A culinária sempre marca uma viagem e algumas comidas de diferentes regiões do mundo são amplamente divulgadas e até produzidas pertinho da gente. No Brasil é muito comum vermos comida japonesa, chinesa, mexicana… mais quais os principais pratos da culinária árabe? O Viajar é Vida vai contar alguns dos pratos principais e deixar você com água na boca para querer viajar e experimentar de perto essas delícias em seus países de origem.
Primeiro é importante deixar claro que culinária árabe é aquela produzida do Iraque ao Marrocos passando pelo Egito, Israel, entre outros locais. E ao longo dos anos, ela também sofreu influência das culinárias vizinhas, como da Turquia, Paquistão, Irã e Índia, além dos hábitos alimentares dos berberes e de outros povos e culturas que habitavam estas regiões antes do processo da expansão islâmica. Bora carimbar esse passaporte para conhecer de perto os principais pratos da culinária árabe?
Leia também
- O que fazer em Dubai
- 7 melhores atrações do Egito
- 10 melhores lugares para conhecer na Turquia
- O que fazer ao viajar para Tel Aviv
- Arábia Saudita emite visto para estrangeiros
Quais os principais pratos da culinária árabe? Vamos aos ingredientes tradicionais
Diz a história que originalmente, os árabes da península Arábica baseavam sua alimentação numa dieta de tâmaras, trigo, cevada, arroz e carne, com pouca variedade e uma ênfase em produtos similares ao iogurte, como o labneh. À medida que os povos semitas indígenas da península se expandiram pelo Oriente Médio e pelas regiões vizinhas, seus gostos e ingredientes também se alteraram, além de perceberem outra variedade de alimentos e ingredientes disponíveis.
Hoje, itens como carne de carneiro e de frango fazem muito parte da gastronomia árabe. Também são consumidor outros tipos de aves, além de gado, cabrito e camelo. Nas faixas litorâneas, também é vista a presença de pescado. A carne suína nunca é comida, porque é um tabu religioso, cultural e proibido pela lei islâmica.
Os laticínios também são fazem parte da dieta árabe, principalmente iogurte e queijos brancos. Entre as ervas e especiarias, menta e tomilho são as mais frequentes, usadas na maioria dos pratos. Também é comum o consumo de gergelim, açafrão, açafrão-da-índia, alho, cominho, canela e o sumagre.
No que diz respeito aos grãos, os árabes comem o arroz como alimento base, utilizado na maioria dos pratos. O trigo, o bulgur e a semolina vêm logo depois no cardápio. Já entre os legumes a lentilha é a queridinha, junto com as favas e o grão-de-bico. Entre os outros vegetais, os mais usados são o pepino, a berinjela, a abobrinha, o quiabo, a cebola além de frutas, especialmente as cítricas.
Os molhos estão na lista de quais os principais pratos da culinária árabe
Os molhos são grandes atrativos da gastronomia árabe. E integram a lista de quais os principais pratos da culinária árabe? Por isso, pastas como a de grão-de-bico, também chamada de homus, lideram a preferência e fazem parte do dia a dia dos árabes. Feito com o grão, mais azeite de oliva, água, alho e tahine (que é a pasta do gergelim) ele está em todas as mesas. E outros dois companheiros fieis são a coalhada seca feita com a ricota do leite e iogurte natural temperado; e o babaganouche que é um patê feito com a polpa da berinjela assada e temperada.
Tabule e fatouche já são famosos no Brasil
Com suporta origem na Líbia, o tabule é uma salada feita com alfaces e tomates picados, aromatizados com temperos e ervas, com o acréscimo de trigo demolhado. Saboroso, ganhou o mundo. É bastante popular principalmente no Brasil e na República Dominicana (onde é conhecido como tipili, devido à presença de imigrantes do Mediterrâneo).
Também de origem libanesa, o fatouche é outro tipo de salada muito consumida não apenas na Líbia, mas também na Síria. É produzida com diferentes verduras e legumes, como tomate e rabanete, servidos junto com pão libanês torrado, cortado em cubos ou tiras. A diferença em relação ao tabule é que os ingredientes são cortados em pedaços maiores e o tempero é feito basicamente com sumagre que traz um sabor ácido e suco de limão.
Leia também
- Israel tem turismo à beira-mar
- Banho no Mar Morto em Israel
- Como é viajar para Israel um dos mais antigos países do mundo
Falafel e esfirra também integram a lista de quais os principais pratos da culinária árabe?
Saindo do gênero “salada”, chegamos ao falafel que é um salgado frito originário do Oriente Médio. É elaborado com grão-de-bico ou fava moídos e misturados com condimentos e especiarias, incluindo alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. Muitas vezes, são consumidos em pão pita, com homus, tahine e salada. De tão saboroso, ganhou o mundo e é consumidor em praticamente todos os continentes. O falafel tornou-se popular entre os vegetarianos e veganos como uma alternativa à carne. Embora tradicionalmente considerado como “hambúrguer vegetariano”, o seu uso tem-se expandido à medida que mais e mais pessoas têm adotado uma dieta rica em proteína.
Ela está tão no nosso dia a dia que a gente pouco lembra da origem, mas a esfirra é sim um prato árabe surgido na Síria e difundido a partir do Líbano. A chegada no Brasil foi nos séculos 19 e 20, trazida pelos imigrantes árabes. A massa originalmente era feita com os mesmos ingredientes do pão, mas com a chegada em outros países, passou por alguma adaptações. O que se mantém desde o surgimento é o fato de poder ser feita aberta ou fechada e com recheios típicos como carne ou de carneiro, queijo, coalhada ou verduras temperadas. Depois de recheada, é assada no forno.
Pratos com carne são comuns, principalmente feitos com carne de carneiro
Já que estamos falando de carne, vale destacar a Kafta que seria para os árabes o que é a almondega para os italianos. A diferença está no formato, feito com carne moída compactada e prensada em um palito. É feita basicamente de carne de carneiro ou boi, embora em países como a Grécia tenham ganhado a versão com carne suína. Junto à carne vão temperos como cebola picada, salsa ou hortelã, cominho e canela moídos, pimenta-da-jamaica, sal e pimenta.
Elas podem ser grelhadas, fritas, assadas no forno e até como parte de um cozido. E depois servidas acompanhadas tzatziki (molho de iogurte com pepino cortado bem fininho e temperos).
Também com a carne como estrela, o quibe cru tem sua origem no Iraque e depois se difundiu para outros países de origem árabe como Líbano, Síria, Israel, Egito e Jordânia. É feito com carne e trigo fino e a palavra “kibbeh” significa bola, o que indica que, no início, era preparado em forma de bolinhos.
No Brasil, a versão é feita também em tabuleiro, podendo ser crua, assada ou frita. A dica dos chefs é manter a carne em baixa temperatura durante toda a elaboração do prato, mantendo o ingrediente com pedras de gelo antes de misturar ao trigo. A carne mais indicada é o patinho bovino, totalmente livre das gordurinhas da carne.
Cereais e grãos são ingredientes comuns em parte dos pratos árabes
Na parte dos cereais, a Mjadra é um dos pratos mais conhecidos. Feito com em lentilhas, arroz e decorado com fatias fritas de cebola e carne, dependendo de qual região árabe era feito. O consumo da carne era por povos mais ricos, sendo que a versão do mais pobres utilizava apenas ou outros ingredientes.
O arroz sírio é outro prato típico e muito popular ainda na Síria. É feito com arroz (claro!), macarrão aletria (aquele cabelinho de anjo) e temperos mais especiarias. O macarrão é quebrado com a mão, dourado na panela com azeite, alho e cebolas. Depois do macarrão bem frito, acrescenta-se o arroz, água quente e sal e espera secar.
Quais os principais pratos da culinária árabe? Conheça 3 sobremesas
No quesito sobremesas, os árabes também têm muito bom gosto. A exemplo da bureka que é uma rosquinha de origem turca feita com massa folhada assada e pode ter diversos recheios. O consumo também é comum pelos judeus e em algumas regiões da Europa.
Também tem o Irmik Tatlisi que é simples de ser preparado. Feito à base de semolina, ele também leva açúcar, manteiga e água. Você pode servir com nozes ou amendoins. Já o baklava é basicamente uma massa folhada recheada com mix delicioso de castanha de caju, nozes, amendoim e pistache. Serve-se com uma calda de açúcar.
Ficou com água da boca com todas estas delícias? Curtiu esta lista de quais os principais pratos da culinária árabe? Deixe nos comentários do Viajar é Vida se tiver alguma sugestão.
Comentários