Quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense

Localizada cerca de duas horas do litoral, a Serra Catarinense reforça seu potencial turístico agora com a chegada das temperaturas mais frias. Mas quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense? O Viajar é Vida fez uma lista dos melhores lugares e das melhores atividades para fazer durante uma viagem a este cenário de belezas naturais e infraestrutura adequada para receber os viajantes.  Quem curte o turismo rural, contato com a natureza, aprecia comida colonial e adora um bom vinho, encontra na Serra Catarinense passeios imperdíveis.

Quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense: Morro da Boa Vista

Este é o ponto mais alto de Santa Catarina, com 1824 metros acima do nível do mar. Fica na cidade de Urubici, na divisa com Rancho Queimado e Bom Retiro onde também há acesso. Por conta desta altitude, Urubici é considerada a cidade mais fria do Brasil. É comum gear e até nevar nesta região, o que faz a alegria dos viajantes.

O Morro da Boa Vista integra o relevo da Serra Geral e para chegar ao mirante o ideal é que o dia esteja claro, sem nuvens. Ainda que no Verão, é importante estar agasalhado, porque a altitude faz baixar muito a temperatura. No período de Inverno já foram registrados 18 graus negativos!!!!

Morro da Boa Vista na lista de quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense
Foto: Via Rancho Queimado

Comida caseira, pinhão e chimarrão

O Inverno mexe com o nosso apetite e na Serra Catarinense o que se faz muito bem é comer e beber! Os hotéis-fazenda ou mesmo as pousadas mais simples capricham na arte de bem-servir. As mesas são repletas de delícias, algumas de origem italianas, outras de origem germânicas, há ainda a influência do estado vizinho (Rio Grande do Sul). Por isso, aprecie muito as grandes mesas repletas de pães, bolos, frutas, cafés, sucos, chocolates….

Outro hábito muito comum por aqui e que deixa o viajante bem à vontade são o pinhão (geralmente assado na chapa) e o chimarrão (mistura de erva-mate com água quente). Dá sabor e esquenta qualquer pessoa que encara o friozinho e entende porque estas fazem parte da lista de quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense.

Pinhão é uma das comidas típicas da Serra Catarinense
Foto: Carlos Alves Carlos/Pixabay

Em São Joaquim fica a Pedra Furada e o Morro da Igreja

Na lista dos maiores pontos de Santa Catarina, o Morro da Igreja figura na terceira colocação e por isso entra na lista de quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense. Fica em São Joaquim, a 1822 metros de altitude (apenas dois abaixo do Morro da Boa Vista) e está ali no páreo entre as cidades mais frias de todo o Brasil.

Aqui neste morro é possível ver a incrível Pedra Furada, uma formação rochosa com circunferência de cerca de 30 metros, que é um ponto turístico e vira cenário de muitas fotos dos viajantes que desbravam a Serra Catarinense.

Na mesma região fica a Cascata Véu da Noiva. São quedas d’água de até 60 metros num paredão inclinado.

Foto: Gabik do Amaral/Pixabay

Quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense: Serra do Rio do Rastro

Entre as vias mais curvadas do mundo, a Serra do Rio do Rastro é também considerada uma das mais exuberantes do Brasil. Todas as suas curvas, os mirantes no alto para poder desfrutar cada nova curva, a natureza ao redor… tudo combina muito com a região e torna este um programa indispensável na lista de quais as melhores atrações da Serra Catarinense.

Circular pela Serra do Rio do Rastro é passar pelas suas 284 curvas e entender a obra de engenharia que foi necessária para estabelecer sua construção. Este talvez seja um dos principais pontos turísticos, o mais fotografado na Serra Catarinense.

As curvas da Serra do Rio do Rastro tornam esta estrada uma das mais famosas do mundo
Foto: Fer2016/Pixabay

Serra do Corvo Branco foi aberta por colonizadores

Para chegar à Serra Catarinense é preciso encarar estradas sinuosas, rumo ao alto. E além da Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco é outra estrada que leva aos municípios de Grão Pará e Urubici. A estrada panorâmica tem muita Mata Atlântica e o cenário verde ao redor é impressionante. Há paradas no meio do caminho com quiosques que vendem bebidas e algumas comidas. Há também restaurantes de beira de estrada com potencial ao oferecer a verdadeira comida caseira, feita em forno à lenha.

A Serra do Corvo Branco foi uma das primeiras ligações do litoral ao interior e eles capricharam ao abrir o caminho porque fizeram escavações e cortaram as rochas para poder seguir adiante. Hoje são estradas asfaltada, mas entender o que foi feito para dar início à esta colonização torna a região ainda mais linda.

Serra do Corvo Branco é um dos cartões postais da Serra Catarinense
Foto: Laercio 15/Pixabay

Morro do Campestre e Morro do Costão do Frade são outros locais de turismo rural na Serra Catarinense

Cerca de 10 km de distância do centro de Urubici, o Morro do Campestre é um dos locais escolhidos pelos visitantes para acompanhar o espetáculo do pôr-do-sol. A entrada é feita por uma fazenda particular. Mas é possível entrar, subir o morro e acompanhar o sol dando adeus e a lua se apresentando aos viajantes. Torça para que seja um dia/noite sem nuvens para acompanhar todo o brilho deste fenômeno.

Além deste local em Urubici, tem o Morro do Costão do Frade em Bom Retiro. O nome está conectado à imagem que se forma. São 1500 metros de altitude para ver de perto o sol se pôr e a lua dando o ar da graça.

Costão do Frade é ponto bacana para ver o pôr-do-sol na Serra Catarinense
Foto: Dario Lins/Flickr

Produção de vinho catarinense na lista de quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense

O crescimento do turismo voltado ao mundo dos vinhos, o chamado enoturismo, ganhou força em Santa Catarina. A região é propícia para o cultivo de alguns tipos de uva o que tornou a produção da bebida muita variada e rica. Com isso, além de produção para todo o país e até para o exterior, com rótulos premiados, é possível visitar o dia a dia dos trabalhadores locais. Dos vinhedos no campo até o processo de fermentação e envase da bebida, cada passo é possível de ser acompanhado na Serra Catarinense. E ainda é possível degustar o vinho, harmonizar com gastronomia, fazer piquenique e comprar rótulos para beber depois em casa.

Foto: Vinhos de Altitude/divulgação

A programação da Serra Catarinense é intensa e divertida, repleta de atrações e diversidade junto à natureza. Para quem curte um friozinho e o contato com o meio ambiente, encontra por aqui inúmeras atividades. Curtiu esta lista sobre quais as melhores atrações para visitar na Serra Catarinense?  Conte mais sobre suas experiências ao Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*