7 melhores atrativos de viagem de Alagoas

O estado nordestino, cuja capital é Maceió, tem ricos lugares para quem ama o calor e o contato com a natureza. Por isso, o Viajar é Vida traz este post com os 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas. Algumas paisagens são cinematográficas e funcionam como combustível perfeito para viagens em casal, com amigos ou mesmo sozinho. O negócio é fazer a mala e se preparar para dias de sol e calor neste trecho do Nordeste brasileiro. 

Região de Pratagi entre os 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas

Quando a maré baixa, as piscinas naturais se formam e enchem de orgulho os alagoanos e de encantamento os viajantes.  A região do Pratagy Resort (acomodações perfeitas no sistema all incluse onde mar e rio se encontram) é impressionante. O meio de hospedagem fica em uma área de proteção ambiental e bem em frente a uma das praias mais bonitas do litoral de Alagoas, a Praia de Sereia de Pratagi, onde desemboca o Rio Pratagi. Nesta região os arrecifes formam piscinas naturais que envolvem todo o complexo. Nos horários de maré baixa, os locais viram point dos visitantes.

Foto: Wikipedia

São Miguel dos Milagres é vila de pescadores com cenários de paraíso

Com pouco mais de 6 mil habitantes, a vila de pescadores de São Miguel dos Milagres é também um destino turístico muito procurado em Alagoas. Por isso, está na nossa lista dos 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas. Historicamente, o vilarejo ganhou este nome porque um pescador teria encontrado encontrou na praia uma peça de madeira coberta de musgos e algas marinhas. Ao limpar, percebeu ser a imagem de São Miguel Arcanjo, provavelmente caída de alguma embarcação. Como ele próprio tinha uma ferida que dificilmente cicatrizava, mas acabou sarando logo após resgatar a imagem do santo, esse possível milagre ganhou as ruas e o povo então desejou homenagear aquele que virou um padroeiro.

A Norte de Alagoas, tem águas azuis turquesa, areias brancas e coqueiros que o remetem ao visual de paraíso. A região fica cerca de 100 km de distância de Maceió e o percurso geralmente é feito de carro por cerca de 1h e meia. Por aqui, o contato com a natureza e o “ficar sem fazer nada” é o que manda!  Sugestões de passeios são a caminhada até a Praia do Riacho e Praia do Marceneiro e as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres.

Foto: Rodrigo Soldon/Flickr

Sol, lazer ou descanso em Paripueira, pertinho de Maceió

Mais próximo da capital Maceió, Paripueira fica na região metropolitana e tem cerca de 12 mil habitantes. A sua veia turística é muito forte e entre as atrações estão as piscinas naturais (por aqui você já sabe, a maré baixa e logo vemos as piscinas) e também a Praia de Sonho Verde, que se destaca por sua beleza e por sua infraestrutura. São cerca de 30km de distância da capital e figura entre os 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas.

Gostoso em Paripueira é fazer um passeio de barco que levam até as piscinas naturais que se formam nos arrecifes. Aproveitar o sol do Nordeste do Brasil é outro fator para quem gosta de contato com as praias e a natureza. Dá para praticar esportes ao ar livre, brincar com as crianças e relaxar nas águas tranquilas da praia de Paripueira.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Maragogi não poderia faltar na lista dos 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas

Outro destaque do litoral alagoano é Maragogi, cidade turística conhecida pelas belezas naturais de suas praias como Burgalhau e Rio dos Paus. Os recifes de coral ao longo da costa e os bancos de areia criaram uma lagoa pouco profunda, que serve de piscina natural. Por perto está também a aldeia de São Bento, onde pescadores locais sobrevivem do mar. A região é ótima para passeios de buggy. E bem perto dali está a Praia de Japaratinga. Fica no coração da Costa dos Corais, bem do ladinho de Maragogi. É um paraíso natural quase inexplorado entre Recife e Maceió.

Foto: Kadu Fernandiz/Pixabay

Praia do Francês chama a atenção em meio à tanta beleza alagoana

A cidade é Marechal de Deodoro, que fica distante 33 km de Maceió. É ali que está a Praia do Francês cujas ruas estreitas e o bairro rústico recebe milhares de viajantes. Tem lojas de souvenires, restaurantes, gastronomia típica a base de frutos do mar (e com lagosta!) e águas tranquilas. Tudo porque a barreira de corais impede o movimento das ondas e garante piscinas naturais que encantam os viajantes. Fora da parte protegida, a Praia do Francês também recebe muitos surfistas, já que o lugar oferece ondas grandes e tubulares em seus melhores dias.

Vale destacar a variedade de hospedagens, com pousadas confortáveis (algumas até de frente para o mar). Aproveite seus dias indo de barco ou a pé nas piscinas naturais, caminhe pela orla, faça esportes como corrida e frescobol, ou sente à sombra de um coqueiro e desfrute de muita água de coco.

Foto: Renato Serra/Pixabay

Praia do Gunga entre as preferidas dos gringos

Queridinha dos estrangeiros, a Praia do Gunga em Alagoas é considerada uma das mais belas praias de todo o mundo. Está localizada cerca de 30km ao Sul de Maceió. A posição com a Lagoa do Roteiro por perto, deixa a Praia do Gunga com uma cor única. Entre as atividades, confira o visual do alto, no Mirante da Praia do Gunga. Você verá de um outro ângulo uma vista panorâmica, com mar esverdeado e muitos coqueirais. A entrada no mirante custa R$ 3. Você pode chegar aqui de lancha, nos passeios desenvolvidos por empresas especializadas, ou ainda de carro, partindo de Maceió. Se tiver a oportunidade, faça um passeio de buggy pelas falésias.

Foto: Wikipedia

Dunas de Marapé comprovam diversidade geográfica de Alagoas

Jequiá da Praia é o nome da cidade onde ficam as Dunas de Marapé, distante cerca de 60km de Maceió. A imprensa costuma listar esta região entre as 10 mais lindas do Brasil. O acesso é através de travessia de barco e o local reúne um centro de lazer com estrutura de praia e restaurante, bastante movimentados.

A partir do bairro de Duas Barras (que é povoado nativo bem simpático), é possível fazer várias atividades como passear de barco pelo manguezal, tomar banho de argila, fazer o circuito pelas falésias e aproveitar as trilhas dos Caetés. As Dunas de Marapé comprovam a diversidade turística de Alagoas. O estado tem um litoral de belas praias, cânions no sertão, lagoas e até este complexo de dunas.

Foto: Marco Ankosqui/Flickr

Com tudo isso, fica fácil entender os motivos que levam aos 7 melhores atrativos de viagem de Alagoas. O estado é poderoso quando o assunto é turismo e bem-estar e você está mais do que convidado a conhecer. Se já visitou, conte para o Viajar é Vida qual é sua memória afetiva inesquecível de lá!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*