Se você quer aprender como se candidatar a vagas de emprego em Portugal, este texto traz muitas dicas MARA numa COLLAB com o blog Maracujá Roxo.
Cansou? Quer mudar de ares? De país? Não temos a fórmula mágica, mas podemos ajudar quando o assunto é como se candidatar a vagas de emprego em Portugal. Sabe aquela máxima de que o universo flui? Pois bem, nosso Viajar é Vida está nessa vibe de plantar boas energias para colher o que tem de melhor. Da nossa colheita saiu o blog Maracujá Roxo, da Camila Aldrighi, brasileira que há quatro anos está sediada no Porto, cidade super visitada no Norte de Portugal.
Camila é daquelas pessoas generosas, gosta se dividir o que sabe (sempre acha que sabe pouco, pode?) e compartilha sem medo de ser feliz. Tanto que o Blog Maracujá Roxo é queridinho de turistas e imigrantes em busca de muita informação sobre Portugal.
Por lá, ela dá um show de informações sobre a vida no país europeu e entre as perguntas mais frequentes estão: como tirar o visto para visitar Portugal, melhor época do ano para visitar Portugal, como escolher a cidade para visitar Portugal. Enfim, são muitos comos e muitas, mas muitas explicações. Nesse post vamos falar sobre Como se candidatar a vagas de emprego em Portugal.
Como se candidatar a vagas de emprego em Portugal: atenção ao idioma
Mas Português não é Português? Definitivamente não é a mesma coisa o Português do Brasil (em Portugal chamam de brasileiro) para o Português de Portugal. Ainda mais quando estamos falando em redigir um e-mail/texto de candidatura a um emprego. Então, Maracujá Roxo, o que devemos cuidar na hora de escrever um e mail para aquele emprego que estamos de olho em Portugal?
Em Portugal, a maneira de se expressar é mais formal, ou seja, nada de começar o e-mail com “Olá fulano, bom dia”. Essa expressão até é utilizada, mas pouco empregada. Prefira começar seu e mail com:
- “Bom dia/tarde/noite” ou “Prezados.” – caso você não saiba o nome do responsável pelo e-mail;
- “Bom dia Caro Fulano” – caso você saiba quem é o responsável pelo e-mail e sabe que a pessoa não é muito formal;
- “Bom dia Dr. Fulano” – é o exemplo mais seguro! Já vou falar a seguir sobre o significado do “Dr.”. Caso seja alguém com um grande cargo, como Gerente ou Diretor, usar o Dr. é sempre mais indicado.
Doutores, atenção!!!! Culturalmente em Portugal todos que concluíram a universidade são chamados de doutores. A verdade é que alguns gestores preferem ser tratados por Doutor (a) e podem não deixar tão claro no primeiro contato. Se achar prudente, pergunte logo ao início: “O sr. prefere que eu o trate por Dr., ou por você?”.
Você ou tu? Você é mais formal, ou sejam numa ocasião de entrevista de emprego evite usar o tu já que a relação profissional exige postura mais séria. Ao menos que o recrutador indique que prefira ser tratado por tu.
A estrutura do texto também é importante entre as dicas sobre como se candidatar a vagas de emprego em Portugal
Seja breve, direto. Escreva de maneira sucinta o que te levou a se candidatar a tal vaga de emprego em Portugal. Logo no primeiro parágrafo deixe claro o que te levou à candidatura da vaga em questão. No segundo parágrafo, indique a escolaridade/área de formação, anos de experiência (caso seja necessário para a oferta) e outra informação que seja relevante (por exemplo, nível de idiomas, alguma ferramenta informática e/ou viatura própria para se deslocar).
No terceiro parágrafo, inclua a sua situação em Portugal: possui Autorização de Residência? Dupla Cidadania? Está em processo de Manifestação? No quarto e último parágrafo, o Maracujá Roxo sugere que indique a disponibilidade para iniciar funções, se é total e imediata ou a partir de um período específico. Finalize agradecendo pela oportunidade. E não esqueça o anexo, né?!
A vaga versus a candidatura
Vamos à vaga. Primeiro, como está o currículo? Está atualizado? Depois, como se candidatar de fato? Geralmente, quando uma vaga é anunciada ela possuiu uma referência, letras ou números, que deve ser indicada no assunto do e-mail. Se não houver uma, coloque o título da vaga e local. Isso ajuda bastante o recrutador a direcionar o seu currículo para a oferta correta, evitando assim erros durante a triagem. E, se a sua candidatura for espontânea, indique isso também no título.
Seguem três exemplos:
- “CV para a Refª log_maia”
- “CV para Op. Logística/Maia”
- “Candidatura espontânea para a área da Logística”
No mais, olhos abertos a anúncios em sites, Linkedin e Agências de Emprego em Portugal. Quem procura, uma hora acha aquela oportunidade que pode virar um belo upgrade profissional e pessoal.
O que achou deste conteúdo colaborativo entre o Viajar é Vida e o Maracujá Roxo? Gostou das dicas sobre como se candidatar a vagas de emprego em Portugal? Se tiver alguma outra ou mesmo uma dúvida para que possamos esclarecer, basta deixar nos comentários.
Comentários