Quais os feriados para viajar em 2021?

A lista não será tão grande como a prevista inicialmente para 2020, o ano que nos pregou uma peça! Ainda assim, como boa parte da folga será em terças ou quintas-feiras, é provável que muitas empresas acabem emendando. O Viajar é Vida faz uma lista de quais os feriados para viajar em 2021 e você já pode começar a se programar.

A tabela nacional oficial de feriados para viajar em 2021 é esta:

  • Ano Novo: 1° de janeiro (sexta-feira)
  • Carnaval: 16 de fevereiro (segunda-feira)
  • Paixão de Cristo: 2 de abril (sexta-feira)
  • Tiradentes: 21 de abril (terça-feira)
  • Dia do Trabalho: 1º de maio (sábado)
  • Corpus Christi: 3 de junho (quinta-feira)
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (terça-feira)
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (terça-feira)
  • Finados: 2 de novembro (terça-feira)
  • Proclamação da República: 15 de novembro (segunda-feira)
  • Natal: 25 de dezembro (sábado)
Quais os feriados para viajar em 2021? O Viajar é Vida responde
Foto: Edel Travel

Oficialmente Carnaval e Corpus Christi não são feriados oficiais, mas o país para. E ainda há o fantasma da pandemia que deverá segurar as aglomerações de carnaval. Inclusive São Paulo e Salvador já anunciaram para o período de julho algo que seria para celebrar a festa. O adiamento seria mais com base no andamento dos estudos da vacina contra o coronavírus e a possibilidade de, até lá, ela já está sendo aplicada em massa.

Quais os feriados para viajar em 2021? Veja as dicas para janeiro e fevereiro

Janeiro combina com praia, calor, sol… mas também é o período de alta temporada. Se você optar por buscar locais mais movimentados e respeitar o uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool, poderá escolher lugares como as praias de Santa Catarina. Na região de Balneário Camboriú tem atrações no mar que inclui as cidades vizinhas como Itajaí, Porto Belo, Bombinhas e Penha e também todo o apelo turístico que elas carregam. De Parque Unipraias a Fun Museu, passando pela novíssima roda gigante, Beto Carrero World e as construções históricas dos municípios que integram a chamada Costa Verde & Mar.

Logo depois, em fevereiro, o clima não será de carnaval como nos outros anos, embora quem ame a data e o mês acabe buscando algo para satisfazer o desejo de viajar. A dica é ir atrás de locais mais próximos da natureza para contemplar e recarregar as energias. Um dos roteiros ideais é o Jalapão e toda sua beleza natural. Cachoeiras, dunas, fervedouros e um dos mais incríveis pores-do-sol do mundo. O Jalapão é uma ótima pedida para curtir o feriado de fevereiro.

Se tiver a chance, aproveite uma das folgas da lista de quais os feriados para viajar em 2021 para conhecer Balneário Camboriú e região
Foto: Gaspar Rocha

No outono há roteiros que podem ser bem aproveitados

Na lista de quais os feriados para viajar em 2021 está a Paixão de Cristo, ou Sexta-Feira Santa. O feriado que antecede a Páscoa é bacana para quem quer viajar. Se o desejo for de aproveitar o clima religioso, há procissões e eventos em cidades que são polos religiosos como Aparecida, no interior de São Paulo, e Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina em Santa Catarina.

Se for viajar com crianças, vá conhecer a Páscoa de Pomerode. A programação se estende por todos os finais de semana a partir do Carnaval. Tem tradição, arte, coelhinhos, a maior árvore de Páscoa do mundo (chamada de Osterbaun) e este ano teve o maior ovo de Páscoa do planeta. Em 2020, apesar de a programação ter sido cancelada por causa da pandemia, há uma expectativa para 2021. O clima pascal é incrível e a cidade uma graça.

Também em abril, porém no dia 21, tem o Feriado de Tiradentes que entra para a nossa lista de quais os feriados para viajar em 2021. Ele será numa terça-feira a possibilidade de ser prolongado com a segunda-feira é grande. Com isso, ganha-se um dia a mais para aproveitar. Abril é um mês bem gostoso para viajar porque as temperaturas estão mais amenas. Período ideal para visitar as cidades históricas de Minas Gerais, inclusive a que dá o nome ao feriado. Se programe para conhecer Ouro Preto, Diamantina ou Tiradentes. Com um patrimônio histórico riquíssimo, mas também muita atividade de ecoturismo e turismo de aventura, o território mineiro combina bem com esse feriado de abril.

Ouro Preto combina bem com os feriados de abril de 2021
Foto: Ronaldo Krieger

Quais os feriados em 2021? Se programe para as folgas do meio do ano

Em 2021 o Dia do Trabalho que é em 1º de maio será num sábado, mas em seguida, no dia 3 de junho, tem Corpus Christi que cai numa quinta-feira. Com isso será possível emendar e aproveitar 4 dias em lugares como o Capitólio, em Minas Gerais. O clima ajuda a conhecer de perto essa atração considerada como o mar mineiro. A relação deste estado com a natureza é grande e quem curte estar perto do verde das matas e conhecer cachoeiras, trilhas, fazer passeios de barco encontra no Capitólio uma boa alternativa. Toda a região está bem abastecida de atrativos turísticos, boa infraestrutura de hospedagem e muita possibilidade gastronômica.

Se optar por algo mais ao Centro-Oeste do Brasil, a dica é visitar Pirenópolis e Caldas Novas em Goiás. Junto com Rio Quente, Caldas Novas é possui uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo. Por isso, curta as fontes de águas quentes naturais e com propriedades terapêuticas que fizeram o turismo local ganhar destaque mundial. Pirenópolis é uma cidade bem de interior, com jeitinho de cidade interiorana e muita atividade histórica, de lazer junto à natureza e até noites mais animadas.

Entre as dicas para aproveitar nas viagens programadas para os feriados de 2021 está Caldas Novas
Foto: Buenas Dicas

Setembro e outubro também têm folga! Veja quais os feriados para viajar em 2021

Em setembro é o próximo feriado e a Independência do Brasil será celebrada numa terça-feira. Se conseguir se programar, serão pelo menos 4 dias para poder esticar seu passeio. Depois um inverno gelado, setembro já começa a ter temperaturas mais amenas, pelo menos durante o dia. Com este clima, vale viajar para Curitiba. A capital paranaense é uma das mais frias do Brasil e fazer este passeio neste mês é uma forma ver a cidade num período de transição, com flores já surgindo nos parques e canteiros. É também a oportunidade de ver uma luz do dia mais diferente, mais aberta, ótima para fazer fotos em atrativos como a Ópera de Arame, o Parque Barigüi ou a Praça Japão.

O feriado seguinte é o de 12 de outubro, que também cairá numa terça-feira. Dependendo de onde é a sua base, poderá curtir 4 dias conhecendo lugares como Lençóis, na Bahia. Ela é o ponto de partida para quem quer visitar a Chapada Diamantina. Outra dica, daí mais no Sudeste, é viajar para Ilha Grande e Paraty, locais de praias lindas e clima adorável.

Curitiba é uma boa dica para conhecer no feriado de setembro
Foto: Walber Gerson

No final do ano, mais possibilidades

Para novembro, a dica de quais feriados para viajar em 2021 está para o dia 2 que é uma terça-feira e o dia 15, numa segunda. Se conseguir emendar alguma possível folga com os feriados de novembro, poderá conhecer Alter do Chão e Belém, no Pará. Na outra ponta, no Sul do Brasil, Gramado é uma boa opção porque já estará realizando a programação do Natal Luz. Mesmo sendo novembro, como a cidade fica na serra, há um clima mais ameno e temperaturas bem gostosas principalmente à noite.

Por fim, em dezembro temos o Natal, que em 2021 cai num sábado. Mas, como é o período de férias da maioria das pessoas, vale se programar para uma viagem mais longa, com a família ou amigos. Curtiu esse conteúdo sobre quais os feriados para viajar em 2021?  Você já está se organizando para o próximo ano ou ainda com receio?  Conte para o Viajar a Vida sobre seus planos. Deixe nos comentários.

Na lista de quais os feriados para viajar em 2021 estão os de novembro, ideais para conhecer Gramado.
Foto: Buenas Dicas

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*