ou até religiosa. Se você souber de mais alguma diferença em outro país, compartilhe nos comentários para os leitores do Viajar é Vida.
Comentários