Segurança, liberdade, diversão sem riscos. Os destinos mais LGBTQ Friendly em 2021 são cidades que respeitam a diversidade e atuam em favor da igualdade entre gêneros, orientação sexual, cor, raça ou credo. São locais que entendem que o mundo é diverso e que apoiar a diversidade é um caminho saudável e mais humano.
As cidades foram citadas pelo blog Viagens Cinematográficas baseadas em eventos em que o casal viajante participou, como o Fórum de Turismo LGBT do Brasil e a Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT. E o Viajar é Vida reproduz a lista, trazendo informações também das nossas viagens para estes destinos.
Entre os critérios que pontuam estão direitos civis (que inclui casamento, adoção de filhos e existência de leis anti discriminação para casais do mesmo sexo no país), risco de discriminação (como restringir a entrada de pessoas com HIV ou se as paradas LGBTs são proibidas) e se o país trata a homossexualidade como crime. Passadas estas informações, hora de conhecer os destinos mais LGBTQ Friendly em 2021.
Espanha no topo da lista dos destinos mais LGBTQ Friendly em 2021
Barcelona, Madri e até as ilhas baleares como Ibiza. A Espanha é um país aberto, realiza festivais e paradas LGBTQs e desde 2005 aprova o casamento de pessoas do mesmo sexo. Foi o terceiro país do planeta a autorizar, atrás apenas de Holanda e Bélgica.
Vários locais concentram a comunidade. Bares, restaurantes, saunas, atrativos turísticos…. todo mundo está preparado para receber este público sem qualquer objeção. Ao contrário, com respeito e dedicação merecidos.
Canadá também é um ótimo representante
O exemplo no Canadá vem de cima. O primeiro-ministro Justin Trudeau participa ativamente das Paradas de Orgulho LGBTQ de lá. Porque a equidade de direitos é premissa do país e por isso o Canadá sempre está à frente nas listas de melhores países do mundo.
A diversidade é algo forte em território canadense, seja em qual área. No quesito orientação sexual, o próprio site do governo que apresenta o turismo aponta as alternativas para o público LGBTQ.
Toronto e Montreal realizam paradas famosas, que movimentam as duas cidades. A primeira geralmente é realizada em junho. E a outra em agosto. Logo depois da Espanha, o Canadá legalizou o casamento de pessoas do mesmo sexo em 2005, tornando-se o quarto país do mundo a realizar a façanha.
Portugal se posiciona entre os destinos mais LGBTQ Friendly em 2021
Portugal é um país simpático e também aberto à diversidade. O governo e a cultura local aceitam com tranquilidade e existem inclusive campanhas publicitárias que incluem a realidade de casais homoafetivos sem estigmatizar a imagem apenas de homens sarados, como esta fosse a única realidade no meio.
Em vez de uma parada, existe a Arraial Lisboa Pride que é um grande evento do gênero realizado na capital geralmente em junho. Lisboa é também a cidade mais LGBTQ Friendly de lá. O país legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2010. Foi o oitavo do mundo.
México tem sol, calor e lugares especiais para este tipo de viajantes
Cancun, Guadalajara, Puerto Vallarta. O clima caribenho e a proximidade com os Estados Unidos fazem do México um destino ideal para o público LGBTQ. Anualmente 35 milhões de turistas desembarcam no país, sendo cerca de 6 milhões da comunidade. Para atender a demanda de público o governo investe e incentiva treinamentos para garantir um atendimento dedicado, sem preconceitos.
No México a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexto ocorreu por partes em alguns locais. Desde 2011 em Cancun, desde 2015 em Nayarit e desde 2016 em Puerto Vallarta.
San Francisco e Las Vegas são ótimos destinos nos EUA
Foi em San Francisco que o conceito Gay Power ganhou força, no bairro de Castro, nos anos 1970. É aqui neste bairro que se mantém forte o orgulho LGBTQ. A manifestação pública há cerca de 50 anos sobre igualdade e liberdade fez com que durante todas estas décadas San Francisco atraísse muitos visitantes.
A parada da diversidade ocorre geralmente em junho, mas há eventos durante outros meses também. Na Califórnia o casamento homoafetivo é legalizado desde 2008.
Em Vegas há uma série de atrativos para este público, que desde 2014 tem permissão para casar. A cidade fica no estado de Nevada. Entre as atrações, sempre há um grande show de artistas que representam ou lutam pela causa.
Os destinos mais LGBTQ Friendly em 2021: Israel está na lista há alguns anos
Apesar de possuir uma imagem muito mais atrelada à religiosidade, Israel é um forte destino ao público LGBTQ. Elementos como as semelhanças culturais, praia e até o câmbio favorável são importantes para convencer para uma viagem até o Oriente Médio. Em 2017, por exemplo, o crescimento no número de visitantes brasileiros em Israel de 60% em relação ao ano anterior. TelAviv é uma das cidades principais para o público. E é lá que se realiza uma das maiores paradas da diversidade do mundo, na beira da praia. Apesar de não ser permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o país reconhece o casamento de estrangeiros.
O que achou desta lista de os destinos mais LGBTQ Friendly em 2021 e que promete ser tendência? Muitos dos destinos vêm construindo essa imagem e recebendo apoio governamental e da iniciativa privada que entende que este é um público que consome, gasta mais do que a média tradicional, e está disposta a retornar. Qual destes locais você indicaria ou adoraria conhecer? Deixe nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários