Com seus 13 mil habitantes, o charme de cidade do interior, e a curiosidade da população de todo o Brasil depois da história de uma rifa com porco, galinha e pato como premiação, chegou a hora de você saber o que fazer em Nova Veneza SC. O Viajar é Vida traz as informações sobre essa cidade que começou a ser colonizada em 1891, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região Sul de Santa Catarina. Eles vieram de Vêneto, norte da Itália, fundaram a pequena vila no Brasil e a batizaram de Nuova Venezia.
Mesmo com o passar dos anos, os cerca de 95% dos habitantes de origem italiana mantiveram os hábitos e costumes e, por isso, estar em Nova Veneza é como uma ida ao país europeu. É de se esperar que a arquitetura também siga estes padrões. Todo o território de Nova Veneza é rico em construções históricas, muitas delas datadas do início da colonização. Construções feitas em madeira, pedra e tijolos, de arquitetura colonial fundem-se às belezas naturais da região. A cidadezinha fica distante cerca de 20 quilômetros de Criciúma, a maior cidade da região, e cerca de 225 quilômetros de Florianópolis.
O que fazer em Nova Veneza SC: conhecer o Aguaí Santuário Ecológico
Entre os atrativos relacionados ao que fazer em Nova Veneza SC, está o Aguaí Santuário Ecológico que fica próximo à Barragem do Rio São Bento e a cerca de 4 quilômetros de distância da Reserva Biológica Estadual do Aguaí. O parque está inserido numa área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados. O local oferece mais de 2 quilômetros e meio de trilhas ecológicas, tirolesa com 250 metros de extensão, pedalinho, caiaque, rapel e também conta com diversos animais domésticos (patos, galinhas, perus, pavão, gansos). Das atividades apenas o rapel deve ser agendado com antecedência.
Atualmente o restaurante local conta com capacidade para 300 pessoas sentadas. Aos sábados e domingos o parque é aberto para o público em geral das 10h às 18h30min, com opções de almoço típico italiano das 12h às 14h e o tradicional café colonial das 14h às 18h30min. Para o almoço é necessário fazer reserva antecipada.
Leia também
- 7 pousadas incríveis em Santa Catarina
- Dicas de férias em Santa Catarina
- Roteiro religioso em Santa Catarina
- O que conhecer no litoral de Santa Catarina
- O que fazer em Santa Catarina sem ser praia
- Quais as trilhas mais legais de Santa Catarina
- Quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense
Roteiros do ecoturismo se complementam com diferentes cachoeiras no município
Para os apaixonados pela natureza, aqui em Nova Veneza ela foi generosa. Os visitantes aproveitam a viagem para conhecer de perto a Cachoeira da Vila Maria, localizada no vértice de um vale que se afunila entre paredes que chegam a uma altura superior a 100 metros. A água despenca de uma altura aproximada de 100 metros, em um paredão de rocha. Fica no limite da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, onde está situada a nascente do riacho que forma a cachoeira da Vila Maria. A trilha que leva até ela apresenta grau de dificuldade que vai de médio a alto.
Já a Cachoeira do Cantão exige que a visita seja feita com guias. A caminhada inicia em propriedade particular, em cenário dominado por pastagem cercada de mata nas encostas que formam o vale. À medida que a trilha avança, a mata se torna mais fechada até alcançar um estádio primitivo no entorno da queda d’água.
Outra atração local é a Cachoeira Três Quedas. Ela está situada entre paredes que chegam a uma altura superior a 70 metros e da sua base é possível observar apenas duas das três quedas. A trilha apresenta grau de dificuldade que vai de baixo a médio, e tem aproximadamente 2 quilômetros de extensão. As visitas também necessitam acompanhamento de guia especializado.
Roteiro religioso com atrativos diversificados na lista sobre o que fazer em Nova Veneza SC
O roteiro religioso também tem força na lista sobre o que fazer em Nova Veneza SC. A exemplo do Caminho da Via Crucis que é composto por 14 capitéis, num percurso de dois quilômetros. Ele inicia em frente à Igreja São Marcos, tendo parte do trajeto em área urbana e o restante em zona rural. Cada capitel retrata uma das estações da Via Crúcis e foram construídos por 112 famílias que se envolveram voluntariamente neste trabalho. Um grande número de fiéis realiza o percurso todos os anos durante a celebração da Sexta-feira Santa, porém o percurso pode ser realizado em qualquer época do ano.
A Igreja Matriz de São Marcos, onde começa o percurso da Via Crucis, é admirada tanto pela obra externa quanto pelo interior rico em obras de arte. Passagens bíblicas são retratadas em suas pinturas e esculturas sacras. O campanário se transformou em ponto turístico por algumas peculiaridades: abriga 4 sinos que propagam sons melodiosos e suas batidas diferenciam de acordo com a mensagem a ser levada. De seus alto-falantes ecoam há mais de 60 anos a Voz do Leão de São Marcos, um serviço de informação comunitária. O relógio, de raro modelo no Brasil, foi trazido de Turim (Itália) em 1922. Curiosidades que tornam o local ainda mais satisfatório para se visitar.
Carnavale Di Veneza, gôndola e gastronomia típica. Tem muito O que fazer em Nova Veneza SC
O Carnavale di Veneza é um baile realizado anualmente em junho durante a tradicional Festa da Gastronomia (Italiana, com certeza). Ele retrata exatamente o Carnaval de Veneza, com os participantes chegando de várias partes do país em busca do charme e autenticidade de uma das mais conhecidas festas populares do mundo. É obrigatório trajes e máscaras coloridas, os personagens se divertem dançando em meio ao público da festa, ao som da tradicional música italiana. Muitas das máscaras usadas no baile foram trazidas da Itália, e a maior parte é confeccionada em Nova Veneza. A concentração dos foliões trajados a caráter inicia na Praça Humberto Bortoluzzi, de onde partem em desfile pelas ruas da cidade em direção ao local da Festa da Gastronomia, na Praça da Chaminé.
Nesse clima, a cidade também mantém gôndolas que são embarcações típicas da cidade de Veneza. Fora da cidade italiana existem apenas 4 embarcações oficiais espalhadas pelo mundo, e uma se encontra aqui no município de Nova Veneza. Foi doada pela província de Veneza e simboliza o elo que o município tem com o país de origem dos primeiros colonizadores. Na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade, os visitantes podem apreciar a embarcação que fica em um lago artificial aberto à visitação. Uma gôndola oficial tem 10,75 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e pesa 600 quilos.
Depois de lembrar a Festa da Gastronomia, vale dizer que o cardápio é reforçado e muito tradicional, com a cara da Itália. A gastronomia se baseia no macarrão rústico, polenta, puína (queijo pré-fermentado), queijos coloniais, salames, carnes e galinhas ensopadas, saladas de batatas com ovos, saladas de radicio, pães e tantos outros pratos que podem ser encontrados em restaurantes e cafés coloniais.
Nova Veneza foi intitulada como Capital Catarinense da Gastronomia Italiana pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2003. Em 2018, recebeu o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.
Casas de Pedra e orgulho do passado
Tombadas como Patrimônio Histórico Nacional estado de Santa Catarina, as casas de pedra e Patrimônio Histórico Arquitetônico atraem muitos turistas que visitam Nova Veneza. Foram construídas por imigrantes italianos no final do século 19 e restauradas em 2002. A técnica de construção usa essencialmente pedras e barro. No mesmo lugar estão 3 edificações que estão à disposição para visitação. O acesso às Casas de Pedra se dá pela Via Centenária, uma estrada alternativa que liga Nova Veneza ao distrito de Caravaggio, e que foi aberta na época da colonização.
As homenagens aos imigrantes não param. Desde 1991, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca abriga objetos e utensílios que por si só contam a história de Nova Veneza e região. São peças antigas como ferramentas, vestuário, utilitários, máquinas, documentos e mobílias. O prédio onde está localizado o museu é uma das edificações mais antigas da cidade, construído na última década do século 19. Já foi sede de um clube social, igreja, casa paroquial, prefeitura municipal, câmara de vereadores e jardim de infância. Fica ao Lado da Igreja Matriz São Marcos.
Já sabe o que fazer em Nova Veneza SC? Pode começar a preparar a sua viagem para conhecer este pedacinho da Itália em pleno Sul catarinense. Se você já conhece a cidade e tem mais dicas, compartilhe com os leitores do Viajar é Vida deixando sua sugestão nos comentários.
Comentários